Casa Schandy / Gualano + Gualano: Arquitectos

Casa Schandy / Gualano + Gualano: Arquitectos

© Elías Martínez© Elías Martínez© Elías Martínez© Elías Martínez+ 12

Montevideo, Uruguai
  • Arquitetos: Gualano + Gualano: Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
© Elías Martínez
© Elías Martínez

Descrição enviada pela equipe de projeto. A planta baixa se abre para a rua e gera uma nova porta horizontal, ampla e grande. O edifício agora se abre ao nível da calçada. Acima se faz um coroamento, gerando a nova presença, que retoma o alinhamento com os vizinhos.

© Elías Martínez
© Elías Martínez

Para gerar este grande acesso, decidiu-se cortar a parede estrutural de uma das fachadas. A rua Rincón é a mais ativa, vinculada a toda a zona bancária e onde estão numerosos edifícios públicos de interesse na Ciudad Vieja, bairro histórico de Montevidéu. Sobre essa parede estrutural é que foi decidido operar. A largura da parede, entre 50-70 cm faz com que a carga deva estar sobre um par de pilares enfileirados, que possam conter a massa da parede.

© Elías Martínez
© Elías Martínez

Para isso foi necessário realizar dados de restruturação sob a viga de esquina e em setores externos indicados da fachada da rua Rincón. Colocação de dois PNI 22 inferiores do lado de fora da fachada em todo o comprimento da mesma e na esquina, verificando seu perfeito alinhamento inferior à cimentação e à viga existente quando corresponda. Os mesmo deverão estar posicionados soldados entre si e com as cartelas externas soldadas centradas em cada localização do pilar metálico. Colocação de pilares metálicos externos centrados em alas de perfils e com a orientação indicada (lado de 12 cm paralelo a fachada). Colocação dos dois PNI 22 superiores do lado de fora da fachada ao lindo da mesma e na esquina, verificando seu perfeito alinhamento à trama da parede superior. Os mesmos deverão estar posicionados soldados entre si e com as cartelas externas soldadas centradas em cada localização de pilar metálico.

© Elías Martínez
© Elías Martínez

Depois de passados os dias suficientes para o ajuste do alinhamento inferior e superior dos perfis, demolir a alvenaria interna por partes, centrados nos pilares metálicos e de forma alternada, de madeira a ir colocando os perfis PNI 22 transversais de apoio inferior e superior entre os perfis logitudinais.

Planta Baixa
Planta Baixa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Montevideo, Uruguai

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Schandy / Gualano + Gualano: Arquitectos" [Casa Schandy / Gualano + Gualano: Arquitectos] 13 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-133703/casa-schandy-slash-gualano-plus-gualano-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.