O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Mesa Redonda "Como posso transformar minha cidade?" / Ciclo Rotas Centro

Mesa Redonda "Como posso transformar minha cidade?" / Ciclo Rotas Centro

  • 00:10 - 21 Outubro, 2013
Mesa Redonda "Como posso transformar minha cidade?" / Ciclo Rotas Centro
Mesa Redonda "Como posso transformar minha cidade?" / Ciclo Rotas Centro

O Rio de Janeiro está empreendendo a desafiadora tarefa de recuperar e revitalizar sua área central. Apostando que a articulação entre a requalificação do espaço público e a mobilidade em pequena escala – pedestres e ciclovias – tem um papel fundamental na construção de uma cidade mais humana e sustentável, desde julho de 2012 a Transporte Ativo, o ITDP Brasil e o Studio-X Rio iniciaram um estudo de mapeamento da demanda de uma malha cicloviária para o Centro do Rio de Janeiro.

O projeto Ciclo Rotas Centro teve como eixo norteador o atributo de participação. Quanto mais vozes envolvidas, nas mais diferentes esferas, melhor. O debate “Como posso transformar minha cidade?” - parte do Ciclo Rotas Centro - tem como objetivo discutir propostas de participação para que os processos participativos sejam, de fato, efetivos.

PALESTRANTES:

Zé Lobo
Especialista em promoção do uso de bicicletas e fundador da organização Transporte Ativo, recém premiada com o Cycling Visionary Awards no Velo City 2013 - Viena. Está envolvido em projetos em prol do uso de bicicletas como meio de transporte no âmbito municipal, estadual, nacional e internacional.

Arlindo Pereira
Especialista em cartografia colaborativa. Colabora desde 2011 com a Transporte Ativo no Mapa Cicloviário do Rio de Janeiro. Bacharelando em Sistemas de Informação pela Unirio, trabalha com desenvolvimento web na caos! design, contribui com diversos projetos de software livre e escreve o blog Nighto.

Michelle Chevrand
Autora da Bike Lovers, série sobre pessoas que adotaram a bicicleta como estilo de vida, vencedora do Cuban Hat, que será exibida no Curta!. Está filmando o documentário Ciclocidades, que investigará as razões culturais, sociais e históricas que dificultam a adoção da bicicleta como meio de transporte na América Latina.

Marcela Kertzman 
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Rio em 2012, com um projeto final que tinha como objetivo a revitalização da cidade através de um sistema cicloviário. Hoje trabalha num escritório com foco na área comercial e de alimentação, e atua no cicloativismo em Madureira.

Clarisse Linke, moderadora
Diretora do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) Brasil. Mestre em Políticas Sociais pela London School of Economics, ela trabalha em planejamento e implementação de políticas e programas sociais desde 2001, com experiência no Brasil, Moçambique e Namíbia.

Data: 13 de agosto de 2013, amanhã, terça-feira
Horário: 18h30
Endereço: Praça Tiradentes, 48 – Centro, Rio de Janeiro-RJ

Via: Studio-X Rio


Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: "Mesa Redonda "Como posso transformar minha cidade?" / Ciclo Rotas Centro" 21 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/133951/mesa-redonda-como-posso-transformar-minha-cidade-slash-ciclo-rotas-centro> ISSN 0719-8906