Campus Luigi Einaudi / Foster + Partners

Campus Luigi Einaudi / Foster + Partners
© Nigel Young - Foster + Partners
© Nigel Young - Foster + Partners

© Michele D'Ottavio© David Vicario© Nigel Young - Foster + Partners© Nigel Young - Foster + Partners+ 29

  • Supervisão De Obras Civis:Cosimo Turvani, Benedetto Camerana, Carlo Chierto, Franco Mellano, Lorenzo Buonomo
  • Supervisão De Trabalhos Estruturais:Francesco Ossola
  • Supervisão De Serviços Elétricos:Roberto Pomè
  • Supervisão De Serviços Mecânicos:Marco Lazzerini
  • Levantamento Quantitativo:Carlo Chierto
  • Controle De Qualidade:Roberta Cocchiaro
  • Empreiteiros:Codelfa SpA, Edart SpA, Gozzo Impianti SpA
  • Subempreiteiros:Sile costruzioni Srl, La.ga.fer Snc, Schindler SpA, Stalbau Pichler Srl, Canobbio Spa, Focchi SpA, Coiver Srl, BC spazi Srl, Ares Line SpA, Miodino Srl, Lindab Srl, Borio Giacomo Srl
  • Gerente De Projeto:Piero Cornaglia, Antonio Presicce, Aldo Celano, Sabrina Gambino
  • Foster + Partners Equipe De Projeto:David Nelson, Gerard Evenden, John Blythe, Martin Castle, Martina Meluzzi, Giulia Galiberti, Marilu Sicoli
  • Colaboradores:Camerana & Partners - Benedetto Camerana, Giugiaro Architettura Srl - Aldo Cingolani, ICIS Srl - Cosimo Turvani, Mara Luciani, Studio Mellano Associati - Franco Mellano
  • Cidade:Turin
  • País:Itália
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Unindo as faculdades de Direito e Ciência Política dentro de um campus único e moderno para 5 mil estudantes, o projeto criou novas instalações flexíveis para a Universidade de Turim e estabeleceu novas conexões entre a instituição e a comunidade como um todo. O projeto liga o antigo terreno industrial da Italgas na margem sul do Rio Dora com o bairro de Borgo Rossini, regenerando um antigo quarteirão industrial próximo ao centro histórico da cidade, e transformando a antiga fonte de energia de Turim em uma potência educacional para prosperidade futura.

© Michele D'Ottavio
© Michele D'Ottavio

O projeto é uma interpretação moderna do tradicional quadrilátero enclausurado, formado por dois edifícios ligados, unidos por uma única cobertura e organizados em torno de um pátio central. Uma nova biblioteca de quatro andares é alocada ao norte do terreno, paralela ao Rio Dora, tendo as faculdades de Direito e Ciências Políticas ao sul - cada faculdade tem sua entrada própria a partir do pátio central. O pavimento térreo acomoda vestíbulos de leitura, espaços de circulação e socialização, e as salas de aula nos andares mais silenciosos acima. O primeiro nível é visto como um mezanino com um átrio de entrada em pé direito duplo para cada faculdade, animando a rota linear que percorre toda a extensão do edifício. O mezanino do segundo andar incorpora entradas, espaços de estar e de lazer, além de um teto verde no topo da faculdade de Ciências Políticas, fornecendo locais tranquilos para o estudo. As placas do piso são passíveis às mudanças nas prioridades de ensino, e um projeto inovador para o auditório de 500 lugares permite que este seja dividido em dois, com 250 assentos de cada lado.

© Nigel Young - Foster + Partners
© Nigel Young - Foster + Partners

Sensivelmente combinando existentes e eficientes novas estruturas, alguns dos edifícios históricos do terreno foram remodelados para abrigar uma lanchonete e serviços para os estudantes - o antigo edifício da Piccolo Italgas sinaliza a entrada principal do campus, alcançado através dos jardins revitalizados Via Vegezzi. O plano diretor cria um oásis, livre de trânsito, no centro de uma cidade atormentada por congestionamentos - o acesso de veículos é feito pela Corso Farini, onde uma garagem coberta fornece abrigo e rota acessível até à biblioteca e aos edifícios da faculdade. Estabelecendo um extenso espaço de convivência, os edifícios estão cercados por uma série de novos espaços verdes, praças e pátios abertos, convidando as pessoas a adentrarem o campus. O paisagismo conta com um sinuoso "passeio do filósofo", assim como novos percursos ribeirinhos e rotas pedonais que promovem o movimento e a vivacidade do local e ligam-se à via férrea e aos serviços de ônibus locais. Além disso, mais de 7.200 metros quadrados de azulejos de pavimentação fotocatalíticos foram utilizados na difícil tarefa de neutralizar os efeitos poluentes da poeira.

© Nigel Young - Foster + Partners
© Nigel Young - Foster + Partners

Os prédios incorporam uma série de funcionalidades para a poupança de energia, desde estratégias passivas tais como o telhado inclinado, cuja profundidade é determinada pela análise do caminho solar, até a pesquisa da quantidade de energia incorporada pelos materiais - a equipe de projeto especificou a madeira com certificado FSC para todo o prédio, incluindo madeiramento Ajus para os painéis acústicos no teto da biblioteca e bambus sustentáveis pavimentando o hall da graduação. A combinação entre iluminação natural e artificial reduz o uso de energia em quase 20%, sistemas inteligentes de controle da edificação asseguram a eficiência operacional e uma fonte tri-generation fornece aquecimento e arrefecimento, enquanto exige até a 20% menos que as instalações de plantas individuais.

© David Vicario
© David Vicario

Gerard Evenden, Senior Partner, Foster + Partners: "Como uma série de nossos projetos educacionais, um dos objetivos centrais do nosso projeto para a Unversidade de Turim foi trazer um ambiente social e amigável ao campus com novos espaços públicos e instalações compartilhadas com a comunidade. Colocando o refeitório, livraria e lanchonete no centro do terreno ajudou a criar um destino a esta antiga área industrial, e a combinação entre os novos e remodelados edifícios fornecem marcos para o local. O projeto também mostra nosso comprometimento com o design sustentável - como o Instituo Masdar, o primeiro edifício deste tipo a ser completamento movido a energia solar, o edifício de Turim apresenta uma série de estrategias passivas e ativas para evitar o desperdício e reduzir a energia gasta, o espaço verde amigável ao pedestre é um oasis no centro de uma cidade atribulada."

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Torino, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Campus Luigi Einaudi / Foster + Partners" [Campus Luigi Einaudi / Foster + Partners] 05 Set 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-138753/campus-luigi-einaudi-slash-foster-plus-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.