Menção Concurso Plaza Mayor e Eixo Turístico Cultural Centro Histórico De Huamanga

Continuando com os vencedores do Concurso de ideas para la Plaza Mayor e Eixo Turístico Cultural Centro Histórico De Huamanga convocado pela Prefeitura Provincial De Huamanga, convocado pelo Ministério da Habitação, Construção e Saneamento, o Colégio de Arquitetos Regional de Ayacucho e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.

Haviamos apresentado o Primero lugar, e agora apresentaremos a equipe vencedora de uma menção honrosa. A seguir imagens e palavras dos vencedores.

Cortesia de Equipo Segundo Lugar

Descrição dos arquitetos. Nossa ideia central era reforçar o papel do espaço público de cada uma das praças localizadas no eixo cultural e em tensão direta com a Plaza Mayor. Assim como a ideia primária tenta integrar o eixo viário-pedestre aos espaços urbanos históricos. Nossa proposta pretende reativar o uso dos espaços urbanos - muitos deles atualmente relegados. Começamos pelo desejo de dar fluidez ao eixo turístico propondo um percurso em um único nível (onde são organizados o viário e passeio para pedestres). Isso possibilitará o uso simultaneo ou exclusivo destas circulações de acordo com a programação ou eventos especiais.

Propomos que as praças sejam ocupadas e vivenciadas na íntegra, deixando de lado os espaços fechados para o tráfego livre com jardins reticulares e elementos urbanos meramente ornamentais. A nova praça será adequada para o cidadão em toda a sua superfície, criando uma "praça seca" onde a área verde é apresentada de maneira pontual, dando importância as árvores como um elementos naturais de sombreamento. Esta nova praça expande e integra-se aos caminhos, às calçadas e aos átrios das igrejas eliminando os níveis existentes. As circulações de pedestres e veículos agora são delimitadas apenas por pilaretes.

Cortesia de Equipo Segundo Lugar

Para o tratamento do piso, tanto no eixo quanto nas praças, utilizamos cores diferentes e alguns tipos de pedras da região de Ayacucho, o que nos permite propor diferentes texturas e quadrantes. Propomos também o uso de metal para algumas peças de mobiliário urbano e a madeira como material de contato em bancos e cadeiras. Cada praça foi projetada segundo dois critérios; uma linha comum de projeto para a proposta como um todo e uma linha diferenciada de acordo com as exigências de cada uma das atividades públicas do espaço, seu uso, eventos, entorno natural, etc. Como política de conservação do patrimônio e da ordem urbana, visamos regulamentar a utilização de sinais e anúncios para um único material e cor. Além disso, é proibido o uso de banners temporários.

PLAZA MAYOR

Ayacucho é uma cidade tradicional. As festas anuais da Semana Santa persistiram mesmo em tempos de violência e continuam sendo a principal fonte de esperança. A Plaza Mayor foi estabelecida há anos como o centro nervoso das festividades.

Cortesia de Equipo Segundo Lugar

A intervenção reivindica a idéia original da praça do início de 1900: uma esplanada com um mercado comercial e de superficie seca, primeiro de chão de terra e, em seguida, de pedra a partir de 1930. Propomos portanto uma esplanada seca ascendente paralela à inclinação das ruas Arequipa e Cuzco. Devido a esta padronização de níveis, a praça poderá ser utilizada em toda sua extensão para as festas da Semana Santa.

Cortesia de Equipo Segundo Lugar

Árvores nativas são mantidas, somadas a algumas outras, servindo como sombra e abrigo. Bancos de pedra reafirmam a posição arbórea e da área verde em torno destas. O traçado da praça é desenvolvido através de um a cruz, que forma quatro quadrantes com um centro  abrigando a estátua de Antonio José de Sucre. O centro da cruzeta será trabalhada em diferentes tons de pedra para estabelecer um diálogo com os desenhos dos tapetes de flores durante a Semana Santa. Um dos quadrantes se projeta como um átrio, que continua até o espaço público da Catedral, onde há uma cruz. Queremos que a população recupere o espaço total da praça, assim, retiramos grades e outros elementos impediam o acesso.

