Igreja San Jorge / Tabuenca & Leache

Igreja San Jorge / Tabuenca & Leache
© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute
Pamplona, Espanha
  • Arquitetos: Fernando Tabuenca González, Jesús Leache Resano
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2746
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008
  • Fotógrafo Fotografias:  Pedro Pegenaute, José Manuel Cutillas

© José Manuel Cutillas© José Manuel Cutillas© Pedro Pegenaute© José Manuel Cutillas+ 25

  • Colaboradores:Alejandro Sánchez (projeto), Javier Zalacain (direção), arquitetos - José Luis Sola Labari, Arturo Pérez Espinosa, arquitetura técnica - Susana Iturralde, estrutura - GE & Asociados S.L., engenharia
  • Promotor:Arzobispado de Pamplona-Tudela
  • Construtora:Construcciones VDR
Mais informaçõesMenos informações
© José Manuel Cutillas
© José Manuel Cutillas

Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa contemplava a construção de uma igreja para 400 pessoas, dentro da qual, uma capela poderia permitir o uso diário para 100 pessoas. O centro paroquial inclui também escritórios, salas para usos diversos, classes para catequese, duas habitações para sacerdotes e uma para visitas.

© José Manuel Cutillas
© José Manuel Cutillas

O planejamento urbanístico previa a implantação do edifício no centro de um espaço rodeado por prédios habitacionais com um gabarito de oito pavimentos: uma situação difícil de lidar. Tal implantação desaloja duas sub-praças em ambos os lados do terreno. A relação com estas praças e sua conexão foram o ponto de apoio no momento de projetar o edifício.

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute
Corte
Corte
© José Manuel Cutillas
© José Manuel Cutillas

A igreja é construída perpendicularmente à principal avenida do bairro, seguindo a sequencia dos edifícios que a acompanham, assumindo, assim, algumas regras que a ajudam a ocupar sua implantação com naturalidade e discrição. Um amplo átrio cumpre as funções do vestíbulo exterior, colocando em relação as praças mencionadas, acrescentando um interessante episódio urbano para quem sempre o atravessa, e serve de ponto de encontro e recolhimento como passo prévio à entrada no templo, conectando este com o centro paroquial. Neste último, as casas dos sacerdotes são situadas no pavimento superior. Um pátio elevado que percorre toda a longitude da fachada permite que ela seja iluminada sem problemas de privacidade.

© José Manuel Cutillas
© José Manuel Cutillas
Planta
Planta
© José Manuel Cutillas
© José Manuel Cutillas

Três peças (átrio, templo e centro paroquial) se fundem sob uma pele e imagem única, conferem ao conjunto um certo caráter de igreja-fortaleza que se defende do que a rodeia, mas também cria uma tela de fundo neutra como contraposição ao entorno edificado.

Originalmente publicado em Agosto 29, 2013

© José Manuel Cutillas
© José Manuel Cutillas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pamplona, Navarra, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Igreja San Jorge / Tabuenca & Leache" [San Jorge Church / Tabuenca & Leache] 07 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/137462/igreja-san-jorge-slash-tabuenca-and-leache> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.