O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Interiores
  4. Suécia
  5. Wingårdh Arkitektkontor
  6. 2012
  7. Emporia / Wingårdhs

Emporia / Wingårdhs

Emporia / Wingårdhs
Emporia / Wingårdhs, © Tord-Rikard Söderström
© Tord-Rikard Söderström

© Tord-Rikard Söderström © Tord-Rikard Söderström © Tord-Rikard Söderström © Tord-Rikard Söderström + 31

  • Arquitetos

  • Localização

    Hyllie Boulevard 19, 215 32 Malmö, Suécia
  • Arquiteto Responsável

    Gert Wingårdh, Johan Eklind, Joakim Lyth
  • Design Gráfico

    Jennie Stolpe
  • Arquiteto de Interiores

    Helena Toresson
  • Área

    27000.0 m2
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

© Tord-Rikard Söderström
© Tord-Rikard Söderström

Descrição enviada pela equipe de projeto. Emporia é antes de tudo um projeto de planejamento urbano em que escritórios, habitação e varejo se reúnem em um desenvolvimento de uso misto ao longo de Boulevarden e Stationsgatan em Hyllie, no lado sul da cidade de Malmö. A ideia principal do nosso projeto vencedor do concurso foi a de esconder o varejo atrás de uma coroa de edifícios residenciais e comerciais. Todo o complexo comercial seria, assim, eventualmente, integrado no tecido da cidade.

© Tord-Rikard Söderström
© Tord-Rikard Söderström

É um enorme desenvolvimento, dos quais apenas o prédio de esquina com a entrada Âmbar ainda não foi concluído. Esta entrada será a única parte do centro comercial de Emporia que permanece visível quando o desenvolvimento for completamente construído. A ideia de revestir as ruas com prédios de uso misto exigiu uma forma forte, que poderia atrair os visitantes da Praça da Estação para entrar e fazer compras. A seqüência de abóbadas de uma proposta de concurso anterior, juntamente com a memória do Panteão, ressurgiu em um tom bronze-ocre. Vidro duplo-curvado encerra a fenda diagonal que corta o edifício. Aqui o clima do Estreito de Öresund, com suas nuvens em movimento rápido perseguindo vislumbres de sol, torna-se presente e tangível.

© Tord-Rikard Söderström
© Tord-Rikard Söderström

A entrada diagonal de Hyllie Station Square leva para o fundo do bloco. No interior, o varejo está organizado em torno de uma forma "8" de três andares. Lojas são agrupadas em torno de átrios audaciosamente coloridos, cada uma com um tema diferente. No lado norte do complexo, uma rampa leva a uma garagem de arco-íris (para 2.500 carros) com acesso direto à figura em forma de "oito". Para o leste é um estacionamento de superfície (para 500 veículos) em frente ao supermercado.

© Tord-Rikard Söderström
© Tord-Rikard Söderström

O parque no telhado é projetado como um pouco de natureza cultivada. Sua vegetação (sedum, grama de pradaria e árvores) e seus pátios voltados para o sol,protegido do vento, são acessíveis a partir de dentro e de fora do edifício. As colinas que fornecem proteção contra o vento estão, de fato escondendo casas de máquinas. No futuro, o telhado será desenvolvido com refeições ao ar livre e um spa - como parques de diversões como, shopping centers precisam oferecer novas atrações em intervalos regulares.

© Tord-Rikard Söderström
© Tord-Rikard Söderström

Emporia pode se expandir para cima e para o oeste, mas não em qualquer um dos outros sentidos. Os edifícios residenciais independentes ficam voltados para Boulevarden, ainda a serem construídos, como fazem aqueles que vão ficar no topo do pódio ao longo da Stationsgatan no lado sul.

© Tord-Rikard Söderström
© Tord-Rikard Söderström

O interior de Emporia desafia as convenções estabelecidas dos centros comerciais. Suas cores fortes e linhas de visão dobradas romper com as regras, assim como o tamanho do projeto e sua ambição, que o tornaram possível fazer projetos personalizados para tudo, de tetos, pisos e fachadas até sinalização, cordas de plantas suspensas, móveis e maçanetas de vidro fundido.

© Tord-Rikard Söderström
© Tord-Rikard Söderström

Nosso lema tem sido "sem escala intermediária", porque esse é o reino dos produtos em exposição. Padrões de grande escala e intrincados detalhes caracterizam o interior. O piso do terrazzo é típico dessa abordagem, com o seu enorme padrão de articulação triangular, sua mudança gradual do branco ao grafite em sete etapas, e suas inclusões piscantes de vidro espelhado colorido. O design foi feito com extraordinária atenção aos detalhes, até aos corrimãos revestidos em couro e a cor da costura sobre o assento embutido.

© Tord-Rikard Söderström
© Tord-Rikard Söderström

Emporia também inclui uma quantidade de arte raramente vista em um ambiente comercial. A instalação de iluminação (noventa e nove postes) por Petteri Nisunen e Tommi Grönlund levanta a entrada Âmbar, esculturas de bronze por Joep van Lieshout e uma peça de arte em vidro (4 x 81 m) por Silja Rantanen adornam a Entrada do Mar, e uma pintura em linha sobre filme em um formato extremamente desproporcional (20 x 114 m) por Per Mårtensson reveste a fachada da garagem. No interior há uma série de fotos por Signe Maria Andersen.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Wingårdh Arkitektkontor
Escritório
Cita: "Emporia / Wingårdhs" [Facts Emporia / Wingårdh Arkitektkontor] 25 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/130300/emporia-slash-wingardhs> ISSN 0719-8906