O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Instituto
  4. Itália
  5. Foster + Partners
  6. 2013
  7. Campus Luigi Einaudi / Foster + Partners

Campus Luigi Einaudi / Foster + Partners

  • 19:00 - 5 Setembro, 2013
  • Traduzido por Isabela Costa
Campus Luigi Einaudi / Foster + Partners
© Nigel Young - Foster + Partners
© Nigel Young - Foster + Partners
  • Arquitetos

  • Localização

    Lungo Dora Siena, Torino, Itália
  • Gerente de Projeto

    Piero Cornaglia, Antonio Presicce, Aldo Celano, Sabrina Gambino
  • Foster + Partners - Equipe de Projeto

    David Nelson, Gerard Evenden, John Blythe, Martin Castle, Martina Meluzzi, Giulia Galiberti, Marilu Sicoli
  • Colaboradores

    Camerana & Partners - Benedetto Camerana, Giugiaro Architettura Srl - Aldo Cingolani, ICIS Srl - Cosimo Turvani, Mara Luciani, Studio Mellano Associati - Franco Mellano
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Michele D'Ottavio © David Vicario © Nigel Young - Foster + Partners © Nigel Young - Foster + Partners + 29

  • Supervisão de Obras Civis

    Cosimo Turvani, Benedetto Camerana, Carlo Chierto, Franco Mellano, Lorenzo Buonomo
  • Supervisão de Trabalhos Estruturais

    Francesco Ossola
  • Supervisão de Serviços Elétricos

    Roberto Pomè
  • Supervisão de Serviços Mecânicos

    Marco Lazzerini
  • Levantamento Quantitativo

    Carlo Chierto
  • Controle de Qualidade

    Roberta Cocchiaro
  • Empreiteiros

    Codelfa SpA, Edart SpA, Gozzo Impianti SpA
  • Subempreiteiros

    Sile costruzioni Srl, La.ga.fer Snc, Schindler SpA, Stalbau Pichler Srl, Canobbio Spa, Focchi SpA, Coiver Srl, BC spazi Srl, Ares Line SpA, Miodino Srl, Lindab Srl, Borio Giacomo Srl
Campus Luigi Einaudi / Foster + Partners, © Nigel Young - Foster + Partners
© Nigel Young - Foster + Partners

Descrição enviada pela equipe de projeto. Unindo as faculdades de Direito e Ciência Política dentro de um campus único e moderno para 5 mil estudantes, o projeto criou novas instalações flexíveis para a Universidade de Turim e estabeleceu novas conexões entre a instituição e a comunidade como um todo. O projeto liga o antigo terreno industrial da Italgas na margem sul do Rio Dora com o bairro de Borgo Rossini, regenerando um antigo quarteirão industrial próximo ao centro histórico da cidade, e transformando a antiga fonte de energia de Turim em uma potência educacional para prosperidade futura.

© Michele D'Ottavio
© Michele D'Ottavio

O projeto é uma interpretação moderna do tradicional quadrilátero enclausurado, formado por dois edifícios ligados, unidos por uma única cobertura e organizados em torno de um pátio central. Uma nova biblioteca de quatro andares é alocada ao norte do terreno, paralela ao Rio Dora, tendo as faculdades de Direito e Ciências Políticas ao sul - cada faculdade tem sua entrada própria a partir do pátio central. O pavimento térreo acomoda vestíbulos de leitura, espaços de circulação e socialização, e as salas de aula nos andares mais silenciosos acima. O primeiro nível é visto como um mezanino com um átrio de entrada em pé direito duplo para cada faculdade, animando a rota linear que percorre toda a extensão do edifício. O mezanino do segundo andar incorpora entradas, espaços de estar e de lazer, além de um teto verde no topo da faculdade de Ciências Políticas, fornecendo locais tranquilos para o estudo. As placas do piso são passíveis às mudanças nas prioridades de ensino, e um projeto inovador para o auditório de 500 lugares permite que este seja dividido em dois, com 250 assentos de cada lado.

© Nigel Young - Foster + Partners
© Nigel Young - Foster + Partners

Sensivelmente combinando existentes e eficientes novas estruturas, alguns dos edifícios históricos do terreno foram remodelados para abrigar uma lanchonete e serviços para os estudantes - o antigo edifício da Piccolo Italgas sinaliza a entrada principal do campus, alcançado através dos jardins revitalizados Via Vegezzi. O plano diretor cria um oásis, livre de trânsito, no centro de uma cidade atormentada por congestionamentos - o acesso de veículos é feito pela Corso Farini, onde uma garagem coberta fornece abrigo e rota acessível até à biblioteca e aos edifícios da faculdade. Estabelecendo um extenso espaço de convivência, os edifícios estão cercados por uma série de novos espaços verdes, praças e pátios abertos, convidando as pessoas a adentrarem o campus. O paisagismo conta com um sinuoso "passeio do filósofo", assim como novos percursos ribeirinhos e rotas pedonais que promovem o movimento e a vivacidade do local e ligam-se à via férrea e aos serviços de ônibus locais. Além disso, mais de 7.200 metros quadrados de azulejos de pavimentação fotocatalíticos foram utilizados na difícil tarefa de neutralizar os efeitos poluentes da poeira.

© Nigel Young - Foster + Partners
© Nigel Young - Foster + Partners

Os prédios incorporam uma série de funcionalidades para a poupança de energia, desde estratégias passivas tais como o telhado inclinado, cuja profundidade é determinada pela análise do caminho solar, até a pesquisa da quantidade de energia incorporada pelos materiais - a equipe de projeto especificou a madeira com certificado FSC para todo o prédio, incluindo madeiramento Ajus para os painéis acústicos no teto da biblioteca e bambus sustentáveis pavimentando o hall da graduação. A combinação entre iluminação natural e artificial reduz o uso de energia em quase 20%, sistemas inteligentes de controle da edificação asseguram a eficiência operacional e uma fonte tri-generation fornece aquecimento e arrefecimento, enquanto exige até a 20% menos que as instalações de plantas individuais.

© David Vicario
© David Vicario

Gerard Evenden, Senior Partner, Foster + Partners: "Como uma série de nossos projetos educacionais, um dos objetivos centrais do nosso projeto para a Unversidade de Turim foi trazer um ambiente social e amigável ao campus com novos espaços públicos e instalações compartilhadas com a comunidade. Colocando o refeitório, livraria e lanchonete no centro do terreno ajudou a criar um destino a esta antiga área industrial, e a combinação entre os novos e remodelados edifícios fornecem marcos para o local. O projeto também mostra nosso comprometimento com o design sustentável - como o Instituo Masdar, o primeiro edifício deste tipo a ser completamento movido a energia solar, o edifício de Turim apresenta uma série de estrategias passivas e ativas para evitar o desperdício e reduzir a energia gasta, o espaço verde amigável ao pedestre é um oasis no centro de uma cidade atribulada."

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Foster + Partners
Escritório
Marco Visconti
Escritório
Cita: "Campus Luigi Einaudi / Foster + Partners" [Campus Luigi Einaudi / Foster + Partners] 05 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/138753/campus-luigi-einaudi-slash-foster-plus-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.