O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Indonésia
  5. TWS Partners
  6. Casa Dupla / TWS & Partners

Casa Dupla / TWS & Partners

Casa Dupla / TWS & Partners
Casa Dupla / TWS & Partners, © Fernando Gomulya
© Fernando Gomulya

© Fernando Gomulya © Fernando Gomulya © Fernando Gomulya © Fernando Gomulya + 18

© Fernando Gomulya
© Fernando Gomulya

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito de uma casa dupla foi empregado na reforma do edifício, mesmo nas áreas externas. Localizada em uma densa área residencial em Jacarta, a tipologia residencial original foi dividida em diversos lotes enfileirados.

© Fernando Gomulya
© Fernando Gomulya

O projeto consiste da reforma de uma residência existente de 6x15 metros de uma família de quatro pessoas. Pela necessidade de mais espaço, o proprietário adquiriu o lote vizinho. O programa combina o uso privado com espaço de trabalho, demandando o planejamento da divisão entre as funções. Outra limitação foi a divisão da obra em etapas, já que a família permaneceu vivendo na casa durante a obra. 

© Fernando Gomulya
© Fernando Gomulya

Por conta do processo seriado da obra e da dupla função do edifício, adotou-se a estratégia de dividir de fato residência e área de trabalho.

© Fernando Gomulya
© Fernando Gomulya

Visualmente, obtêm-se dois volumes com cobertura inclinada invertidos entre si, um em cada lote. A separação entre os programas, no entanto, não se dá horizontalmente, mas verticalmente. Esta lógica reserva o espaço da família e cria uma hierarquia espacial entre fluxos. O térreo abriga o escritório e acima dele está o espaço de estar.

© Fernando Gomulya
© Fernando Gomulya

O acesso ao espaço privado se dá por um pátio com cobertura translúcida que permite a passagem de luz e a circulação de ar. Em seguida, uma galeria - que eventualmente poderá ser anexada ao espaço de trabalho se necessário - leva até a circulação vertical em uma escada escultórica. 

© Fernando Gomulya
© Fernando Gomulya

A sala de estar possui privacidade e funcionalidade, mas ainda mantém as vistas ao exterior e circulação cruzada de ar com o pátio.

© Fernando Gomulya
© Fernando Gomulya

Os dormitórios do casal e dos filhos são acessados pela sala, disposta sob a cobertura inclinada. O terceiro pavimento oferece um terraço ajardinado à casa, parte da concepção de ventilação natural reforçada pelos arquitetos.

Planta - Térreo
Planta - Térreo
Cita: "Casa Dupla / TWS & Partners" [Split House / TWS & Partners] 07 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/132592/casa-dupla-slash-tws-and-partners> ISSN 0719-8906