Praça Carranza

Início do eixo. Expansão da praça sobre a Jr. 09 de Dezembro e o átrio da Igreja Santo Domingo. Praça, jirón e átrio plano, preservando a inclinação topográfica e gerando uma esplanada rampada com acessibilidade total. Concentração de área verde e área de bancos.

Este espaço urbano deve ser integrado ao átrio da igreja e às ruas que formam a interseção. Nossa proposta elimina a distribuição atual da praça. Ele oferece uma planície lisa e inclinada naturalmente; uma superfície contínua a partir do ponto mais alto da praça até o início do átrio. Propomos remover as grades que cercam o átrio da igreja, para integrar este espaço com a cidade. A Cruz de Santo Domingo permanece como um elemento histórico. As circulações de pedestres e veículos são separadas usando pilaretes.

Cortesia de Equipo Segundo Lugar

Praça Ccalamaqui e Praça San Francisco de Asís

Ambas as praças são ligadas em nível com total acessibilidade. Alterar o acesso para carga / descarga no mercado e novos usos em seu perímetro. Concentração de área verde. Pedestrialização da Jr. Vivanco para valorizar o Arco do Triunfo.

Propomos a pedonalização completa da rua, que funcionaria como um elemento de integração entre a igreja e o átrio do mercado. Especificamente, a grade perto da praça Ccalamaqui é removida e propõe-se uma escada que leva até a rua. Na superfície elevada do mercado propomos áreas verdes pontuais e pontos de venda ambulante (flores). Propõe-se peatonalizar também os dois quarteirões de Jirón Vivanco para agregar valor ao Arco do Triunfo de Huamanga e incorporá-lo a praça. O serviço de carga e descarga do mercado se daria pela rua de trás (Rua Miguel Grau)

Cortesia de Equipo Segundo Lugar

Praça San Juan

Criando um novo espaço público integrado ao eixo cultural. Valorização e novo átrio para a Igreja San Juan. Maior dinamismo ao comércio nesta área.

Praça Santa Teresa

Integração espacial entre a igreja e a praça, em uma só planície. Integração da praça e a beira do riacho gerando novo espaço urbano. Maior valorização do ambiente natural e criação de uma grande área verde para fruição pública.

Para estender a utilidade desta praça, propomos integrar o espaço átrio da igreja para o mesmo riacho. O átrio é ampliado e o antigo parque converte-se em uma encosta verde, organizada como terraços, até o nível do rio quando seco. Ambos os lados do rio se tornam passeios de pedestres. Espera-se que durante a estação chuvosa, toda a área possa ser alagada, e que depois retorne ao seu estado seco. Bancos e plantas são propostas ao longo do átrio lateral da igreja.

Cortesia de Equipo Segundo Lugar

Praça San Pablo

É o arremate do eixo cultural. Tendo em vista a presença do Arco da Alameda, a proposta nesta área é limitada a criar uma área de repouso ao longo da curva da via, colocando bancos e área verde concentrada. É proposta a nivelação da pista e do percurso de pedestres, usando as  telha de pedra nos outros espaços.

  • Concurso

    Concurso Plaza Mayor Y Eje Turístico Cultural Centro Histórico De Huamanga
  • Premio

    Menção
  • Arquitetos

    Juan Carlos Burga Campodónico, Cynthia Seinfeld Lemlig, Jorge Draxl Arce
  • Localização

    Huamanga, Peru
  • Renders, imagens e edição

    Marco Arévalo
  • Ano de Projeto

    2013
  • Fotografias

    Cortesia de Equipo Segundo Lugar

Galeria de Imagens

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Cita: Cabezas, Constanza. "Menção Concurso Plaza Mayor e Eixo Turístico Cultural Centro Histórico De Huamanga " [Mención Concurso Plaza Mayor y Eje Turístico Cultural Centro Histórico de Huamanga ] 26 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-135697/mencao-concurso-plaza-mayor-e-eixo-turistico-cultural-centro-historico-de-huamanga> ISSN 0719-8906

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