O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Shopping
  4. Holanda
  5. BK. architecten
  6. 2013
  7. Waanders In de Broeren / BK. Architecten

Waanders In de Broeren / BK. Architecten

  • 15:00 - 31 Outubro, 2013
  • Traduzido por Pedro Vada
Waanders In de Broeren / BK. Architecten
©  Joop van Putten
©  Joop van Putten

© Hans Westerink © Hans Westerink ©  Joop van Putten © Hans Westerink + 27

  • Contratante

    Trebbe bouw
  • Intalações

    Unica
  • Design Gráfico

    Pankra

Descrição enviada pela equipe de projeto. INTRODUÇÃO

Em um Sábado, dia 13 de Julho de 2013, 'Waanders In de Broeren' abriu suas portas para o público geral. Este conceito inovador de loja foi implantado em um Broerenkerk do século XV. O projeto da loja de três andares foi criado para a ocupação de uma igreja. Esta nova função na cidade de Zwolle preserva um patrimônio cultural único.

© Hans Westerink
© Hans Westerink

BK. Architecten – Jos Burger e Wouter Keijzer - foram os arquitetos que fizeram o projeto e acompanharam totalmente o processo de construção.

©  Joop van Putten
©  Joop van Putten

EXPLICAÇÃO

O conceito arquitetônico desta loja em uma igreja é baseado em dois, algumas vezes conflitantes, elementos. A primeira vez que entramos nesta igreja imediatamente sentimos o valor histórico do edifício. O espaço, a altura, o eixo longo, os altos arcos, enormes vitrais, as pinturas do teto e o órgão de tubos: este edifício do século XV realmente ganhou o seu lugar na cidade de Zwolle. Para o projeto de Waanders In de Broeren, fomos convidados para criar cerca de 700 m² de áreas de compras. Nosso primeiro objetivo foi manter esse sentimento vivo, que tivemos quando visitamos pela primeira vez, mesmo com todas as novas intervenções propostas. Assim, pensamos que todas estas intervenções deveriam ser sóbrias, no que diz respeito à igreja, modesto. Portanto, os três andares adicionados, foram colocados na ala lateral da igreja, entre os pilares originais e fora da nave central. A construção deste pisos é independente da estrutura existente, portanto, no futuro, estas adições podem ser removida facilmente sem a necessidade de demolir o edifício.

© Hans Westerink
© Hans Westerink

Com a manutenção do eixo central livre, é possível sentir o tamanho da igreja. Como atrativo visual, o orgão e um vitral moderno (projetado pelo artista norueguês Kjell Nupen) estimula os clientes a ignorar todo o comprimento da loja. Os materiais usados no que é novo dentro do edifício é muito puro e sóbrio. Usamos madeira em três cores mais o branco. A principal paleta da loja será tonalidades quentes da igreja e claro, as cores dos livros e outros produtos.

©  Joop van Putten
©  Joop van Putten

Por outro lado, o principal objetivo da loja é vender produtos. Assim nosso principal objetivo no projeto deveria ser a criação de um conceito ideal de loja, com caminhos lógicos e atraentes para apresentação dos produtos. Em uma loja de diversos níveis, uma das coisas mais importantes é fazer com que os clientes visitem os pisos superiores. Uma vezes que isto aconteça, eles irão naturalmente para baixo passando por todos os andares, vendo todos os produtos que a loja está oferecendo. Com isso em mente, criamos uma escada central atraente. Por estas escadas você sobe apenas meio nível de cada vez e no percurso você passa por uma estante de 11 m. Assim, a experiência não é de subir uma escada mas a de encontrar os arcos restaurados da igreja. As estantes são parte da construção principal.

© Hans Westerink
© Hans Westerink

Nosso cliente neste projeto, o Se. Waandres, nos contou, em nossa primeira conversa, sobre um arquiteto holândes chamado Dom Hans van der Laan. Este arquiteto foi um monge e desenhou diversos monastérios. O mobiliário destes projetos foi muitas vezes feito de madeira e sempre muito sóbrio e bem detalhado. Para os móveis desta igreja, tentamos traduzir o seu modo de conceber projetos bem equipados para servir a loja. 

Planta - 2º pavimento
Planta - 2º pavimento

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
BK. architecten
Escritório
Cita: "Waanders In de Broeren / BK. Architecten" [Waanders In de Broeren / BK. Architecten] 31 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Vada, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/149828/waanders-in-de-broeren-slash-bk-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.