O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Noname 29
  6. 2012
  7. Casa Alien / Noname 29

Casa Alien / Noname 29

  • 15:00 - 12 Outubro, 2013
  • Traduzido por Naiane Marcon
Casa Alien / Noname 29
Casa Alien / Noname 29, © David Frutos
© David Frutos

© David Frutos © David Frutos © David Frutos © David Frutos + 17

  • Arquitetos

  • Localização

    Alicante, Espanha
  • Arquiteto responsável

    Alfredo Payá Benedito
  • Equipe de projeto

    Alfredo Payá Benedito , Arturo Calero Hombre
  • Colaboradores

    Arturo Calero Hombre, Sonia Miralles MudVicente Pascual Fuentes,Natalia Velasco Velázquez, Beatriz Vera Payá
  • Construtora

    Corquintin
  • Área

    278.0 m²
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Alien

Alien é uma estrutura que vem de dentro da casa, assim como o passageiro no mítico filme de Ridley Scott.

A estrutura aparece e desaparece em diferentes "momentos", transformando o espaço interno de uma casa que mantém apenas as antigas paredes que a definiram: paredes de alvenaria em pedra coberta com argamassa de cimento branco.

© David Frutos
© David Frutos

A estrutura colonizou a forma existente.

Assim, o argumento é uma forma colonizada por uma estrutura. Desde o começo do século XX esta casa é uma forma consolidada na paisagem, é preservada e consegue se adaptar a uma nova forma de vida. Nós dividimos uma casa compacta em duas partes e trabalhamos apenas em uma delas.

Do espaço dividido ao espaço único.

Assumimos uma casa compartimentada que se move em direção a uma casa formada por um espaço único aberto para o mar, de forma que de cada espaço da casa seja possível sentir a presença da água.

© David Frutos
© David Frutos

Internamente, há dois espaços em formato de "L", sobrepostos mas deslocados. No pavimento térreo acontecem as atividades diárias. No superior, encontramos os dormitórios e a biblioteca.

Uma peça categórica na paisagem.

Mantém a ideia de uma peça categórica e limpa em uma colina, em uma paisagem seca com arbustos baixos e onde o branco das paredes proporciona um forte contraste com o azul do céu e o ocre das rochas.

© David Frutos
© David Frutos

Qualidades espaciais diversas e integradas.

O principal valor da casa é a sequência espacial que é estabelecida entre o interior e o exterior. Esta sequência é uma seleção de espaços longitudinalmente ligados com características muito diferentes: um jardim voltado para o mar, terraços e uma plataforma aberta, espaço aberto atrás do grande arco, um pátio, um terraço aberto e elevado virado para o pátio, uma varanda na parte posterior da casa e um jardim próximo a ela...

Este catálogo de espaços de transição se refere a uma casa 100% mediterrânea onde a estratégia espacial dissolve os limites entre interior e exterior e entre o contemplativo e o doméstico.

© David Frutos
© David Frutos

Concreto e branco, velho e novo.

O edifício segue o conceito. Pareceu importante notar a presença do novo e do existente através do material, dessa forma, o concreto constrói a parte nova da casa, e o branco as paredes existentes que configuram a casa.

Planta 1º Pavimento
Planta 1º Pavimento

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa Alien / Noname 29" [Alien House / Noname 29] 12 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Marcon, Naiane) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/143702/casa-alien-slash-noname-29> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.