O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Holanda
  5. Mecanoo
  6. 2008
  7. Residencial St. Josephhof / Mecanoo

Residencial St. Josephhof / Mecanoo

  • 16:00 - 16 Outubro, 2013
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Residencial St. Josephhof / Mecanoo
Residencial St. Josephhof / Mecanoo, © Christian Richters
© Christian Richters

© Christian Richters © Christian Richters © Christian Richters © Christian Richters + 11

Tribunal de Hoje

No coração da cidade de Nijmegen, perto do centro histórico, encontra-se o Tribunal St. Joseph, que tem um passado rico e é o mais antigo edifício de pedra da Holanda. Foi aqui, pouco antes da era cristã, que o acordo de Oppidum Batavorum, o antecessor do atual Nijmegen, surgiu, foi ali que a cidade começou. A escola do tribunal existia ali até desde 40 d.C. até década de setenta, quando foi demolida. O espaço resultante dos edifícios não foi preenchido e o tribunal tornou-se um parque de estacionamento. Agora, o edifício foi restaurado à sua glória anterior e transformou-se no Tribunal de Hoje.

© Christian Richters
© Christian Richters

Jardins Públicos

O projeto do escritório Mecanoo se encaixa no padrão das ruas da cidade histórica. Em torno de um tribunal público estão 98 habitações, algumas delas com um jardim e outras na forma de apartamentos. Três hortas comunitárias nas extremidades da quadra formam um elo entre os edifícios existentes e as novas habitações. Os jardins são diferentes na forma e na aparência e são acessíveis apenas para os moradores. No meio da quadra existe um atraente pátio, aberto para os moradores e transeuntes, onde as crianças podem brincar com segurança. Embaixo do tribunal existe um parque de estacionamento de dois andares para os moradores. Aberturas de vidro na rampa oferecem vistas sobre as descobertas arqueológicas no Tribunal St. Joseph.

© Christian Richters
© Christian Richters

Percurso

A arquitetura do Tribunal é contemporânea, ainda de acordo com a cidade. Decidimos criar fachadas separadas em vez de volumes sólidos. Os tijolos têm diferentes formas e matizes, de modo que cada uma das habitações tem um caráter diferente. As fachadas ritmicamente escalonadas têm diferentes larguras. Há também uma abundância de variedade nas aberturas, incluindo janelas altas abrangendo dois pisos e janelas menores espalhadas nas fachadas, o que significa que os interiores das habitações estão dispostos de formas diferentes. Um elemento surpreendente é a passarela que liga as habitações que forma um circuito ao longo dos vários jardins e espaços públicos, uma rota emocionante é criada em um nível elevado.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residencial St. Josephhof / Mecanoo" [Residential St. Josephhof / Mecanoo] 16 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/146801/residencial-st-josephhof-slash-mecanoo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.