O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Instituto
  4. Espanha
  5. Juan M. Otxotorena
  6. 2012
  7. Edifício de Economia & Mestrado UNAV / Juan M. Otxotorena

Edifício de Economia & Mestrado UNAV / Juan M. Otxotorena

  • 23:02 - 29 Julho, 2013
  • Traduzido por Naiane Marcon
Edifício de Economia & Mestrado UNAV / Juan M. Otxotorena
© Jose Manuel Cutillas
© Jose Manuel Cutillas

© Jose Manuel Cutillas © Jose Manuel Cutillas © Ruben Perez Bescos © Jose Manuel Cutillas + 26

  • Consultores de projeto

    Isabelino Río, Ignacio Quintana
  • Consultores de contrução

    Gorka Visiers, Ignacio Quintana, Óscar Lacruz
  • Engenharia estrutural

    José Ignacio Etayo, arquitecto
  • Engenharia de instalações

    AM & asociados, NAVEN Ingenieros, ALS/ architectural lighting solutions
© Jose Manuel Cutillas
© Jose Manuel Cutillas

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício é a sede definitiva da Faculdade de Economia e Negócios, com uma grande disponibilidade de salas de aula e espaços para o aumento das possibilidades de ensino na Universidade, adaptado à sua evolução. Está localizado no campus de Pamplona, próximo ao atual edifício de Direito, com o qual se conecta por meio de diferentes acessos nas fachadas Leste e Sul.

Fachada
Fachada

A relação estreita entre os dois é contemplada. Suas propostas são complementares e irão dividir alunos e espaços. Resumindo, a interconexão máxima entre os dois é buscada, incluindo um acesso único a partir do exterior. A nova construção aparece desde o início, marcada pelo novo papel adquirido pelos cursos de pós graduação (programas de Mestrado e Doutorado).

© Jose Manuel Cutillas
© Jose Manuel Cutillas

Do ponto de vista da forma, podemos destacar o desejo de respeitar tanto quanto possível o verde do campus, que atualmente vai até o rio antes deste edifício e que é parte, com um papel protagonista, da herança visual e ambiental do campus.

© Jose Manuel Cutillas
© Jose Manuel Cutillas

A construção é ligada ao edifício de Direito, como mencionado, com tamanho similar e fiel a seus alinhamentos essenciais, e há a adição de uma nova fachada em comum. Isso se justifica pela solução oferecida para o acesso e adquire enorme importância no resultado, dado seu comprimento excepcional, e sendo o que fornece o fundo para o verde antes citado. É projetado com uma fachada de estrutura cerrada e expressão rítmica, coerentes com sua escala. É composta por um sistema de elementos verticais em concreto que funcionam como um filtro de espaços e vistas, como um guarda-sol para as partes da fachada emolduradas por suas aberturas e transparências.

© Jose Manuel Cutillas
© Jose Manuel Cutillas

As outras fachadas são completamente abertas ao exterior, com uma parede contínua de vidro. Isso representa, entretanto, uma expressão visual em pausa pela presença ativa de elementos verticais em sua estrutura: é projetada para o exterior, para garantir sua proteção do sol e destacar a clareza geométrica dos espaços. A última decisão foi também tomada em vista de uma indicação recebida no referido respeito à entidade, buscando tornar o mais flexível possível e prevenindo interferências no caso de futuram mudanças da disposição dos pavimentos.

© Ruben Perez Bescos
© Ruben Perez Bescos

A opção pelo destaque da fachada de concreto, estendido ao restante do edifício, é justificada por razões óbvias de consistência, estabilidade e solidez, e se liga às dos prédios vizinhos. A imagem externa do edifício, baseada em concreto e vidro,  é complementada pela utilização de metal, de revestimento opaco ou mais ou menos permeável -  dependendo do caso - em que a precisão técnica de projeto é exigida, assim como contraste expressivo e qualidade visual.

© Ruben Perez Bescos
© Ruben Perez Bescos

O layout interno é se baseia na geometria elementar que privilegia a repetição regular de elementos e alinhamento de salas e elementos construtivos. Gira em torno da criação de um pátio central coberto, definindo sua distribuição e espacialidade. Tudo gira em torno da mesma questão: atividade, espaço e tráfego.

© Jose Manuel Cutillas
© Jose Manuel Cutillas

O projeto é distribuído em sua maior parte no solo e primeiro pavimento, que se estendem pela superfície ocupada; estes pavimentos se conectam espacialmente conforme são perfurados pelo pátio central, que atravessa o mesmo até que atinge a cobertura em busca de luz natural por meio de claraboias. O pavimento térreo, utilizado para o acesso, é o mais alto em alguns pontos.  O volume principal é coroado por uma disposição linear de salas para os professores no último pavimento. O volume é complementado por uma série de elementos entre os quais podemos destacar a capela e a torre de escritórios. Esta última completa a provisão de escritórios já existentes no último pavimento, atingindo o número exigido sem sobrecarregar ou forçar a ocupação do edifício no pavimento térreo.

© Jose Manuel Cutillas
© Jose Manuel Cutillas

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Juan M. Otxotorena
Escritório
Cita: "Edifício de Economia & Mestrado UNAV / Juan M. Otxotorena" [Economic&Masters Building UNAV / Juan M. Otxotorena] 29 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Marcon, Naiane) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/130961/edificio-de-economia-and-mestrado-unav-slash-juan-m-otxotorena> ISSN 0719-8906