O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. Estudio Botteri-Connell
  6. 2012
  7. Casa Fenomenológica / Estudio Botteri-Connell

Casa Fenomenológica / Estudio Botteri-Connell

Casa Fenomenológica / Estudio Botteri-Connell
© Gustavo Sosa Pinilla
© Gustavo Sosa Pinilla

© Gustavo Sosa Pinilla © Gustavo Sosa Pinilla © Gustavo Sosa Pinilla © Gustavo Sosa Pinilla + 21

Quando, na nova casa, retornam as lembranças das antigas moradas, transportamo-nos ao país da Infância Imóvel, imóvel como o Imemorial." Gaston Bachelard.

Amplas galerias, jardins, grandes halls, porões e sótãos faziam parte das imagens fenomenológicas das casas onde os proprietários nasceram. Sobre estes sonhos passados, construímos o futuro. A nova casa está sobre as bases daquela perdida.

© Gustavo Sosa Pinilla
© Gustavo Sosa Pinilla

A casa, localizada em um clube de campo em Buenos Aires, foi concebida para uma jovem família com duas crianças. O terreno conta com belas árvores em seu limite sul que foram conservadas no projeto.

O programa é composto por duas diferentes áreas sugeridas pelos clientes: "uma formal e organizada" que abrigaria os programas tradicionais, e uma "informal e lúdica" que incluiria uma área de jogos e um local para receber amigos.

© Gustavo Sosa Pinilla
© Gustavo Sosa Pinilla

Encontramos na 'casa chorizo" um ponto de partida para materializar estas imagens. Entretanto, viajamos ao passado, buscando as origens desta tipologia: o arco romando. Então, subordinamos ele às condições concretas: o terreno, as relações pragmáticas, adaptações e ao estilo de vida da família.

O resultado é uma casa ao redor de um jardim central com galerias: o verdadeiro coração da residência.

© Gustavo Sosa Pinilla
© Gustavo Sosa Pinilla

A massa que o define é dividida em três caixas que dançam livremente sob o sol e as árvores, abrigando em seus interiores os "programas ordenados": estar, comer e dormir. Isto promove a relação topológica próximo-distante, aberto-fechado, dentro-fora, baixo-alto.

A galeria de madeira é mais que um espaço de transição e de proteção solar; ela é a articulação entre partes, é dentro-fora. Ela abriga os "programas mais informais", revelando gradualmente os espaços, desconstruindo o caminho, proporcionando escala ao jardim, abrindo-se ao fluxo de reminiscências.

Sketch
Sketch

The tectonic wood-gallery is more than a transition space and a sun screen; It is the articulation between parts; It is indoor-outdoor. It hosts the “more informal programs”, gradually revealing spaces, breaking the path, providing scale to the yard, realizing the flow of reminiscences.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa Fenomenológica / Estudio Botteri-Connell" [Casa Fenomenológica / Estudio Botteri-Connell] 24 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/141870/casa-fenomenologica-slash-estudio-botteri-connell> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.