Passarela Smith Creek / design/buildLAB

Passarela Smith Creek / design/buildLAB

© Jeff Goldberg/ESTO© Jeff Goldberg/ESTO© Jeff Goldberg/ESTO© Jeff Goldberg/ESTO+ 23

Clifton Forge, Estados Unidos
  • Arquitetos: design/buildLAB
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo Fotografias:  Jeff Goldberg/ESTO
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: ALPOLIC, Corian® Design, Amanda's Redimix, Amanda's Redimix and ConmatGroup, BMG Metals, Boxley Materials, CMC Rebar, ConmatGroup, Cooke's Gardens, ETC, Firestone Building Products, Hydro Stop, Kelly Audio-Way, Lavery Sod Farm, RAB Lighting, Sherwin-Williams, Stafford Nut & Bolt, State Electric Supply, Timber Truss, Union Church Millworks, +1
  • Empreiteiro Geral:Commonwealth Contracting Services
  • Projeto Estrutural (Cargas Gravitacionais):Mario Cortes
  • Engenharia Estrutural (Vibração E Cargas De Inundação):Setareh Structural Engineering
  • Engenharia Hidráulica:Hassan Water Resources
  • Engenharia Geotécnica:Froehling & Robertson, Inc
  • Consultores De Fabricação De Aço:Jeffrey Snider, Matthew Tolbert
  • Equipe De Estudantes:Bethel Abate, Aiysha Alsane, Justin Dennis, Jennifer Leeds, Stephanie Mahoney, Stephen Perry, Amanda Schlichting, Claudia Siles, Samuel “Aaron” Williams, Ryan Hawkins, Catherine Ives, Anna Knowles-Bagwell, Michael Kretz, Fernanda Rosales, Katherine Schaffernoth, Daniel Vantresca, Bryana Warner
  • Budget:$150,000
  • Software:Rhino3D OSX, AutoCAD 2012 OSX
  • Team Leaders (Professors):Marie Zawistowski, Keith Zawistowski
  • Cidade:Clifton Forge
Mais informaçõesMenos informações

Descrição do programa

O design/buildLAB é um programa de aprendizado experimental baseado em projetos e focado em pesquisa, desenvolvimento e implementação de métodos construtivos e projetos inovadores. Estudantes colaboram com comunidades locais e especialistas para conceber e realizar obras de arquitetura educacionais e que ao mesmo tempo carregam preocupações ambientais. As aspirações do programa são simultaneamente reforçar o conhecimento e as habilidades necessárias à prática bem sucedida e significativa da arquitetura pelos alunos, bem como apoiar esforços de desenvolvimento em comunidades carentes, enriquecendo a qualidade de seu ambiente construído.

Ao fornecer a estudantes de arquitetura a oportunidade de fazer a diferença na vida de uma comunidade, o design/buildLAB lhes mostra o impacto positivo que a arquitetura pode ter e os inspira ética profissional.

Planta de situaçãoElevationsAxonometric Bridge HubAxonometric Bridge Deck+ 23

Descrição do projeto

O projeto se situa na economicamente desgastada cidade ferroviária de Clifton Forge, em Virginia. É a segunda fase da requalificação de uma área industrial degradada em um parque público e espaço para performance, que aspira injetar um sentido particular de identidade e lugar no coração da comunidade.

Esta segunda fase do projeto inclui uma passarela, parque e acesso ao riacho. A ideia que norteou o projeto é a de que os elementos construídos emergissem na paisagem do parque. A passarela é um percurso tortuoso, com rampas e degraus, que convida as pessoas ao passeio ao mesmo tempo em que oferece uma ligação direta, sobre o riacho, entre o novo anfiteatro e o centro histórico. É apoiada a meio vão por uma floresta de pilares inclinados, que cria um estar protegido ao longo do riacho. Transparência foi uma parte integral do conceito geral; o deck e a estrutura da passarela mantem um perfil esbelto, fazendo com que seja uma presença sutil no lugar. Todo o seu comprimento é rampeado para acomodar os significativos desníveis do local. O parque é dividido múltiplas áreas de paisagem, incluindo uma gramado alto ao longo do riacho, um jardim labiríntico de borboletas junto ao anfiteatro, uma praia também ao longo do riacho, e uma série de gramados no centro.

