O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. Espanha
  5. A3gm Arquitectos
  6. 2011
  7. Ampliação da Escola de Educação Especial Frei Pedro Ponce De Leon/ A3gm Arquitectos

Ampliação da Escola de Educação Especial Frei Pedro Ponce De Leon/ A3gm Arquitectos

  • 15:00 - 5 Outubro, 2013
  • Traduzido por Naiane Marcon
Ampliação da Escola de Educação Especial Frei Pedro Ponce De Leon/ A3gm Arquitectos
Ampliação da Escola de Educação Especial Frei Pedro Ponce De Leon/ A3gm Arquitectos, © Jesús Granada
© Jesús Granada

© Jesús Granada © Jesús Granada © Jesús Granada © Jesús Granada + 25

  • Arquitetos

  • Localização

    Calle Calzadas, 6, 09004 Burgos, Espanha
  • Arquiteto responsável

    Jesús Mª Alba Elías, Laura García Juárez, Jesús García Vivar, Smara Gonçalves Diez, Carlos Miranda Barroso
  • Empreiteiro

    Jovilma Construcciones SL
  • Supervisão

    Ignacio Martínez Fernández, José Manuel Alarcia López
  • Área

    1575.0 m²
  • Ano do projeto

    2011
  • Fotografias

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo da intervenção é a ampliação de uma Escola de Educação Especial que consiste em dois edifícios separados construídos no final doas anos 70 em uma área urbana que, com o tempo, veio a ocupar uma posição central na cidade de Burgos. O novo edifício traz ao conjunto um elemento comum de acesso e comunicação vertical. Seu programa precisa atender não só às necessidades genéricas de uma escola (salas de aula, espaços versáteis, áreas administrativas) mas também outros requisitos de assistência específicos (salas de simulação, reabilitação, piscina de hidroterapia).

© Jesús Granada
© Jesús Granada

O edifício é projetado a partir de dois pavimentos de caráter e geometria diferentes. O térreo tem planta em "L", com um dos braços implantado entre os dois edifícios existentes, criando assim um amplo hall de entrada como um espaço de acesso e ligação entre as partes do conjunto. Neste nível se localizam as dependências que exigem mais espaço. O ginásio, no canto sudoeste, tem um papel volumétrico mais proeminente.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

O primeiro pavimento, por outro lado, tem uma forma mais livre. É resultado da adição de paralelepípedos recuados em relação ao perímetro da cobertura do pavimento térreo. Estes volumes abrigam espaços que exigem áreas menores e são articulados através de um corredor central que acaba sendo a fachada principal, em uma passarela de vidro que conecta o conjunto todo neste nível.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

A análise das contribuições da intervenção podem ser abordadas a partir do estudo da sustentabilidade ambiental e socioeconômica da operação.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Sustentabilidade ambiental: A procura por estratégias específicas de arquitetura sustentável esteve presente no projeto e nas soluções construtivas. O edifício incorpora mecanismos que resultam em eficiência energética, e prioriza o uso de sistemas ecológicos e de material reciclado e reciclável tanto quanto possível. Uma evidência do comprometimento com estes critérios é a categoria "B" em Eficiência Energética em Edifício Concluído (Finished Building Energy Efficiency) e o prêmio obtido na 4° Edição do Prêmio de Construção Sustentável de Castile e Leon.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Sustentabilidade socioeconômica: A decisão de reabilitar ao invés de realocar uma escola especial, geralmente afastada nas áreas suburbanas, tem um impacto positivo social e educacional. Ao preservar o local da escola em uma área importante da cidade, foram preservadas também as condições favoráveis para a integração dos alunos com necessidades especiais. Por outro lado, acreditamos que a intervenção proteja a consolidação urbana, necessária para manter equipamentos em áreas centrais.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Se olharmos os critérios econômicos, o uso do patrimônio construído e a atualização e melhoria das instalações existentes resultam na sustentabilidade da intervenção. A estratégia de "reciclagem da construção", podemos afirmar, racionaliza o uso de recursos materiais.

Planta 1º Pavimento
Planta 1º Pavimento
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Ampliação da Escola de Educação Especial Frei Pedro Ponce De Leon/ A3gm Arquitectos" [Extension Of The Fray Pedro Ponce De Leon Special Education School / A3gm Arquitectos] 05 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Marcon, Naiane) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/144548/ampliacao-da-escola-de-educacao-especial-frei-pedro-ponce-de-leon-slash-a3gm-arquitectos> ISSN 0719-8906