O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Cultural
  4. França
  5. Richard + Schoeller Architectes
  6. 2012
  7. Centro Cultural de Sedan / Richard + Schoeller Architectes

Centro Cultural de Sedan / Richard + Schoeller Architectes

Centro Cultural de Sedan / Richard + Schoeller Architectes
© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

© Sergio Grazia © Sergio Grazia © Sergio Grazia © Sergio Grazia + 31

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro cultural ocupa um local privilegiado no centro da cidade de Sedan no norte da França, às margens do Rio Meuse, conformado pelos quatro paralelepípedos suspensos, que enquadram a paisagem a partir do espaço central do teatro.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

Através das aberturas envidraçadas, algumas anunciando o propósito do volume com letras verticais em concreto, é fácil ver o que acontece no interior: dança ao norte, movimento no sul e, no terraço mirando o Meuse, o Centro da Juventude e da Cultura. A fachada sul, voltada para a Rue de Ternaux é um simples plano de concreto. Composta de dois módulos horizontais, é emoldurada pelos volumes superiores. O espaço público centro cultural abre-se aos quatro lados da praça.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

A elevação dos blocos libera o solo urbano, permitindo o passeio do olhar, abrigando a passagem entre interior e exterior da Place Calonne, que mira a ilha. No térreo, a praça e os antigos edifícios vizinhos, o átrio, a administração e o teatro constituem um todo dinâmico, um espaço onde a cultura se abre para a cidade.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

O átrio abre-se para o rio, convidando os visitantes para dentro. O espaço multiuso é equipado com palco e plateia retráteis, fazendo possível transformá-lo em um espaço livre com 350 m². Na parte anterior, os bastidores conectam-se diretamnte à rua. Acima, o estúdio de dança é modulado conforme o palco, contribuindo para os ensaios.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

A cozinha baixo funciona como um café, abrindo-se em direção à ponte sobre o Meuse ao norte. No geral, esta forma atrativa se expressa como uma arquitetura poderosa que ainda assim retém sua dimensão humana e respeita o ambiente urbano, contribuindo, graças à sua flexibilidade, acessibilidade e transparência, ao papel comunitário deste lugar de cultura.

Planta - Primeiro Pavimento
Planta - Primeiro Pavimento

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Centro Cultural de Sedan / Richard + Schoeller Architectes" [Sedan Cultural Center / Richard + Schoeller Architectes] 21 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/135742/centro-cultural-de-sedan-slash-richard-plus-schoeller-architectes> ISSN 0719-8906