O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Outros
  4. Espanha
  5. cmA Arquitectos
  6. 2013
  7. Circo Permanente de Alcorcón / cmA Arquitectos

Circo Permanente de Alcorcón / cmA Arquitectos

Circo Permanente de Alcorcón / cmA Arquitectos
© Camacho-Macia
© Camacho-Macia

© Camacho-Macia © Camacho-Macia © Camacho-Macia © Camacho-Macia + 11

  • Colaboradores

    Juan Santana ;Beatriz Noves ;Cristina Müller-Hillebrand ;María Navascués ;Andrea Hess; Antje Stuchlik;Carlos Piantino;Gonzalo Martínez Del Olmo;Gustavo Pernía;Irene Chorro;Javier Perdiguero;Lilia Himeur; Nuno Raimundo;Pablo González;Pedro Rebelo;Silvia Sordi;Virginia Sambade.
  • Consultores

    NB35, S.L.;Ingeniería De Instalaciones: Grupo JG, S.L.;Acústica: Higini Arau;Iluminación: Miguel Díaz, BM Lighting Design, Birgit Walter;Instalaciones Especiales:Miguel Ángel Vaquero;Jardinería Y Paisaje: Teresa Galí Izard;Seguridad Y Salud: Pedro-Antonio Beguería Latorre;Presupuesto: Álvaro Rivera Y Calixto Moralejo;Imágenes: Arte-Factory;Maquetas: Juan De Dios Hernández Y Jesús Rey
© Camacho-Macia
© Camacho-Macia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O CREAA, (sigla para o Centro de Criação de Artes de Alcorcón) é um projeto nascido de uma proposta arquitetônica de grande sensibilidade com os últimos critérios de sustentabilidade no seu sentido mais amplo. O complexo de 66.000 m² inclui 9 blocos: três espaços de Teatro (Auditório, circo e uma sala multiuso) e 4 escolas técnicas profissionais (Conservatório de música e dança, escola de circo e escola profissional de técnicas teatrais). Esses espaços podem funcionar em conjunto ou de maneira independente de acordo com as necessidades, e também conta com um espaço para conferências e um restaurante. Junto com esse complexo, existe um parque público de 60.000 m².

Circo Permanente de Alcorcón / cmA Arquitectos, © Camacho-Macia
© Camacho-Macia

A intervenção consiste de modificar o pavimento térreo existente e ganhar a mesma quantidade de espaço inferior. Das torres dos Castelos no entorno da Esplanada, começa um jardim caminhável na cobertura do novo Centro. Esse percurso oculta o estacionamento e a faixa de serviços comuns nos três pavimentos no subsolo e, separados desse alinhamento, em diferentes volumes que respondem às necessidades de cada aplicação, terminando frente à rua principal como uma fachada de partes construídas de escala pequena, 

© Camacho-Macia
© Camacho-Macia

O novo Parque, desde a concepção inicial do projeto, além de resolver as necessidades programáticas extensas e complexas, procura a formalização de um grande parque urbano que está anexo ao parque existente de castelos semi enterrados. A solução adotada de enterrar a maior parte dos edifícios e recobri-los com espaços verdes e caminháveis gera benefícios importantes em sustentabilidade passiva, o que significa economias significativas de energia, aliados às implementações adicionais de numerosas soluções de tecnologias de sustentabilidade ativa, o que confere uma vocação ambiental excelente para o CREAA.

© Camacho-Macia
© Camacho-Macia

Coberturas caminháveis e com um bom desenho paisagístico, mais do que uma grossa laje de cobertura, gera elementos de inércia térmica, que protegem ambientes naturais e minimizam as necessidades energéticas de condicionamento térmico artificial. Além disto, existe um efeito interessante de resfriamento através da evaporação, graças à irrigação da cobertura vegetal, que juntamente com as espécies arbustivas e suas sombras, reduzem drasticamente a exposição à luz natural no verão, mais uma vez reduzindo a necessidade de ar condicionado.

Planta Baixa Pavimento Térreo
Planta Baixa Pavimento Térreo

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
cmA Arquitectos
Escritório
Cita: "Circo Permanente de Alcorcón / cmA Arquitectos" [Alcorcón Stable Circus / cmA Arquitectos] 28 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/142645/circo-permanente-de-alcorcon-slash-cma-arquitectos> ISSN 0719-8906