O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Concurso Público para Expansão do Campus Santana do Livramento - UNIPAMPA – RS – 1° Lugar / Idea1 Arquitetura

Concurso Público para Expansão do Campus Santana do Livramento - UNIPAMPA – RS – 1° Lugar / Idea1 Arquitetura

Concurso Público para Expansão do Campus Santana do Livramento - UNIPAMPA – RS – 1° Lugar / Idea1 Arquitetura
Concurso Público para Expansão do Campus Santana do Livramento - UNIPAMPA – RS – 1° Lugar / Idea1 Arquitetura, Cortesia Ideia1 Arquitetura
Cortesia Ideia1 Arquitetura

INOVAÇÃO E TRADIÇÃO

A concepção norteadora de toda a intervenção partiu do respeito à história e para tanto a proposta visa preservar e respeitar ao máximo as diretrizes da pré-existência. Compreendemos que o elemento de força maior do conjunto existente é a relação do edifício com o pátio central que ele conforma. Portanto, tudo no novo projeto se volta para ele. A solução adotada na proposta é prolongar a volumetria da edificação principal existente até o final do terreno, interseccionando-a com o novo bloco administrativo, completando o fechamento do grande pátio central retangular. Para resolver a transição entre novo e antigo, é usada a estratégia de descolamento entre as volumetrias.Com isso, dá-se continuidade às circulações em torno deste pátio mantendo a comunicação visual com o centro do conjunto.

Cortesia Ideia1 Arquitetura

A acessibilidade universal é resolvida para toda a universidade através de um único núcleo vertical de escada e elevadores, posicionados estrategicamente para se conectar aos corredores existentes do subsolo 02 e subsolo 01, bem como para todos os outros andares da edificação pré-existente e da nova intervenção.

Corte AA

Mantivemos a setorização existente da Universidade, com as funções de ensino situadas no 1º e 2º andares, e as áreas de uso comum – banheiros, área de exposições e auditório – no térreo. O rebaixamento do pátio central na área imediatamente à frente da nova edificação fez-se necessária para possibilitar a criação de uma nova praça de convívio e de acesso, iluminação e ventilação da biblioteca e cantina.

Cortesia Ideia1 Arquitetura

O paisagismo deste rebaixo além de facilitar a execução, mantendo o devido espaçamento dos prédios antigos, criará novos espaços de encontro e convívio da universidade. Toda a área administrativa e os gabinetes de docentes foram setorizadas numa única edificação quase que independente e que possui seu fluxo vertical resolvido pelo mesmo núcleo de circulação vertical.

Cortesia Ideia1 Arquitetura

Materiais e revestimentos são usados no seu estado quase que bruto, assumindo a contemporaneidade da intervenção. O uso abundante do vidro gera um contraponto entre as edificações antigas, com mais cheios que vazados, gerando reflexões e transparências na proposta. É nesta complexa intervenção dialética que o projeto apresenta sua maior força: o novo e o antigo, o futuro e o passado, a inovação e a tradição.

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Ideia1 Arquitetura
  • Ano: 2011
  • Área construída: 4900 m²
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Operação projetual:Ampliação
  • Status:Concurso
  • Materialidade: Vidro e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Santana do Livramento, Brasil

Equipe:

  1. Equipe de Projeto:
  2. Arq. Gabriel Grandó
  3. Arq. Cristina Martins
  4. Arq. Marcos Laurino
  5. Arq. Camila Sanvitto
  6. Acad. Luis Rocha

Sobre este autor
Joanna Helm
Autor
Cita: Joanna Helm. "Concurso Público para Expansão do Campus Santana do Livramento - UNIPAMPA – RS – 1° Lugar / Idea1 Arquitetura" 07 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/13159/concurso-publico-para-expansao-do-campus-santana-do-livramento-unipampa-rs-1-graus-lugar-idea1-arquitetura> ISSN 0719-8906