O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Capela
  4. Chile
  5. Tomás Browne
  6. 2012
  7. Capela São Manuel da Estrela / Tomás Browne + Alberto Browne

Capela São Manuel da Estrela / Tomás Browne + Alberto Browne

  • 17:00 - 30 Julho, 2013
  • Traduzido por Isabela Costa
Capela São Manuel da Estrela / Tomás Browne + Alberto Browne
Capela São Manuel da Estrela  / Tomás Browne + Alberto Browne, © Tomás Rodriguez
© Tomás Rodriguez

© Tomás Rodriguez © Tomás Rodriguez © Tomás Rodriguez © Tomás Rodriguez + 18

  • Estrutura

    Ingevsa - José Manuel Morales
  • Construtora

    Algorta
  • Inspeção Técnica

    Cruz y Davila
  • Iluminação

    Paulina Sir
  • Projeto Acústico

    Control Acústico- Victor Romeo-Rubén Romero
  • Mais informações Menos informações
© Tomás Rodriguez
© Tomás Rodriguez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Devemos reconhecer que a concepção de espaço arquitetônico e a construção estão inscritas na tradição arquitetônica, no sentido de "estar no espaço". Nos posicionamos portanto à uma certa distância das obras que formam seu acervo. A tradição não se refere a forma como "fôrmas" a serem imitadas, senão a forma como sentido; é por esta razão que - a tradição - é uma presença existente e não um desejo.

Dizemos isto porque esta capela seria dificilmente concebida sem a tradição iniciada em nosso país pela Capela nos fundos Los Pajaritos do Instituto de Arquitetura da UCV em 1953 e a Igreja do Monastério Beneditino da Santíssima Trindade em 1962, Las Condes, Santiago. Nossas ocupações arquitetônicas podem ser resumidas aos seguintes cuidados:

© Tomás Rodriguez
© Tomás Rodriguez

1- Certificar-se de construir um interior que surja de uma realidade litúrgica, portanto, não fazer que esta capela seja um templo, mas um lugar que acolha totalmente o evento, a reunião e a presença de Jesus na Eucaristia com seu povo.

2- Atentar para que a "forma" arquitetonica seja "eficaz". Isto é, construir os limites que conformam o interior sem recorrer a imagens de outras realidades. Queremos eficácia da forma associada a construção de uma atmosfera de paz; portanto, a forma interior precede, governa o exterior e ajusta-se a ele.

Croquis
Croquis

3 - Atentar a materialidade, a luz e a acústica. Três dimensões da construção do espaço arquitetônico que devem convergir e conformar um todo. A matéria como conformadora dos limites do edifício, a luz como expressão de uma dimensão sobrenatural e a acústica para o anúncio completo da palavra.

4 - Zelar pela firmeza (resistência), duração (manutenção) e permanência (plástica) da obra edificada, de modo a resguardar que a forma não se degrade com o tempo, seja por agentes internos ou externo; uma forma que cuida de si mesma.

© Tomás Rodriguez
© Tomás Rodriguez

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Capela São Manuel da Estrela / Tomás Browne + Alberto Browne" [Capilla San Manuel de la Estrella / Tomás Browne + Alberto Browne] 30 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/130789/capela-sao-manuel-da-estrela-slash-tomas-browne-plus-alberto-browne> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.