O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Zwei Estudio Creativo
  6. 2011
  7. Casa em La Pereda / Zwei Estudio Creativo

Casa em La Pereda / Zwei Estudio Creativo

Casa em La Pereda / Zwei Estudio Creativo
© Javier Granda
© Javier Granda
  • Arquitetos

  • Localização

    Mieres del Camino, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis

    Talía Fernández Fernández, Andrea Fernández Fernández
  • Gestão Obra

    Daniel Izquierdo García
  • Técnicos em Edificações

    Talía Fernández Fernández, Andrea Fernández Fernández
  • Área

    522.0 m²
  • Ano do projeto

    2011
  • Fotografias

© Javier Granda © Javier Granda © Javier Granda © Javier Granda + 19

  • Construtora

    Construcciones y Proyectos Corporativos
  • Estudos Geotécnicos

    Geotecnia Alperi
  • Energia Geotérmica e Aquecimento

    Asturcántabro instalaciones
Casa em La Pereda / Zwei Estudio Creativo, © Javier Granda
© Javier Granda

Do arquiteto. Um casal jovem e um lote privilegiado em um núcleo rural foram os pontos de partida deste projeto. O início passa pela análise completa do entorno, começando pelas imediações afetadas pela legislação urbanística e avançando ao ambiente circundante do qual se valorizaram diversas singularidades. Esta análise motiva a reformulação das limitações vigentes, de caráter conservador e que condicionam completamente a forma final da casa. Assim, a primeira decisão do projeto foi colocar em "quarentena" diversas considerações da legislação que não pareciam considerar o local. Na verdade, estas restrições pareciam orientar a um "não-lugar", formulando perguntas baseadas no passado, tornando o presente vazio e sem identidade. Identidade que é reconhecível no entorno não edificado.

© Javier Granda
© Javier Granda

Diversas considerações às quais o lugar responde são agregadas: orientações, relações com o entorno imediato através da vinculação de espaços, a relação com o entorno mais distante integrando questões paisagísticas do vale mediante a sua inclusão como reflexo na fachada... Com uma composição simples de volumes, de cheios e vazios, de reflexos e contrastes, a casa responde ao local com uma identidade, com sua própria personalidade e em acordo com o lugar onde pertence.

© Javier Granda
© Javier Granda

Em paralelo, a demanda por eficiência energética e sustentabilidade é uma das forças do projeto, tentando ir um passo adiante da legislação atual. Novamente limitadas por condições legais, seriação, pré-fabricação e industrialização são descartadas, preferindo recursos locais e o próprio projeto dos espaços. A linha adotada considera um projeto que otimiza recursos bioclimáticos passivos que são capazes de serem articulados  no lote, organizando formalmente o edifício em volumes que agrupam funções de acordo com seu uso.

© Javier Granda
© Javier Granda

Madeira, blocos de pedra, paredes com alta inércia térmica, soluções que aumentam a retenção de calor e a reinterpretação da parede trombe são alguns dos conceitos com os quais trabalhamos para desenvolver uma sustentabilidade passiva de modo que a casa, em seu projeto final, possui capacidade termorreguladora, retendo o frio no inverno e dissipando-o no verão com o uso de diferentes sistemas de resfriamento passivo. Dessa forma, a casa deve manter o conforto ambiental consumindo o mínimo de energia possível. Como fonte de energia escolhemos uma fonte renovável que atende 100% da demanda de aquecimento de água, do interior e resfriamento, comparável aos requisitos mínimos impostos pela regulamentação.

Elevação
Elevação

Ver a galeria completa

Cita: "Casa em La Pereda / Zwei Estudio Creativo" [ Family House In Pereda / Zwei Estudio Creativo] 18 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/146718/casa-em-la-pereda-slash-zwei-estudio-creativo> ISSN 0719-8906