O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Crematório
  4. Espanha
  5. Martin Lejarraga
  6. 2013
  7. Funerária no Campo de Cartagena / Martín Lejarraga

Funerária no Campo de Cartagena / Martín Lejarraga

  • 23:00 - 27 Setembro, 2013
  • Traduzido por Isabela Costa
Funerária no Campo de Cartagena / Martín Lejarraga
© David Frutos
© David Frutos

© David Frutos © David Frutos © David Frutos © David Frutos + 28

  • Montador

    Manuel Moreno
  • Estrutura

    Idee. Eduardo Díez
  • Instalações

    José Aº Martínez
  • Mestre de obra

    Marco Carselle
  • Construtora

    Sanimar S.L.
© David Frutos
© David Frutos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A missão do programa do projeto de uma funerária começou com a localização e gestão de um terreno em que levantar-se-ia a unidade; a propriedade, uma empresa de seguros de âmbito local e regional, queria reforçar sua base de clientes com a locação de uma funerária na região em que concentra suas atividades: Norte de Cartagena, entre as cidade de La Palma e Pozo Estrecho, no entorno do Campo de Cartagena e do Mar Menor. Foi assim que tudo começou e como aprendi a primeira lição do trabalho: ninguém quer uma funerária em seu bairro.

© David Frutos
© David Frutos

Após inúmeras tentativas de compra de terrenos disponíveis em diversos locais, em uma deriva que nos deixava cada vez mais distantes dos lugares próximos e acessíveis, acabamos no distrito industrial. Ali selecionamos um terreno interessante: bem proporcionado e orientado, e estrategicamente situado, aberto ao estacionamento geral da propriedade e a área verde, onde apenar se distinguiam alguns bancos de pedra artificial e alguns ciprestes dispersos, que ninguém havia usufruído desde então, mas ao nosso terreno aderiram valor. A segunda lição consistiu em identificar e interpretar os códigos do local, um distrito construído com edifícios que seriam mantidos, apesar das diferentes condições e escala de atividades - produtiva, expositiva, de armazenagem, comercial, etc. - , Alguns padrões comuns puderam dotar o complexo com uma continuidade discreta e estranha.

© David Frutos
© David Frutos

A terceira lição que aprendemos com antecedência; comprima ao máximo o orçamento, até o limite da viabilidade. Com este objetivo, o esquema funcional do edifício foi ajustado para minimizá-lo, com a conseguinte redução de superfícies e a realização de uma construção precisa, abstrata e de simplicidade máxima. No interior, a continuidade que a cor branca proporciona e a luz natural em suas diferentes orientações é qualificada pelas diferentes dimensões e orientações dos espaços sucessivos e das texturas dos materiais que os definem.

© David Frutos
© David Frutos

Projetar e construir todo o mobiliário da capela supôs mais que uma lição, um desafio duplo: conceber, mais que um banco, um conjunto de peças que configuram os elementos simbólicos e funcionais da liturgia (a cruz, o altar, o púlpito, etc.) e fazê-los com um único sistema e material: tábuas de madeira de pinheiro que, em diferentes combinações, permitem resolver e envolver todos os componentes da sala. Como identificar o edifício à distância em um entorno de rótulos exóticos constituiu a última lição: apoiamos o letreiro sobre a platibanda da fachada e o recortamos contra o céu, sem dúvida, esta era a melhor forma de distinguí-lo de longe. Aposto que o próprio Ed Ruscha teria gostado.

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Martin Lejarraga
Escritório
Cita: "Funerária no Campo de Cartagena / Martín Lejarraga" [Tanatorio Campo de Cartagena / Martín Lejarraga] 27 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/142188/funeraria-no-campo-de-cartagena-slash-martin-lejarraga> ISSN 0719-8906