O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Letônia
  5. SZK/Z Architects
  6. 2013
  7. Edifício Dzintaru 32 / SZK/Z Architects

Edifício Dzintaru 32 / SZK/Z Architects

  • 11:00 - 18 Setembro, 2013
  • Traduzido por Isabela Costa
Edifício Dzintaru 32 / SZK/Z Architects
Edifício Dzintaru 32 / SZK/Z Architects, © Martin Kudryavcev
© Martin Kudryavcev

© Martin Kudryavcev © Martin Kudryavcev © Martin Kudryavcev © Martin Kudryavcev + 30

  • Arquitetos

  • Localização

    Jūrmala, Letônia
  • Arquiteto do Projeto

    Uģis Zābers
  • Equipe de Projeto

    Kristīne Grava, Ilva Cimermane, Alvis Petrovskis
  • Design de Interiores

    Zane Tetere
  • Área

    800.0 m²
  • Ano

    2013
  • Fotografias

© Martin Kudryavcev
© Martin Kudryavcev

Descrição enviada pela equipe de projeto. Jūrmala, uma cidade de resorts costeiros localizada a aproximadamente 30 quilômetros da capital da Letônia, Riga, é bem conhecida por sua arquitetura em madeira. A maior parte dos edifícios datam do século XIX e início do século XX, quando a madeira era o material de construção mais comum em Jūrmala. Este patrimônio arquitetônico em madeira pode encontrado em todo território de Jūrmala através de seus ricos entalhes ornamentais.

© Martin Kudryavcev
© Martin Kudryavcev

Os edifícios históricos de Jūrmala representam o Classicismo, o Ecletismo, o Art Noveau e o Romantismo Nacional, bem como figuram alguns exemplares do Funcionalismo. No entanto, a arquitetura - predominantemente residencial - foi adaptada para a escala e o clima de Jūrmala. Como resultado, a arquitetura na cidade é elegante, arejada e rica em detalhes - rendas esculpidas, pequenas torres, cataventos, varandas e janelas com vitrais.

© Martin Kudryavcev
© Martin Kudryavcev

A arquitetura em madeira de Jürmala tem sido reconhecida como única no contexto europeu. Desde 1988, o centro histórico de Jūrmala e algumas áreas residenciais são patrimônios históricos da UNESCO. O novo edifício de três andares está localizado na Dzinaru prospekts 32 - no centro de Jürmala. Os locais badalados de Jürmala ficam a cinco minutos a pé, o mar está logo à frente do terreno, que é adjacente a um parque.

© Martin Kudryavcev
© Martin Kudryavcev

A arquitetura do edifício pode ser considerada uma interpretação do patrimônio em madeira de Jürmala, buscando inspiração nos entalhes ornamentais tradicionais e na escala do tecido urbano existente. No entanto, nas últimas décadas prédios de grande porte estão se tornando mais comuns em Jürmala, já que o valor dos terrenos tem aumentado. Para reduzir visualmente a escala, o novo edifício foi dividido em três volumes interligados, cada um com uma linguagem arquitetônica ligeiramente diferente representando três períodos distintos no desenvolvimento arquitetônico da cidade.

© Martin Kudryavcev
© Martin Kudryavcev

O hall de entrada e o lobby encontram-se no volume central. Os dois volumes adjacentes criam um pequeno pátio de entrada, protegendo a área de acesso da rua. Um estacionamento subterrâneo está localizado abaixo do edifício e do pátio.

© Martin Kudryavcev
© Martin Kudryavcev

Os três volumes do edifício são caracterizados por painéis decorativos ornamentais e grandes panos de vidro que ajudam a refletir a paisagem circundante plena de pinheiros. O volume a noroeste referencia a arquitetura Art Deco, e a forma foi parcialmente moldada de acordo com as árvores mais importantes existentes. Sua fachada é composta por tijolos de mosaico clássico cuja paleta se assemelha a textura da casca de pinheiro e âmbar encontrados no local. A arquitetura do volume a Sudeste é uma derivação das estruturas históricas em madeira, tais como varandas, esculturas tradicionais e painéis de vitrais encontrados por toda cidade de Jūrmala.

© Martin Kudryavcev
© Martin Kudryavcev

No total, existem 21 apartamentos no edifício, que vão de 55 a 166 metros quadrados. Cada apartamento no piso térreo tem um espaço externo, enquanto os apartamentos no segundo e no terceiro andar têm varandas amplas. Os moradores do terceiro andar também podem desfrutar de terraços privados na cobertura.

Fachada Sudeste
Fachada Sudeste

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
SZK/Z Architects
Escritório
Cita: "Edifício Dzintaru 32 / SZK/Z Architects" [Dzintaru 32 / SZK/Z Architects] 18 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/141261/edificio-dzintaru-32-slash-szk-slash-z-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.