O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Pequena Escala
  4. Espanha
  5. Tallerdarquitectura
  6. 2010
  7. Cau i balcó / Tallerdarquitectura

Cau i balcó / Tallerdarquitectura

Cau i balcó / Tallerdarquitectura
 Cau i balcó / Tallerdarquitectura, Cortesia de Tallerdarquitectura
Cortesia de Tallerdarquitectura

Cortesia de Tallerdarquitectura Cortesia de Tallerdarquitectura Cortesia de Tallerdarquitectura Cortesia de Tallerdarquitectura + 9

Cortesia de Tallerdarquitectura
Cortesia de Tallerdarquitectura

" O que é um banco? Um lugar para ler, um espaço de relaxamento e contemplação, uma plataforma onde dormir, um momento para recordar, um lugar onde socializar...".

Este projeto se iniciou com a recuperação durante um ano de material procedente de desperdícios da indústria da construção: paletes de madeira, chapas perfuradas, perfis metálicos, sobras de tiras, etc... Todo este amterial foi manipulado para poder ser reutilizado: limpeza, extração de pregos, polimento de cantos e um longo etc. Depois foi armazenado para em seguida proporcionar-lhe um novo uso.

Cortesia de Tallerdarquitectura
Cortesia de Tallerdarquitectura

Surgiu assim a ideia de otimizar os recursos existentes sem necessidade de descartar de forma indiscriminada o que aparentemente resultava desnecessário. Um exercício de criatividade para voltar a dar vida a todo aquele que já não servia para o seu uso inicial. Passado um tempo se iniciou a fase de projeto e construção que, de maneira não ortodoxa, surgiu de um material já existente e limitado. Se concebeu, então, a materialização de um grande banco, quase como um exercício de mudança de escada e ao mesmo tempo uma representação do que este representava.

Cortesia de Tallerdarquitectura
Cortesia de Tallerdarquitectura

Assim então se projetou uma plataforma de madeira onde se pretendia reunir de forma simultânea aquilo que se pode associar a um banco. Para o arquiteto significava que as possibilidades se multiplicavam para promover uma maior interação social daquilo que utilizavam, e ao mesmo tempo, uma melhor flexibilidade do elemento em relação com o entorno e em função do propósito do usuário. O elemento é capaz de ser transportado dobrando a vela. Por meio de rodas, se pode deslocar para situá-lo na sombra de uma árvore no verão ou debaixo do sol no inverno, convertendo-se assim em um espaço de contemplação e relaxamento na agitação das cidades, em um parque, perto de um calçadão marítimo ou simplesmente no jardim de casa.

Cortesia de Tallerdarquitectura
Cortesia de Tallerdarquitectura

O cubo de madeira vai abrindo passagem ao tempo que vai perdendo sua matéria, assim como o elemento torna-se um processo, sua vivência também, desde um lugar mais íntimo para um completamente aberto.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: " Cau i balcó / Tallerdarquitectura" [ Cau i balcó / Tallerdarquitectura] 28 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/136508/cau-i-balco-slash-tallerdarquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.