O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. França
  5. FREAKS freearchitects
  6. 2013
  7. Dois Estúdios Oficina / FREAKS freearchitects

Dois Estúdios Oficina / FREAKS freearchitects

Dois Estúdios Oficina / FREAKS freearchitects
Dois Estúdios Oficina / FREAKS freearchitects, © David Foessel
© David Foessel

© David Foessel © David Foessel © David Foessel © David Foessel + 13

© David Foessel
© David Foessel

Descrição enviada pela equipe de projeto. Jean-Christophe Dablemont e Sophie Barthelemy, respectivamente artista de cerâmica e estofadora, estão vivendo e trabalhando há quase dez anos com seu filho Ulysse em um beco vizinho da área do mercado de pulgas, na periferia norte de Paris. O beco é tradicionalmente formado por uma fileira de casas residenciais em um lado voltado para uma série de estúdios no outro. Jean-Christophe e Sophie moram bem em frente de seus dois estúdios.

Planta Baixa
Planta Baixa

Um primeiro projeto arquitetônico foi encomendado ao arquiteto David Duchein (HTC Architectures) em 2007 para alçar a casa, adicionando uma estrutura externa de aço e grandes janelas.

Dois Estúdios Oficina / FREAKS freearchitects, © David Foessel
© David Foessel

A segunda operação designada a FREAKS em 2012 dizia respeito à renovação dos dois estúdios existentes. Na realidade, ambos foram demolidos e reconstruídos novamente dentro do mesmo espaço para oferecer espaços simples e otimizados.

© David Foessel
© David Foessel

Para a solicitação específica - duas oficinas relacionadas, mas separados, muita luz natural, tetos altos, além de um terraço ao ar livre - resposta arquitetônica específica: dois quartos com 22m² rigorosamente simétricos, ligados no interior e envolvendo uma escada externa.

© David Foessel
© David Foessel

Por razões de conforto e de privacidade, a escada chega até o chão do beco: os primeiros degraus são formados por dois tocos de árvores encontrados na floresta, que podem ser movidos. A parte inferior da escada, o ponto de ligação entre os dois estúdios, acomoda um vaso sanitário e uma pia grande, acessível pelos dois lados.

© David Foessel
© David Foessel

Os materiais são humildes e adaptados ao processo de construção do projeto (o acesso era relativamente limitado para as empresas de construção e algumas partes do projeto foram auto-construídas pelo próprio proprietário). A estrutura principal de concreto foi feita no local. O terraço é feito de lajes de cimento sem grades. O conjunto é pintado de branco (pisos, paredes, tetos) para a máxima incidência de luz, e o lado de fora mantem-se rugoso e irregular.

© David Foessel
© David Foessel

As portas e janelas também foram feitas pelo próprio cliente: estruturas de metal e vidros duplos operáveis no quadro central de cada espaço da oficina. Muitos vasos de plantas já presentes naturalmente encontram seus lugares no topo ou no térreo do edifício. Os vasos maiores foram alinhados ao longo do terraço para garantir segurança aos seus convidados, enquanto participavam de uma festa da sardinha durante as últimas noites quentes de verão ...

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
FREAKS freearchitects
Escritório
Cita: "Dois Estúdios Oficina / FREAKS freearchitects" [Two Workshop Studios / FREAKS freearchitects] 24 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/148758/dois-estudios-oficina-slash-freaks-freearchitects> ISSN 0719-8906