O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Alemanha
  5. architekturagentur
  6. 2013
  7. Woodcube / architekturagentur

Woodcube / architekturagentur

Woodcube / architekturagentur
Woodcube / architekturagentur, © Martin Kunze
© Martin Kunze

© Martin Kunze © Martin Kunze © Martin Kunze © Martin Kunze + 17

© Martin Kunze
© Martin Kunze

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Woodcube, parte da IBA 2013 (Exposição Internacional de Arquitetura), em Hamburgo, compreende uma edificação com oito unidades residenciais e uma área útil total de 900 m², em 5 pavimentos. As paredes externas e os elementos de teto são feitos com placas de madeira pré-fabricadas, formadas de chapas entrelaçadas de compensado, conectadas com buchas tradicionais de madeira. Os principais benefícios da utilização deste sistema está em evitar o uso de produtos químicos contidos em tintas e colas. Testando e avaliando o comportamento específico do sistema, atingiu-se os requisitos para a proteção contra o fogo, sem a necessidade da instalação de sistema de aspersores (sprinkler) ou de encanamentos de suporte.

© Martin Kunze
© Martin Kunze

Um Sistema Único de Parede

A madeira utilizada para as paredes foi cortada próxima ao local, com especial atenção para a época correta e a secagem eficiente das peças. As camadas de placas horizontais, verticais e diagonais são conectadas somente com as tradicionais buchas de madeira de faia, nos 32 centímetros de espessura da parede. As paredes externas são estruturais e servem como uma camada de isolamento, assim como para a proteção contra o fogo. Para melhorar o desempenho de isolamento, inseriu-se uma placa com 4 cm de espessura de fibra de madeira macia. Além disso, um padrão especial foi gravado na superfície das placas, criando cavidades de ar, sendo que somadas, estas duas medidas melhoram a condutividade térmica para 0,078 W/mK.

Foi possível fabricar todo o sistema de paredes externas sem a adição de colas. O Woodcube atinge um padrão de energia de uma edificação passiva, sendo que pela primeira vez conseguiu-se construir um edifício de categoria 4 (Alemanha) em madeira, sem a adição de uma camada adicional de proteção de um material anti-chamas. Através do uso de barreiras horizontais de madeira na subestrutura do revestimento, a propagação vertical do fogo pôde ser confinada. Simulações higrotérmicas comprovaram a utilização do melhor perfil e revestimento da fachada.

© Martin Kunze
© Martin Kunze

Construindo biologia / Bio potencial de reciclagem

O abandono consistente de contaminantes químicos na construção também permanece na parte interna do edifício. Todos os materiais de construção foram examinados através de pesquisadores para excluir materiais perigosos à saúde e torná-los inofensivos para o ambiente. Todos os materiais essenciais utilizados são bio-recicláveis, o que significa que não são apenas recicláveis​​, mas biodegradáveis, ​​não deixando lixos não degradáveis para as gerações futuras.

Em geral, uma grande quantidade de material natural de construção está sendo utilizado para minimizar a contaminação por V.O.C. (Compostos Orgânicos Voláteis) e outros materiais tóxicos nos espaços internos. Em todo o trabalho de construção do edifício, interna e externamente, foram impostas normas rígidas de biologia da edificação.

© Martin Kunze
© Martin Kunze

Pegada de carbono neutro

Mesmo que o porão e a escadaria tenham sido construídas em concreto armado, um cálculo da pegada de carbono, feito pela INA / TU Darmstadt, prova que o Woodcube é o primeiro edifício finalizado com uma pegada neutra de carbono. No contexto em que a construção de uma casa passiva padrão utiliza uma quantidade elevada de energia para o aquecimento, a redução da energia incorporada é uma vantagem essencial com a madeira maciça. A carência de atenção em relação a este critério se torna aparente quando percebe-se que não há requisitos de subsídio para que as construções reduzam suas energias incorporadas.

Planta Baixa
Planta Baixa

Even though the basement and the staircase were built in reinforced concrete a carbon footprint calculation by INA / TU Darmstadt proves that the Woodcube is the first building with a neutral carbon footprint upon completion.Against the background, that building a standard passive house uses a multiple amount of annual energy needed for heating, this reduction of the embodied energy is an essential advantage of solid wood construction. The lack of attention towards this criterion becomes apparent when noticing that no subsidy requirements for building demand the reduction of embodied energy .

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Woodcube / architekturagentur" [Woodcube / architekturagentur] 25 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/142403/woodcube-slash-architekturagentur> ISSN 0719-8906