O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Fábrica
  4. Espanha
  5. Manuel Ruisánchez arquitecto
  6. 2012
  7. FABRA & COATS / Manuel Ruisánchez arquitecto & Francesc Bacardit architects

FABRA & COATS / Manuel Ruisánchez arquitecto & Francesc Bacardit architects

FABRA & COATS / Manuel Ruisánchez arquitecto & Francesc Bacardit architects
FABRA & COATS / Manuel Ruisánchez arquitecto & Francesc Bacardit architects, © Shlomi Almagor
© Shlomi Almagor

© Ferran Mateo © Ferran Mateo © Ferran Mateo © Shlomi Almagor + 27

© Shlomi Almagor
© Shlomi Almagor

Descrição enviada pela equipe de projeto. A estrutura central do complexo Fabra & Coats é um edifício de quatro pavimentos consistente de três corpos justapostos. Um grande bloco a oeste e dois menores orientados a leste e norte. Apoiando-se na fachada leste do grande edifício, uma construção térrea abriga o aquecedor, que abastece toda Fabra & Coats. Construído em 1910, tem um total de 14.000 m².

© Ferran Mateo
© Ferran Mateo

A intervenção no conjunto, com grande respeito às existências, foi uma recuperação do espaço industrial. Apesar da complexidade do programa - uma "fábrica" de criação artística, uma escola de artes e um centro de preservação histórica, incluindo um Museu do Trabalho -, os elementos construtivos foram mantidos, bem como os sistemas originais.

A organização dos acessos e circulações no térreo permite uma distribuição clara dos diferentes programas funcionais, uma ocupação fácil e clareza nos espaços que os contém, garantindo o funcionamento adequado das partes mais agitadas do edifício: as áreas de uso comum. Os andares superiores abrigam os programas de criação e treinamento.

© Ferran Mateo
© Ferran Mateo

O bloco principal concentra as atividades. Os dois outros volumes, independentes por suas características e dimensões, são usados para apoio e administração do centro e relaciona-se mais diretamente com o público.

© Judit Contreras
© Judit Contreras

A estratégia adotada foi a inclusão de componentes tecnológicos (novo shaft de sistemas, sistema de som, etc.) que podem acomodar funções específicas e uma divisão flexível do espaço foi projetada com um sistema de cabos e divisórias de tecido que permite a mudança dos espaços conforme a necessidade.

Planta
Planta

As estruturas criadas com as divisórias podem ser instaladas em diferentes alturas conforme a demanda por privacidade e o tipo de trabalho a ser executado. Flexibilidade também é alcançada com uma variedade de espessuras e transparências dos materiais usados. Quando é exigida certa resistência - especialmente na necessidade de isolamento vertical - são utilizados elementos rígidos, no caso madeira reciclada, que cria as "caixas de música" que são dispostas, sempre que possível, próximas ao shaft.

© Shlomi Almagor
© Shlomi Almagor

No andar superior, com o objetivo de conseguir um espaço mais alto e mais diáfano para atividades de circo, dança e teatro, duas fileiras de pilares são suportadas por um sistema de vigas vierendeel que ainda criam claraboias na cobertura.

© Shlomi Almagor
© Shlomi Almagor

Quanto às fachadas, a intervenção buscou demolir certas adições posteriores e restaurar a forma do edifício, recuperando sua imagem original.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Manuel Ruisánchez arquitecto
Escritório
Francesc Bacardit architects
Escritório
Cita: "FABRA & COATS / Manuel Ruisánchez arquitecto & Francesc Bacardit architects" [FABRA & COATS / Manuel Ruisánchez arquitecto & Francesc Bacardit architects] 25 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/136449/fabra-and-coats-slash-manuel-ruisanchez-arquitecto-and-francesc-bacardit-architects> ISSN 0719-8906