© Jeff Goldberg/ESTO
© Jeff Goldberg/ESTO

Sustentabilidade

Todo o projeto é construído com 4 materiais primários: concreto, aço carbono, carvalho branco e painéis compostos de metal.

A fundação principal de concreto foi reduzida ao apoiar metade da passarela em um muro de arrimo existente. Este muro passou por rigorosos testes para verificar sua resistência e estabilidade. Sua habilidade de apoiar a carga da passarela minimizou o trabalho in loco e a fabricação de novos elementos de concreto.

© Jeff Goldberg/ESTO
© Jeff Goldberg/ESTO

As armações estruturais de aço foram prefabricadas em módulos e parafusadas (e não soldadas) in loco, permitindo que a passarela fosse montada de forma fácil e eficaz e, mais importante, reduzindo desperdícios e permitindo que ela seja desmontada e reciclada ao fim de sua vida útil.

O deck é inteiramente revestido de carvalho branco local e sustentavelmente colhido (a até 10 milhas do local). Caixilhos e corrimãos foram construídos de madeira antiga, recuperada do antigo depósito do local (materiais recuperados do depósito também foram usados para caixilhos e revestimentos de um pavilhão de mercado de agricultores na cidade vizinha).

© Jeff Goldberg/ESTO
© Jeff Goldberg/ESTO
Axonometric Bridge Stair
Axonometric Bridge Stair

Os painéis de metal (zinco, aço inoxidável, titânio e alumínio) são desviados dos resíduos do fabricante. Eles dão ao anfiteatro sua distintiva aparência manchada, expressam publicamente a consciência ambiental do projeto e relacionam a paleta de materiais da passarela com à do teatro.

© Jeff Goldberg/ESTO
© Jeff Goldberg/ESTO

Revitalização urbana

Clifton Forge, Virginia, é representativa de várias cidades férreas americanas anteriormente prósperas, lutando para sobreviver enquanto as indústrias, que estimularam seu crescimento, continuam a abandoná-las. Encrustada em um pequeno vale ao longo do Rio Jackson, esta cidade rural enfrenta desafios urbanos severos. Lojas desertas, casas vazias e infraestrutura decadente contribuem para um sentimento profundo de abandono.

O local revitalizado fornece espaço público - muito necessitado - ao longo do riacho, no centro da cidade. A passarela é um componente vital de infraestrutura cívica que reúne a cidade uma vez dividida, promove a possibilidade de locomoção à pé, e entrelaça os elementos da revitalização no centro da cidade.

Courtesy of design/buildLAB
Courtesy of design/buildLAB

Passarela Smith Creek / design/buildLAB© Jeff Goldberg/ESTOCourtesy of design/buildLABCourtesy of design/buildLAB+ 23

Colaboração

A Passarela Smith Creek é um empreendimento beneficente  projetado e construído por 17 estudantes do terceiro ano de arquitetura do design/buildLAB de Virginia Tech. Depois de estudar a cidade e trabalhar com a comunidade para desenvolver um programa, todos os estudantes fizeram propostas individuais de projeto. A partir disso, fundiram suas propostas de maneira interativa, de forma que todos contribuíssem com a discussão. Foi imperativo, do ponto de vista pedagógico, que nenhum "esquema" fosse escolhido. Ao invés, todos colaboraram para desenvolver o projeto final.

© Jeff Goldberg/ESTO
© Jeff Goldberg/ESTO

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:513 Church Street, Floresta Nacional George Washington, Clifton Forge, VA 24422, EUA

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Passarela Smith Creek / design/buildLAB" [Smith Creek Pedestrian Bridge / design/buildLAB] 23 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-148142/passarela-smith-creek-slash-design-slash-buildlab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.