O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estruturas E Instalações
  4. Espanha
  5. Batlle i Roig Arquitectes
  6. 2012
  7. Estrutura Multifuncional no Sector del Saló / Batlle i Roig Arquitectes

Estrutura Multifuncional no Sector del Saló / Batlle i Roig Arquitectes

  • 15:06 - 9 Agosto, 2013
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Estrutura Multifuncional no Sector del Saló / Batlle i Roig Arquitectes
Estrutura Multifuncional no Sector del Saló / Batlle i Roig Arquitectes, © Jordi Surroca
© Jordi Surroca

© Jordi Surroca © Jordi Surroca © Jordi Surroca © Jordi Surroca + 14

  • Colaboradores

    Iván Sánchez, Mario Súñer, Xavier Ramoneda, Enrique Stegeman, arquitectos; Dolors Feu, ingeniera agrónoma; Summa, ingeniería
  • Cliente

    IMPSOL
  • Construtora

    ROGASA
  • Mais informações Menos informações
© Jordi Surroca
© Jordi Surroca

Descrição enviada pela equipe de projeto. O setor de Saló Central está na interseção de dois eixos de grande importância para o município de Sant Boi de Llobregat, a Carretera de la Santa Creu de Calafell (C245) e Avenida Josep Mariages. No entanto, estes eixos são bastante diferentes na sua natureza.

© Jordi Surroca
© Jordi Surroca

O novo empreendimento deve relacionar esses dois eixos importantes mencionadas acima, para dar continuidade à rua Net Baldiri e servir os novos edifícios planejados, com a adição de uma ruptura substancial topográfica entre eles e o atual C245. Usando uma estrutura geométrica "quebrada" é possível responder a todos estes aspectos, obtendo também uma imagem unitária do setor. Esta "quebra" permite criar um sistema de jardins onde cada peça pode adotar um carácter e uso muito diferenciado e utilizar conforme suas necessidades. Pequenos praças são geradas dentro desta área grande, com uma dimensão muito local, c playgrounds, áreas para idosos, jardins e um pequeno jardim botânico com espécies nativas e baixo uso de água. Dentro desta paisagem, as árvores assumiram o papel de acompanhantes, gerando alinhamentos contínuos e sombras que acompanham o usuário em seu caminho através do setor.

© Jordi Surroca
© Jordi Surroca

Além disso, a proposta reconhece a importância urbana que tem a interseção desses dois eixos e nesse ponto gera o coração funcional do novo parque. Esse novo campo é destacado pela criação de um marco importante no nível municipal, as pérgolas.

© Jordi Surroca
© Jordi Surroca

Conforme a trama de jardins se aproxima da intersecção dos dois eixos, elas se desprendem do chão em uma série de pérgolas que mantêm a mesma linguagem formal e os mesmos materiais, o aço. Estas pérgulas geram uma grande praça central, mas não formam um grande espaço contínuo, mas através de sua própria configuração fragmentada, uma grande lacuna em um conjunto de espaços de diferentes dimensões, providos de sombra e com um caráter de grande versatilidade que prevê sediar muitos eventos temporários esperados. As dimensões e disposição dos vários espaços são compatíveis com a organização de pequenos concertos, feiras, exposições ao ar livre, espetáculos para crianças, etc. em um ponto de máxima visibilidade e tráfego de pedestres dentro do município. São bem conhecidos a nível regional as festas que Sant Boi organizada para os dias da Imaculada (6 a 8 de dezembro), o novo pergolado será o centro das instalações da exposição.

Isométrica
Isométrica

A pérgola funciona através de uma estrutura metálica contínua com placas apoiadas. Elas dobram para gerar esses espaços diferentes na praça. 

© Jordi Surroca
© Jordi Surroca

La pérgola funciona mediante una estructura de costillas continuas de plancha metálica colocadas de canto. Éstas se van doblando y plegando para generar estos diferentes espacios en la plaza. La cubrición de las pérgolas se realiza mediante un plano continuo perforado, que se adapta a esos giros y dobleces de la estructura de costillas, a modo de ‘origami’, generando la tan deseada sombra.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Batlle i Roig Arquitectes
Escritório
Cita: "Estrutura Multifuncional no Sector del Saló / Batlle i Roig Arquitectes" [Estructura Multifuncional en el Sector del Saló / Batlle i Roig Arquitectes] 09 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/132357/estrutura-multifuncional-no-sector-del-salo-slash-batlle-i-roig-arquitectes> ISSN 0719-8906