O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estação Do Metrô
  4. França
  5. Architecture Urbanisme et Paysage
  6. 2012
  7. Eixo de Mobilidade Haluchère / AUP

Eixo de Mobilidade Haluchère / AUP

  • 10:00 - 22 Outubro, 2013
  • Traduzido por Pedro Vada
Eixo de Mobilidade Haluchère / AUP
Eixo de Mobilidade Haluchère / AUP, © Stephane Bis
© Stephane Bis

© Stephane Bis © Stephane Bis © Stephane Bis © Stephane Bis + 21

  • Colaboradores

    Alan Pressager, Bleuenn Simon, Sebastien Dausse
  • Engenharia Civil

    SCE
  • Engenharia da Estrutura

    E2C
  • Sistemas de Transportes

    Arcadis
  • Estrutura

    Briand
  • Contratante

    SEMITAN
  • Mais informações Menos informações
© Stephane Bis
© Stephane Bis

Descrição enviada pela equipe de projeto. O eixo de mobilidade Haluchère está localizado na borda nordeste do centro da cidade. Atualmente, combina uma linha de bonde, um trem regional e um terminal de ônibus (com 10 vagas). No entanto, este eixo é na verdade uma parte de um projeto maior, que irá conectar não apenas as linhas metropolitanas 1 e 2 de Nantes, mas também a cidade Chateaubriand (localizada a 60 km ao norte). O AUP foi contratado pelo SEMITAN (Departamento de Transporte de Nantes) para transformar um grande espaço aberto, e utilizado anteriormente como estacionamento, em um grande centro de mobilidade.

© Stephane Bis
© Stephane Bis

Hoje, o edifício abriga um grande salão coberto (3.300 m²) onde passa o bonde e o trem de passageiros, dois abrigos técnicos, um edifício de controle de tráfego e estacionamento de superfície com capacidade para 180 vagas. Este grande salão foi dimensionado para acomodar até 30 mil passageiros por dia.

© Stephane Bis
© Stephane Bis

O volume deste salão tem como objetivo estruturar um grande espaço público aberto. Ele consolida o tecido urbano existente, fornecendo novas conexões de pedestre. A massa criada pela prefeitura equilibra os volumes existentes. A arquitetura tende a parecer camadas colocadas em ordem sobre uma mesa. As peças verticais das "camadas" são feitas em vidros que protegem o edifício do vento oceânico. A estrutura da cobertura é feita com vigas de madeira  apoiadas em três fileiras de pilares em V com seis metros de altura. A cobertura tem 2.200 m² de células fotovoltaicas que podem produzir até 99 KW/ h. Todos os móveis foram projetados especialmente para este edifício.

Planta Geral
Planta Geral

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Eixo de Mobilidade Haluchère / AUP" [Haluchère Mobility Hub / AUP] 22 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Vada, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/147574/eixo-de-mobilidade-haluchere-slash-aup> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.