Casa K / Datum Zero

Casa K / Datum Zero

Cortesia de Datum Zero Cortesia de Datum Zero Cortesia de Datum Zero Cortesia de Datum Zero + 31

Nosara, Costa Rica
Cortesia de Datum Zero
Cortesia de Datum Zero

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa K localiza-se nas montanhas de Nosara, Guanacaste, Costa Rica e possui impressionantes vistas ao Oceano Pacífico.

Cortesia de Datum Zero
Cortesia de Datum Zero

Fomos contratados por um cliente muito interessante: um jovem advogado de San Franciso, Califórnia, com uma grande paixão pelo surfe, razão que o trouxe para Playa Guiones. O projeto apresentava-se em um terreno difícil, um orçamento modesto e um cliente com grande interesse pela arquitetura.

Cortesia de Datum Zero
Cortesia de Datum Zero

Desenvolvemos o projeto ao redor de três premissas. A primeira é uma resposta contextual: a casa organiza-se como uma barra horizontal ancorada em um de seus extremos a uma base de concreto e suspensa, no outro entre o bosque, por finos pilares de aço que em alguns casos passam dos 5 metros de altura. Isso permite que a casa perca-se entre as copas das árvores com seus terraços abertos, grandes aberturas e extensos beirais, conectando-se com as sombras das árvores, convivendo e mesclando-se com a paisagem. A base de concreto funciona como ponto de apoio de uma estreita torre vertical que contém uma série de espaços para meditação unidos ao exterior por uma escada que leva ao terraço superior, para apreciação da majestosa vista do lugar ao oceano pacífico, onde o cliente pode verificar durante a manhã as condições do mar.

Cortesia de Datum Zero
Cortesia de Datum Zero

A segunda premissa foi a adaptabilidade. Queríamos projetar uma casa que se adaptasse corretamente e honestamente com seu entorno e com o terreno, o qual é uma densa massa de árvores em uma colina pronunciada e na qual era muito importante que a casa se adaptasse facilmente às mudanças drásticas do clima, entre um chuvoso e úmido outubro e um seco e empoeirado março. Esta premissa guiou-nos para projetar a casa como um respirador, uma casa que filtrasse o sol, o vento e inclusive os visuais. Uma rigorosa seleção de materiais locais nos permitiram reinterpretar a arquitetura rural presente em um âmbito moderno. Painéis de teca com peneiras em seu interior foram desenhados para os sistemas de fechamento permitindo que a casa respirasse através de suas paredes, mas deixando os insetos fora. Enormes aberturas provém uma contínua relação entre o exterior e o interior da casa. O único espaço da casa que toca o solo é o dormitório principal, localizado no nível inferior da base de concreto. Sobre este volume fica a "torre zen", coberta por lâminas de aço que ficarão oxidadas e seladas. Esta materialidade aporta um sentimento quase religioso de permanência, aparência antiga, uso, um espaço perfeito e simples para a meditação.

Cortesia de Datum Zero
Cortesia de Datum Zero

A terceira premissa foi a honestidade. Uma honestidade derivada de seu modesto orçamento, sem acrobacias. A casa é construída em um sistema modular de aço de 5 x 5 metros, com o exterior coberto por painéis de teca, forros de chapas de compensado e barrotes pré-fabricados com sistemas tracionados. Todos os elementos foram montados no local para conceber o que chamamos de uma moderna casa de praia costarriquenha. 

Implantação
Implantação

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa K / Datum Zero" [K House / Datum Zero] 22 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/148009/casa-k-slash-datum-zero> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.