O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. DCPP arquitectos
  6. 2010
  7. Calero / DCPP arquitectos

Calero / DCPP arquitectos

Calero / DCPP arquitectos
Calero / DCPP arquitectos, © Onnis Luque
© Onnis Luque

© Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque + 20

  • Arquitetos

  • Localização

    Cidade do México, México
  • Arquitetos Responáveis

    Pablo Pérez Palacios, Alfonso de la Concha Rojas
  • Cálculo Estrutural

    Rodolfo Valles Mattox
  • Construção

    DCPP Construcciones
  • Área

    90 m²
  • Ano do Projeto

    2010
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Calero é um projeto residencial que está localizado em San Angel, ao sul da Cidade do México. O terreno já contava com uma pequena construção de tijolos e telhas, cujas configurações teriam que ser respeitadas e reaproveitadas. Para o projeto, deveria ser gerada uma nova proposta com o menor custo, mínimo de materiais e com a menor quantidade de elementos.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Este projeto foi concebido sob a premissa de reutilizar os elementos necessários para materializar uma obra arquitetônica, sendo neste caso as fôrmas de madeira, e em específico, o Polín.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

O material que seria considerado resíduo de obra se converte na própria obra e é tratado e utilizado com honestidade, sendo que quando reutilizado, não se modifica, apenas muda seu estado.

O projeto foi resolvido partindo do material de desperdício de uma obra para criar um espaço habitável. As sobras de materiais se convertem nos elementos principais para a construção.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

É o material que define as dimensões, estrutura e os acabamentos do projeto, desta maneira obtém-se uma dualidade conceitual onde o material é utilizado como se pode, sem cubri-lo ou ocultá-lo, mas evidenciando-o com a maior honestidade; ao mesmo tempo se cria uma consciência de reciclagem que faz com que esta obra seja sustentável em todos os aspectos, não apenas em termos ecológicos, mas também sociais e teóricos.

Cortes
Cortes

A madeira que foi utilizada como fôrma para outras obras, em Calero ocupa um lugar central em termos estéticos e estruturais, convertendo-se em piso, parede, coluna, viga e até em elementos de brises.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Para a cobertura foram utilizados painéis de telhas metálicas por seu caráter leve e econômico. Entretanto, teve seu funcionamento melhorado agregando tubos de papelão (de 2 polegadas de espessura) conseguidos como sobras de uma loja de telas, utilizadas aqui como isolante térmico e acústico, formando uma câmara de ar.

Optou-se por utilizar um método de construção à seco, ou seja, sem utilizar concreto, utilizando alguns elementos pré-fabricados e montando em obra, com o objetivo de reduzir custos. Isto resultou numa construção cujo orçamento é aproximadamente apenas 25% de uma obra convencional.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
DCPP arquitectos
Escritório
Cita: "Calero / DCPP arquitectos" [Calero / DCPP arquitectos] 22 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/135869/calero-slash-dcpp-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.