Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa Fenomenológica / Estudio Botteri-Connell

Casa Fenomenológica / Estudio Botteri-Connell
© Gustavo Sosa Pinilla
© Gustavo Sosa Pinilla
Casas  · 
City Bell, Argentina

© Gustavo Sosa Pinilla © Gustavo Sosa Pinilla © Gustavo Sosa Pinilla © Gustavo Sosa Pinilla + 21

Quando, na nova casa, retornam as lembranças das antigas moradas, transportamo-nos ao país da Infância Imóvel, imóvel como o Imemorial." Gaston Bachelard.

Amplas galerias, jardins, grandes halls, porões e sótãos faziam parte das imagens fenomenológicas das casas onde os proprietários nasceram. Sobre estes sonhos passados, construímos o futuro. A nova casa está sobre as bases daquela perdida.

© Gustavo Sosa Pinilla
© Gustavo Sosa Pinilla

A casa, localizada em um clube de campo em Buenos Aires, foi concebida para uma jovem família com duas crianças. O terreno conta com belas árvores em seu limite sul que foram conservadas no projeto.

O programa é composto por duas diferentes áreas sugeridas pelos clientes: "uma formal e organizada" que abrigaria os programas tradicionais, e uma "informal e lúdica" que incluiria uma área de jogos e um local para receber amigos.

© Gustavo Sosa Pinilla
© Gustavo Sosa Pinilla

Encontramos na 'casa chorizo" um ponto de partida para materializar estas imagens. Entretanto, viajamos ao passado, buscando as origens desta tipologia: o arco romando. Então, subordinamos ele às condições concretas: o terreno, as relações pragmáticas, adaptações e ao estilo de vida da família.

O resultado é uma casa ao redor de um jardim central com galerias: o verdadeiro coração da residência.

© Gustavo Sosa Pinilla
© Gustavo Sosa Pinilla

A massa que o define é dividida em três caixas que dançam livremente sob o sol e as árvores, abrigando em seus interiores os "programas ordenados": estar, comer e dormir. Isto promove a relação topológica próximo-distante, aberto-fechado, dentro-fora, baixo-alto.

A galeria de madeira é mais que um espaço de transição e de proteção solar; ela é a articulação entre partes, é dentro-fora. Ela abriga os "programas mais informais", revelando gradualmente os espaços, desconstruindo o caminho, proporcionando escala ao jardim, abrindo-se ao fluxo de reminiscências.

Sketch
Sketch

The tectonic wood-gallery is more than a transition space and a sun screen; It is the articulation between parts; It is indoor-outdoor. It hosts the “more informal programs”, gradually revealing spaces, breaking the path, providing scale to the yard, realizing the flow of reminiscences.

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Fenomenológica / Estudio Botteri-Connell" [Casa Fenomenológica / Estudio Botteri-Connell] 24 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/141870/casa-fenomenologica-slash-estudio-botteri-connell> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.