O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Instituto
  4. Holanda
  5. Ector Hoogstad Architecten
  6. 2013
  7. Universidade Orion Wageningen / Ector Hoogstad Architecten

Universidade Orion Wageningen / Ector Hoogstad Architecten

  • 18:00 - 29 Outubro, 2013
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Universidade Orion Wageningen / Ector Hoogstad Architecten
Universidade Orion Wageningen / Ector Hoogstad Architecten, © Petra Appelhof
© Petra Appelhof

© Petra Appelhof © Petra Appelhof © Petra Appelhof © Petra Appelhof + 10

  • Arquitetos

  • Localização

    Bronland, Wageningen UR (Universidade & Centro de Pesquisa), 6708WH Wageningen, Holanda
  • Equipe

    Joost Ector, Max Pape, Stijn Rademakers, Lennaert van Capelleveen, Sander Visscher, Lesley Bijholt, Nejra Vaizovic, Rena Logara, Joost van der Linden, Arja Hoogstad, Sabine Alders, Luca Sandri, Maarten van Nierop, Damion Schwarzkachel
  • Área

    21030.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

  • Gerenciamento de Projeto

    ABT bouwmanagement
  • Engenharia Esteutural

    Aronsohn
  • Engenharia Elétrica e Mecânica

    Valstar Simonis
  • Contratante

    Heijmans Utiliteitsbouw
  • Mais informações Menos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inaugurado em 2 de setembro de 2013, este notável edifício pentagonal com fachadas de vidro revestido de metal, é um dos edifícios de referência no campus da Universidade e Centro de Pesquisa de Wageningen. Ao optar por uma estrutura racional e utilizar da melhor forma possível a tecnologia integrada, Ector Hoogstad Architecten foi capaz de criar um ambiente de aprendizagem e de trabalho agradável com abundância de luz natural e surpresas espaciais dentro de um orçamento modesto. Além disso, o edifício Orion é o mais sustentável de todos os edifícios do campus.

A Universidade e Centro de Pesquisa de Wageningen ocupa um lugar especial no panorama universitário holandês. A universidade não é composta de faculdades, mas institutos de pesquisa que oferecem educação. Além dos edifícios do instituto, há dois edifícios de educação que foram explicitamente construídos como instalações estudantis. O Orion entrou em uso no final do primeiro semestre de 2013 e, além do Fórum, é o segundo edifício de educação no campus que foi concluída. Ele oferece espaço para todas as formas necessárias de educação e de trabalho, tais como auditórios para palestras, salas de aula, laboratórios de biologia e trabalhos práticos de física, laboratórios de Química Inorgânica, espaços de trabalho em grupo e espaços para estudo individual. 

© Petra Appelhof
© Petra Appelhof

O layout deste edifício construído de forma compacta tem uma base racional. Há um grande restaurante estudantil no piso térreo com um café que pode ficar aberto além das horas letivas normais. Os auditórios estão situados no primeiro andar, fáceis e rapidamente acessíveis devido aos picos esperados dos fluxos de alunos. Os laboratórios de práticas estão no alto do edifício, diretamente sob as unidades de tratamento de ar no teto, devido aos resíduos tóxicos que estes laboratórios podem gerar.

O Orion deriva sua forma característica e estrutura do grande auditório com capacidade para mais de 700 pessoas. A massa do edifício com o seu plano pentagonal tem um nicho construído nos pisos superiores a fim de manter toda a área do auditório livre de pilares. A flexibilidade é um tema importante neste projeto. Ector Hoogstad Architecten encontrou uma solução extraordinária para o grande auditório. No horário de almoço, a sala em forma de leque pode ser dividida em duas, três ou seis salas por meio de paredes móveis. Isso responde à necessidade de salas de aula maiores ou menores ao longo do ano letivo.

© Petra Appelhof
© Petra Appelhof

A universidade apresenta-se como as ciências da vida universitária e, por isso, é preciso dizer que ela atribui grande importância à sustentabilidade. Esta tem sido interpretada no projeto do Orion com o uso mínimo de energia entre outras formas. O desenho da fachada, a orientação do edifício e dos espaços visam o uso máximo da luz do dia e à exclusão de calor indesejado. Os espaços mais utilizadas foram colocados próximos às fachadas com menos exposição à luz solar, ao lado norte e ao redor do pátio. 

Ector Hoogstad Architecten, juntamente com os consultores, criou as soluções integradas que suportam a natureza compacta do edifício e contribui para a qualidade espacial. Toda a tubulação, aquecimento de piso e materiais acústicos foram integrados em um sistema de piso inovador que é suficientemente fino para permitir um grande pé direito com um número limitado de pisos.

Planta Segundo Pavimento
Planta Segundo Pavimento

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Ector Hoogstad Architecten
Escritório
Cita: "Universidade Orion Wageningen / Ector Hoogstad Architecten" [Orion Wageningen University / Ector Hoogstad Architecten] 29 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/149312/universidade-orion-wageningen-slash-ector-hoogstad-architecten> ISSN 0719-8906