O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Renovação
  4. França
  5. Jakob + Macfarlane Architects
  6. 2013
  7. Centro The Turbulences FRAC / Jakob + Macfarlane Architects

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Centro The Turbulences FRAC / Jakob + Macfarlane Architects

Centro The Turbulences FRAC / Jakob + Macfarlane Architects
Centro The Turbulences FRAC / Jakob + Macfarlane Architects, © Nicolas Borel
© Nicolas Borel

© Nicolas Borel © Nicolas Borel © Nicolas Borel © Nicolas Borel + 48

Corte
Corte

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia arquitetônica é levar todo o local, que determina a superfície de intervenção. Foram identificadas duas malhas predominantes provenientes do contexto histórico do local. O encontro e convergência destas duas geometrias se materializa em uma deformação, uma zona de turbulência, a futura presença do Centro FRAC.

© Nicolas Borel
© Nicolas Borel

O pátio interno é tratado como um espaço público, conectando todos os edifícios e carregando o programa do FRAC. Nossa intenção é criar não só uma paisagem, mas uma superfície topográfica. Esta superfície segue as interferências das duas malhas de construção e acomoda os declives naturais do terreno para as entradas dos diferentes programas de espaços de exposição.

Maquete Estrutural
Maquete Estrutural
Maquete
Maquete

Os volumes criados pela reunião dessas geometrias são extrudados verticalmente e esticados sobre o pátio e a cidade. Estão organizados em três partes e concebidos como volumes facetados e simples, uma linguagem derivada da fusão das malhas.

© Jakob + Macfarlane Architects
© Jakob + Macfarlane Architects

Cada uma dessas extrusões "turbulentas" contém um elemento programático: o primeiro e mais alto é uma galeria de exposições temporárias com os seus espaços cenográficos acompanhamento. O menor, uma galeria de audiovisual, e o terceiro, como o saguão de entrada, espaço de vendas e um espaço de convívio social, que se estende externamente ao pátio. Este espaço central é uma interseção, um lugar de encontro e de trocas, materiais e imateriais. Este espaço leva o público aos espaços de exposições e áreas de pesquisa.

© Nicolas Borel
© Nicolas Borel

Os revestimentos externos e internos são finas malhas metálicas e têxteis que transmitem um fluxo contínuo de modificações da informação. O intuito foi criar um edifício que continuamente descreve o processo de criação, desaparecendo por trás das linhas que foram utilizadas apenas para reaparecer no volume, uma imagem tridimensional, a materialização da arquitetura. Volume, luz e imagem se fundem para criar uma forma dinâmica de arquitetura de informação.

Diagrama Conceitual Sombras
Diagrama Conceitual Sombras
Diagrama Conceitual Sombras
Diagrama Conceitual Sombras

Estas superfícies digitais são endereçadas à cidade e, como tal, a superfície do edifício transcreve os fluxos de informação em imagens de luz através de uma intervenção de Sombras Digitais. Estes fluxos de informação podem ser o tempo, as conexões com seu site na internet ou qualquer fluxo de informação capturável em tempo real.

© Nicolas Borel
© Nicolas Borel

A superfície leve do edifício é simultaneamente uma intervenção arquitetônica e artística, um sinal urbano e sinalização das atividades do edifício. Esta ideia também é perseguida internamente sob a forma de um sistema dinâmico de identificação. O objetivo é dar ao FRAC uma ferramenta que é dimensionada por sua dimensão pública, aberta e visível.

© Nicolas Borel
© Nicolas Borel

Por sua nova fachada urbana aberta, obtida através da demolição do edifício existente no Boulevard Rocheplatte, o Centro FRAC está conectado ao passeio urbano cultural de Orleans e o pátio interno torna-se, assim, uma praça pública. Temos deslocado o centro de gravidade para o coração do terreno. A nova intervenção arquitetônica é o novo ponto de gravidade, uma nova estrutura, uma nova geometria e um novo ponto de partida, criando uma arquitetura com uma nova presença que comunica boas-vindas, uma abertura e uma visão para público e pesquisadores. O projeto explica-se por sua natureza extrovertida.

© Nicolas Borel
© Nicolas Borel

Essas "turbulências" devem ser entendidas como uma metáfora, inspirando a arquitetura que, por sua vez, transpira ao público ou transeuntes ao longo das bordas.

© Nicolas Borel
© Nicolas Borel

A linguagem destas turbulências nasceu do local. Queríamos que este projeto fosse como uma criação do terreno em si, praticamente "auto-criado" a partir das condições locais, descrevendo, assim, todas as forças atuantes.

É um projeto cheio de vida que comunica, revela, provoca, estimula e informa.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro The Turbulences FRAC / Jakob + Macfarlane Architects" [The Turbulences FRAC Centre / Jakob + Macfarlane Architects] 21 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/147510/centro-the-turbulences-frac-slash-jakob-plus-macfarlane-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.