O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Sítio De Conservação Patrimonial
  4. Espanha
  5. Paredes Pedrosa
  6. 2013
  7. Biblioteca Pública de Ceuta / Paredes Pedrosa

Biblioteca Pública de Ceuta / Paredes Pedrosa

Biblioteca Pública de Ceuta / Paredes Pedrosa
Biblioteca Pública de Ceuta / Paredes Pedrosa, © Fernando Alda 
© Fernando Alda 

© Fernando Alda  © Fernando Alda  © Fernando Alda  © Fernando Alda  + 11

  • Colaboradores

    Lucía Guadalajara, Álvaro Rábano, Clemens Eichner, Álvaro Oliver, Guiomar Martín, Eva Urquijo, Ángel Camacho, Ignacio Cordero, Blanca Leal, Roberto Lebrero, Luis Calvo
  • Diretor de Execução

    Juan Antonio Zoido
  • Estrutura

    Alfonso Gómez Gaite. GOGAITE, S.L.
  • Instalações

    JG Ingenieros S.A.
  • Cliente

    Ministerio de Cultura, Educación y Deporte
  • Mais informações Menos informações
© Manuel García de Paredes
© Manuel García de Paredes

Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta origina-se do lugar: uma topografia muito acentuada em um entorno urbano deveras compacto da cidade de Ceuta, encravada entre o Mediterrâneo e o Atlântico, no extremo norte da África e sobre a ponta sul da Europa.

A biblioteca organiza-se pelo forte desnível e sobre um sítio medieval Merini do século XIV, que está incorporado em seus espaços interiores como um centro de interpretação arqueológica e encarado como um documento urbano do passado.

© Fernando Alda 
© Fernando Alda 

O traçado ortogonal desta cidade medieval - ordenada por duas ruas de forte inclinação que organizam a cidade da época merini, com casas e hortas, poços e pátios, vestígios de pinturas e cerâmicas - esta rotacionado em torno da cidade atual e o ângulo entre ambas determina a geometria das sete torres que suportam a cobertura do depósito e da laje estrutural que o cobre. O valor urbano da cidade muçulmana inclui-se, desta maneira, na estrutura deste novo edifício.

A biblioteca é vista como um volume compacto, com um átrio arqueológico, cercado por terraços de leitura, que garante a transparência e a comunicação visual entre os espaços da biblioteca e o centro arqueológico. Grupos de luminárias suspensas com a mesma geometria triangular indicam a direção das ruas meriníes, enfatizando os vestígios em um interior contínuo e abstrato.

© Fernando Alda 
© Fernando Alda 

A compacidade do edifício permite uma maior clareza e facilidade de utilização dos espaços internos, organizados em planos em torno de dois núcleos verticais que estruturam o interior. As salas de leitura são esculpidas em terraços sucessivos, subindo pela íngreme topografia. Estas articulam-se com o terreno e com os acessos distintos desde dois níveis: um para a biblioteca e outro para o centro de visitantes, vinculando as ruas inclinadas com o interior contínuo. Desta forma, um edifício compacto e com uma certa altura, não exclui a possibilidade de conter espaços singulares de acordo como uso cultural e representativo que alberga.

© Fernando Alda 
© Fernando Alda 

O volume facetado e compacto encaixa-se na topografia e olha para a cidade a partir de uma série de vazios recortados do invólucro duplo. Externamente, é revestido com uma estrutura metálica leve perfurada, composta de grandes escamas de alumínio como uma segunda camada, sobre um embasamento que acompanha o declive das ruas íngremes. Os vazios estruturais são construídos em concreto aparente e enquadram as paisagens. Entre o o fechamento simples interior, de grandes aberturas fixas e ajustáveis, a estrutura projeta-se para uma galeria técnica, por onde discorrem as instalações. A transparência entre ambas camadas funciona como um véu, peneirando o excesso de luz solar e, também, ventilando a fachada e atenuando-a do vento intenso da região.

Fachada + Corte
Fachada + Corte

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Paredes Pedrosa
Escritório
Cita: "Biblioteca Pública de Ceuta / Paredes Pedrosa" [Biblioteca Pública de Ceuta / Paredes Pedrosa] 22 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/129046/biblioteca-publica-de-ceuta-slash-paredes-pedrosa> ISSN 0719-8906