O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Primeiro Lugar em Concurso de Projeto e Construção do Campus Universitário Supsi em Lugano

Primeiro Lugar em Concurso de Projeto e Construção do Campus Universitário Supsi em Lugano

Primeiro Lugar em Concurso de Projeto e Construção do Campus Universitário Supsi em Lugano
Primeiro Lugar em Concurso de Projeto e Construção do Campus Universitário Supsi em Lugano, Cortesia de Cruz y Ortiz Arquitectos
Cortesia de Cruz y Ortiz Arquitectos

Comunicado à imprensa. Cruz y Ortiz Arquitectos obteve o primeiro lugar para o projeto e construção da Scuola Universitaria Professionale Della Svizzera Italiana (SUPSI) em Lugano (Suíça), um projeto que tem u orçamento final de 55 milhões de euros. De acordo com o júri, Cruz e Ortiz tem o desafio de recuperar o terreno perto da estação existente para criar um campus universitário. 

O júri composto por planejadores, arquitetos e representantes do SUPSI e SBB valorizaram a inclusão no contexto, a qualidade dos espaços internos e externos, a função, a organização, os custos e a sustentabilidade. A SBB como cliente confirma a opinião do painel de especialistas e ressaltam a validade do método de trabalho adotado para enfrentar de forma eficaz um tema complexo em um contexto sensível, como a estação de trem de Lugano e a "estação de trincheira" de Massagno. Para as empresas organizadoras também é importante o modo de funcionamento adotado. Sem dúvida levou à identificação da solução que melhor satisfazia as expectativas do cliente desde o urbanismo, a arquitetura e funcionalidade, com a possibilidade de realizar um novo projeto capaz de alcançar os objetivos desejados de sustentabilidade.

Todos os detalhes a seguir.

Descrição dos arquitetos. O terreno junto à estação de Lugano é longo, estreito e cheio de condicionantes: a proximidade das vias férreas, o muro da estação, um túnel que a atravessa por baixo, outro túnel em seu limite norte, a obrigatoriedade de permitir o tráfico de várias linhas de ônibus e a futura conexão com o campus SUPSI sobre a trincheira. E é este terreno pequeno e muito condicionado que vai abrigar um programa acadêmico grande e complexo.

Cortesia de Cruz y Ortiz Arquitectos
Cortesia de Cruz y Ortiz Arquitectos

Nosso propósito foi encontrar uma ideia central para a totalidade do projeto. Isso foi conseguido através de um duplo escalonamento, tanto em planta quanto em altura, que permite fracionar o volume e incorporar com naturalidade os distintos usos.

Cortesia de Cruz y Ortiz Arquitectos
Cortesia de Cruz y Ortiz Arquitectos

Em planta, a linha quebrada vai seguindo e se adaptando à inclinada constituída pela base, gerando em cada nível acessos diferentes ao edifício. Também na altura o edifício é escalonado e sobre gradualmente, gerando um novo volume, onde se localiza o programa demandado pela SUPSI.

Cortesia de Cruz y Ortiz Arquitectos
Cortesia de Cruz y Ortiz Arquitectos

Uma espinha longitudinal interna articula todo o edifício dando continuidade interior que permite uma adaptação muito flexível ás mudanças de programa ao longo do tempo. Nela se incluem os núcleos de comunicação vertical, os banheiros, os espaços de serviços e as circulações horizontais.

Paralelamente ao eixo de vias, o edifício se apoia na plataforma número um, praticamente o incorpora e faz subir, dando ênfase ao volume. Este recurso permitirá conectar com naturalidade o futuro campus SUPSI, a ser construído cobrindo a trincheira; agora uma verdadeira ferida urbana. Assim, propusemos justapor a trincheira coberta e a própria estação, evitando a área intermediária e indefinida proposta na convocação do concurso.

Cortesia de Cruz y Ortiz Arquitectos
Cortesia de Cruz y Ortiz Arquitectos

Sobre Cruz y Ortiz Arquitectos

Dirigido por Antonio Ortiz e Antonio Cruz desde 1971, com escritórios em Sevilha e Amsterdã, o Estúdio Cruz y Ortiz Arquitectos é um dos estúdios espanhóis de referência, com mais de 15 anos de experiência trabalhando no exterior. O estúdio desenvolve atualmente a adaptação do estádio da Comunidade de Madrid para Estádio de Atlético de Madrid e possível estádio Olímpico para a candidatura de Madrid 2020, e o Campus de la Salud em Granada. Recentemente inaugurada, uma de suas obras mais referenciais, a ampliação do Rijksmuseum, ganhou também o concurso para Estadio e Dotación Deportiva em Lugano, Suíça. Já trabalharam antes da Suíça, especificamente Basiléia, com a remodelação e ampliação da Estação de Ferrocarril, junto com Sandra Giraudi.

  • Concurso

    Projeto e construção do Campus Universitário Supsi em Lugano
  • Premio

    Primeiro Lugar
  • Arquitetos

  • Localização

    Estação na Cuidad Alta, Scuola universitaria professionale della Svizzera italiana (SUPSI)
  • Arquitetos Colaboradores

    Giordano Baly (coordinación) David García, Vesna Poljancic , Borja Sallago
  • Arquiteto Local

    Giraudi Radczuweit
  • Engenharia estrutural

    Fürst Laffranchi Bauingenieure
  • Engenharia de transporte

    Citec Ingénieurs Conseils
  • Infografia

    Cruz y Ortiz arquitectos: Alejandro Álvarez
  • Cliente

    SBB CFF FFS
  • Orçamento estimado

    € 55.000.000
  • Área

    25.0 m2
  • Ano

    2013
  • Fotografia

    Cortesia de Cruz y Ortiz Arquitectos

Ver a galeria completa

Cita: Cabezas, Constanza. "Primeiro Lugar em Concurso de Projeto e Construção do Campus Universitário Supsi em Lugano" [Primer Lugar Concurso Diseño y Construcción del Campus Universitario Supsi en Lugano] 24 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Marcon, Naiane) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/136149/primeiro-lugar-em-concurso-de-projeto-e-construcao-do-campus-universitario-supsi-em-lugano> ISSN 0719-8906