O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Zwei Estudio Creativo
  6. 2011
  7. Casa em La Pereda / Zwei Estudio Creativo

Casa em La Pereda / Zwei Estudio Creativo

Casa em La Pereda / Zwei Estudio Creativo
© Javier Granda
© Javier Granda
  • Arquitetos

  • Localização

    Mieres del Camino, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis

    Talía Fernández Fernández, Andrea Fernández Fernández
  • Gestão Obra

    Daniel Izquierdo García
  • Técnicos em Edificações

    Talía Fernández Fernández, Andrea Fernández Fernández
  • Área

    522.0 m²
  • Ano do projeto

    2011
  • Fotografias

  • Category

© Javier Granda © Javier Granda © Javier Granda © Javier Granda + 19

  • Construtora

    Construcciones y Proyectos Corporativos
  • Estudos Geotécnicos

    Geotecnia Alperi
  • Energia Geotérmica e Aquecimento

    Asturcántabro instalaciones
Casa em La Pereda / Zwei Estudio Creativo, © Javier Granda
© Javier Granda

Do arquiteto. Um casal jovem e um lote privilegiado em um núcleo rural foram os pontos de partida deste projeto. O início passa pela análise completa do entorno, começando pelas imediações afetadas pela legislação urbanística e avançando ao ambiente circundante do qual se valorizaram diversas singularidades. Esta análise motiva a reformulação das limitações vigentes, de caráter conservador e que condicionam completamente a forma final da casa. Assim, a primeira decisão do projeto foi colocar em "quarentena" diversas considerações da legislação que não pareciam considerar o local. Na verdade, estas restrições pareciam orientar a um "não-lugar", formulando perguntas baseadas no passado, tornando o presente vazio e sem identidade. Identidade que é reconhecível no entorno não edificado.

© Javier Granda
© Javier Granda

Diversas considerações às quais o lugar responde são agregadas: orientações, relações com o entorno imediato através da vinculação de espaços, a relação com o entorno mais distante integrando questões paisagísticas do vale mediante a sua inclusão como reflexo na fachada... Com uma composição simples de volumes, de cheios e vazios, de reflexos e contrastes, a casa responde ao local com uma identidade, com sua própria personalidade e em acordo com o lugar onde pertence.

© Javier Granda
© Javier Granda

Em paralelo, a demanda por eficiência energética e sustentabilidade é uma das forças do projeto, tentando ir um passo adiante da legislação atual. Novamente limitadas por condições legais, seriação, pré-fabricação e industrialização são descartadas, preferindo recursos locais e o próprio projeto dos espaços. A linha adotada considera um projeto que otimiza recursos bioclimáticos passivos que são capazes de serem articulados  no lote, organizando formalmente o edifício em volumes que agrupam funções de acordo com seu uso.

© Javier Granda
© Javier Granda

Madeira, blocos de pedra, paredes com alta inércia térmica, soluções que aumentam a retenção de calor e a reinterpretação da parede trombe são alguns dos conceitos com os quais trabalhamos para desenvolver uma sustentabilidade passiva de modo que a casa, em seu projeto final, possui capacidade termorreguladora, retendo o frio no inverno e dissipando-o no verão com o uso de diferentes sistemas de resfriamento passivo. Dessa forma, a casa deve manter o conforto ambiental consumindo o mínimo de energia possível. Como fonte de energia escolhemos uma fonte renovável que atende 100% da demanda de aquecimento de água, do interior e resfriamento, comparável aos requisitos mínimos impostos pela regulamentação.

Elevação
Elevação

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa em La Pereda / Zwei Estudio Creativo" [ Family House In Pereda / Zwei Estudio Creativo] 18 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/146718/casa-em-la-pereda-slash-zwei-estudio-creativo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.