Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Artes Visuais
  4. Portugal
  5. Future Architecture Thinking
  6. 2013
  7. Casa das Artes / Future Architecture Thinking

Casa das Artes / Future Architecture Thinking

Casa das Artes / Future Architecture Thinking
© João Morgado
© João Morgado
  • Arquitetos

  • Localização

    3220 Miranda do Corvo, Portugal
  • Equipe

    Miguel Correia, Cláudia Campos, Sérgio Catita, Patrícia de Carvalho, Miguel Cabral, Margarida Magro, Sara Gonçalves, Telmo Maia, Gabriel Santos, Hilário Abril, José Pico, Sara Távora
  • Construtora

    TECNORÉM – Engenharia e Construções, S.A
  • Área

    2360.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© João Morgado © João Morgado © João Morgado © João Morgado + 30

© João Morgado
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa das Artes em Miranda do Corvo expressa o encontro entre duas identidades, rural e urbana, em uma paisagem marcada pela Serra da Lousã.

© João Morgado
© João Morgado

A proposta assenta numa linguagem contemporânea e volumetricamente expressiva. Os planos inclinados da cobertura dialogam com a geometria da paisagem, buscando uma identificação com os telhados da cidade. O dinamismo alcançado pela continuidade entre fachadas e cobertura é enfatizado com a utilização da cor forte, ressaltando o desenho e destacando o edifício da vegetação da paisagem que o rodeia.

Casa das Artes / Future Architecture Thinking, © João Morgado
© João Morgado

Mais que um edifício, a Casa das Artes pretende ser um marco da paisagem, celebrando o lugar onde as pessoas se encontram, onde a cultura e a arte acontecem, um espaço capaz de promover e estimular a atividade criativa, aumentando a qualidade de vida da população.

© João Morgado
© João Morgado

O projeto foi concebido criando espaços versáteis, tecnicamente adaptados para diferentes eventos, servindo diferentes segmentos da população.

© João Morgado
© João Morgado

A área exterior foi otimizada para favorecer os jardins, permitindo a criação de um anfiteatro externo integrado ao espaço público da vila.

© João Morgado
© João Morgado

O edifício consiste de três volumes que refletem diferentes usos: o primeiro com a área de palco, o segundo com plateia e átrio e o terceiro, visualmente independente, com o café e futuro museu.

© João Morgado
© João Morgado

A diversidade de acessos proposta para o edifício busca enfatizar a caracterização do aspecto público do lugar, permitindo o acesso direto ao museu e ao café sem passar pelo auditório.

© João Morgado
© João Morgado

A entrada principal se dá pelo átrio. Este espaço funciona como uma área de exposição dividida por um pequeno lance de degraus. Dele partem dois acessos ao auditório para 300 pessoas, com poço de orquestra motorizado e seis níveis técnicos devidamente equipados para performances teatrais, ópera, concertos, conferências e palestras.

© João Morgado
© João Morgado

O café opera independentemente do restante do programa, e oferece uma entrada secundária ao auditório. Este espaço possui um terraço coberto com claraboia voltada para o oeste, canalizando a luz do poente para o interior. A área do terraço acessa uma sala multimídia. A fachada do museu volta-se ao jardim norte, onde está a entrada principal e o anfiteatro externo.

Planta - Primeiro Pavimento
Planta - Primeiro Pavimento

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa das Artes / Future Architecture Thinking" [House of the Arts / Future Architecture Thinking] 28 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/149188/casa-das-artes-slash-future-architecture-thinking> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.