O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Renovação
  4. Espanha
  5. terceroderecha arquitectos
  6. 2013
  7. Casa em Silleda / terceroderecha arquitectos

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Casa em Silleda / terceroderecha arquitectos

Casa em Silleda / terceroderecha arquitectos
Casa em Silleda / terceroderecha arquitectos , © Baku Akazawa
© Baku Akazawa

© Baku Akazawa © Baku Akazawa © Baku Akazawa © Baku Akazawa + 17

Situação original
Situação original
© Baku Akazawa
© Baku Akazawa

Descrição enviada pela equipe de projeto. A inserção de uma residência unifamiliar em um terreno urbano entre empenas, que responda às atuais necessidades funcionais de uma família, requer um grande esforço tanto para se alcançar uma boa distribuição programática quanto estrutural e das instalações. Neste sentido, a proposta se baseia na análise do existente e em sua valorização como elemento essencial que dá ao edifício seu caráter. O projeto não busca se impor nem dominar seu entorno, mas conviver respeitosamente. 

© Baku Akazawa
© Baku Akazawa

A intervenção proporcionará uma leitura livre e singular tanto do presente quanto do passado, interpretando os materiais existentes, resultando em uma proposta livre e imaginativa que mescla o tempo passado e o presente. Por um lado, respeita-se a leitura dos edifícios preexistentes, por outro, busca-se diferenciar o antigo do novo através do uso de uma linguagem claramente conteporânea. 

© Baku Akazawa
© Baku Akazawa

O elemento gerador e articulador do conjunto - a essência da casa - é o pátio. A proposta se baseia, portanto, na recuperação da ideia do pátio como eixo estruturador em torno do qual se organiza o funcionamento da residência. Para isso, propõe-se a construção de dois volumes abstratos que respeitam os alinhamentos externos mas se quebram internamente, conferindo ao pátio um caráter de unidade do qual emana a essência do passado.

© Baku Akazawa
© Baku Akazawa

Deste modo, o volume da residência se organiza através da abertura completa de seus ambientes para o pátio, em busca da intimidade necessária e de uma boa relação com o espaço externo. A luz do sol é, também, um fator fundamental para a organização da casa; por isso, cria-se uma grande abertura na fachada principal, garantido a entrada de luz natural nos ambientes internos. Configura-se um edifício que integra em sua funcionalidade um adequado equilíbrio entre conforto, sustentabilidade e eficiência energética.

Planta
Planta

De este modo, el volumen de la vivienda se organiza abriendo completamente todas sus estancias hacia el patio, en busca de la intimidad necesaria, así como de una óptima relación con el espacio exterior. El soleamiento también es un factor fundamental a la hora de organizar la vivienda, por ello y teniendo en cuenta que los huecos hacia el patio tienen orientación norte, para lograr la entrada de luz sur a la zona de día se abre un gran hueco en la fachada principal.Se configura un edificio que integra en su funcionalidad un adecuado equilibrio entre confort, sostenibilidad y eficiencia energética.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa em Silleda / terceroderecha arquitectos " [Casa en Silleda / terceroderecha arquitectos ] 11 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/151679/casa-em-silleda-slash-terceroderecha-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.