Edifício Emilio Pugín / Tidy Arquitectos

Edifício Emilio Pugín / Tidy Arquitectos

© Pablo Casals-Aguirre© Pablo Casals-Aguirre© Pablo Casals-Aguirre© Pablo Casals-Aguirre+ 57

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo Fotógrafo:  Pablo Casals-Aguirre, Albert Tidy,
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Hunter Douglas, Ahosa, Copromet, Dynal, Flexit, Glasstech, Lp Building Products, Proindar, Valdilum, Vidrios Lirquen, Volcan
  • Colaboradores:Víctor Bustos, Valentina Marín, Cesar Osorio, Eduardo Tapia, Claudia Tidy, Nicolás Solís de Ovando, Tom De Soete, Roberto Jacob.
  • Engenharia Estrutural:ByB Ingenieria
  • Iluminação:Paulina Sir.
  • Projeto Elétrico:Heuser Ltda.
  • Projeto Hidráulico:Patricio Olivares
  • Revisão E Estudo:Pinedo y Cepeda
  • Arquiteto Associado:Daniel Lazo
  • Cidade:Valdivia
  • País:Chile
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2007, um incêndio devastou o Edifício Emilio Pugín da Faculdade de Ciências da Universidade Austral, em Valdivia.

Junto ao maior e mais importante edifício do Campus Isla Teja, anos de investigação, trabalhos em desenvolvimento e coleções irrecuperáveis foram perdidos, deixando como testemunha do desastre a estrutura de concreto erguida em 1972.

© Pablo Casals-Aguirre
© Pablo Casals-Aguirre

A Universidade lançou em 2009 um concurso nacional para recuperar o edifício mantendo a estrutura original, visando diminuir custos e a pegada de carbono ligada à demolição e reconstrução.

A proposta vencedora deixa a estrutura exposta, aproveitando o generoso pé direito de 4,5 m e abre-se ao Jardim Botânico, antes ignorado, potencializando a transparência alcançada por meio do incidente. A vedação em vidro duplo de alta eficiência energética envolve o edifício e permite, com suas aberturas, ventilação cruzada no verão e acumular calor no inverno.

Planta 01
Planta 01

Planta 01Corte TransversalIsométrica Explotada Perspectiva+ 57

O programa consiste basicamente de salas distribuídas no perímetro do edifício, onde aproveitam a vista e luz natural e laboratórios, mais introvertidos, no centro das plantas. Por esta estratégia, o interior é concebido como uma série de volumes que colonizam o espaço e liberam o teto para os sistemas de redes e instalações típicos deste uso.

© Pablo Casals-Aguirre
© Pablo Casals-Aguirre

© Pablo Casals-Aguirre© Pablo Casals-Aguirre© Pablo Casals-Aguirre© Pablo Casals-Aguirre+ 57

Uma vez que o prédio se localiza abaixo do nível da rua, o acesso foi definido através de um mezanino que reúne os espaços abertos à comunidade acadêmica e estudantil, conectado por pontes programáticas e de circulação.

O pavimento abaixo da cota da rua é trabalhado como um embasamento, diferenciado do restante da estrutura por sua expressão sólida em perspectiva, efeito atingido com o emprego de gelosias de concreto pré-fabricado.

© Pablo Casals-Aguirre
© Pablo Casals-Aguirre

Mediante a perfuração de um vazio central, conectou-se todos os níveis através de uma escada helicoidal escultórica de placas de aço de 8 mm de espessura.

A antiga torre de serviços lateral mantém sua função, concentrando sanitários e circulações, mas sua fachada recebeu um revestimento de aço perfurado que atribui uma expressão monolítica que contrasta com o vidro.

© Pablo Casals-Aguirre
© Pablo Casals-Aguirre

La antigua torre lateral de servicio, mantiene su función original concentrando baños y circulaciones, pero su fachada es unificada mediante una camisa de acero plegado perforado, que le otorga una expresión monolítica que contrasta con el trabajo del muro cortina.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Valdivia, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Emilio Pugín / Tidy Arquitectos" [Edificio Emilio Pugín / Albert Tidy Arquitectos] 25 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-129782/edificio-emilio-pugin-slash-tidy-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.