O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Alemanha
  5. Renzo Piano Building Workshop
  6. 2013
  7. Diogene / Renzo Piano

Diogene / Renzo Piano

  • 21:00 - 11 Agosto, 2013
  • Traduzido por Naiane Marcon
Diogene / Renzo Piano
Diogene / Renzo Piano, Photography by Julien Lanoo © Vitra
Photography by Julien Lanoo © Vitra

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao longo dos anos, a empresa de móveis Vitra ficou famosa como uma das companhias mais arquitetonicamente reconhecida do mundo, com seu renomado campus que conta com edifícios de Nicholas Grimshaw, Frank Gehry, Alvaro Siza, Tadao Ando, Zaha Hadid, Herzog & de Meuron e SANAA.

Agora, Vitra anunciou uma colaboração com Renzo Piano que consiste num projeto que fará a união entre seus cobiçados móveis e seu campus. Diogene, um espaço de estar mínimo independente, com uma área de apenas 2.5 x 3.0 metros, é anunciado como "o menor edifício da Vitra, mas seu maior produto".

Mais sobre o projeto do Diogene a seguir

© Renzo Piano Photography by Julien Lanoo © Vitra Photography by Julien Lanoo © Vitra Photography by Julien Lanoo © Vitra + 9

© Renzo Piano
© Renzo Piano

O projeto tem sua origem em uma fascinação recorrente que Piano tinha desde o tempo de estudante: o espaço mínimo em que uma pessoa pode viver. Retornando ao tema há cerca de dez anos atrás, Piano desenvolveu um protótipo para um espaço mínimo, que ele apelidou de Diogene como uma referência a Diogenes de Sinope, o filósofo ancião grego que diziam viver em um barril.

Desenvolvendo seu protótipo apesar de não ter nenhum cliente em particular, o projeto foi publicado em "Being Renzo Piano", uma monografia do trabalho do arquiteto. Por uma feliz coincidência, Rolf Fehlbaum, o presidente da Vitra, viu o projeto e os dois se encontraram em 2010 como membros do júri do Prêmio Pritzker, onde concordaram em desenvolver o projeto juntos.

Photography by Julien Lanoo © Vitra
Photography by Julien Lanoo © Vitra

O projeto atual é resultado dessa colaboração. Com sua própria captação de água e sistemas energéticos, o projeto é inteiramente independente e contém tudo o que é necessário para se viver em um estilo de vida simples, tudo em um espaço pequeno suficiente para ser entregue em um caminhão. Construído em madeira, o telhado inclinado indica a função do pequeno espaço, enquanto o revestimento em alumínio e as bordas arredondadas evidenciam a tecnologia que sustenta a natureza auto-suficiente do projeto.

No interior, Diogene consiste em um espaço dividido com sofá cama e mesa dobrável em uma extremidade, e um chuveiro, banheiro e cozinha na outra. Como um produto Vitra, Diogenes pretende ser uma unidade versátil que pode funcionar como um retiro de fim de semana, escritório ou até organizado em grupos para constituir um hotel informal.

© Renzo Piano
© Renzo Piano

Entretanto, essas possibilidades ainda estão um pouco longe, já que o modelo atual é efetivamente a última fase do protótipo. Situado no gramado em frente ao VitraHaus, Vitra irá inaugurar Diogene para testes durante o Art Basel 2013, e usar este período para informar o desenvolvimento do projeto.

  • Arquitetos

  • Localização

    Alemanha
  • Arquiteto responsável

    Renzo Piano
  • Área

    7.5 sqm
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

Ver a galeria completa

Cita: "Diogene / Renzo Piano" [Diogene / Renzo Piano] 11 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Marcon, Naiane) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/133174/diogene-slash-renzo-piano> ISSN 0719-8906