O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Sítio De Conservação Patrimonial
  4. Espanha
  5. Paredes Pedrosa
  6. 2013
  7. Biblioteca Pública de Ceuta / Paredes Pedrosa

Biblioteca Pública de Ceuta / Paredes Pedrosa

Biblioteca Pública de Ceuta / Paredes Pedrosa
Biblioteca Pública de Ceuta / Paredes Pedrosa, © Fernando Alda 
© Fernando Alda 

© Fernando Alda  © Fernando Alda  © Fernando Alda  © Fernando Alda  + 11

  • Colaboradores

    Lucía Guadalajara, Álvaro Rábano, Clemens Eichner, Álvaro Oliver, Guiomar Martín, Eva Urquijo, Ángel Camacho, Ignacio Cordero, Blanca Leal, Roberto Lebrero, Luis Calvo
  • Diretor de Execução

    Juan Antonio Zoido
  • Estrutura

    Alfonso Gómez Gaite. GOGAITE, S.L.
  • Instalações

    JG Ingenieros S.A.
  • Cliente

    Ministerio de Cultura, Educación y Deporte
  • Mais informações Menos informações
© Manuel García de Paredes
© Manuel García de Paredes

Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta origina-se do lugar: uma topografia muito acentuada em um entorno urbano deveras compacto da cidade de Ceuta, encravada entre o Mediterrâneo e o Atlântico, no extremo norte da África e sobre a ponta sul da Europa.

A biblioteca organiza-se pelo forte desnível e sobre um sítio medieval Merini do século XIV, que está incorporado em seus espaços interiores como um centro de interpretação arqueológica e encarado como um documento urbano do passado.

© Fernando Alda 
© Fernando Alda 

O traçado ortogonal desta cidade medieval - ordenada por duas ruas de forte inclinação que organizam a cidade da época merini, com casas e hortas, poços e pátios, vestígios de pinturas e cerâmicas - esta rotacionado em torno da cidade atual e o ângulo entre ambas determina a geometria das sete torres que suportam a cobertura do depósito e da laje estrutural que o cobre. O valor urbano da cidade muçulmana inclui-se, desta maneira, na estrutura deste novo edifício.

A biblioteca é vista como um volume compacto, com um átrio arqueológico, cercado por terraços de leitura, que garante a transparência e a comunicação visual entre os espaços da biblioteca e o centro arqueológico. Grupos de luminárias suspensas com a mesma geometria triangular indicam a direção das ruas meriníes, enfatizando os vestígios em um interior contínuo e abstrato.

© Fernando Alda 
© Fernando Alda 

A compacidade do edifício permite uma maior clareza e facilidade de utilização dos espaços internos, organizados em planos em torno de dois núcleos verticais que estruturam o interior. As salas de leitura são esculpidas em terraços sucessivos, subindo pela íngreme topografia. Estas articulam-se com o terreno e com os acessos distintos desde dois níveis: um para a biblioteca e outro para o centro de visitantes, vinculando as ruas inclinadas com o interior contínuo. Desta forma, um edifício compacto e com uma certa altura, não exclui a possibilidade de conter espaços singulares de acordo como uso cultural e representativo que alberga.

© Fernando Alda 
© Fernando Alda 

O volume facetado e compacto encaixa-se na topografia e olha para a cidade a partir de uma série de vazios recortados do invólucro duplo. Externamente, é revestido com uma estrutura metálica leve perfurada, composta de grandes escamas de alumínio como uma segunda camada, sobre um embasamento que acompanha o declive das ruas íngremes. Os vazios estruturais são construídos em concreto aparente e enquadram as paisagens. Entre o o fechamento simples interior, de grandes aberturas fixas e ajustáveis, a estrutura projeta-se para uma galeria técnica, por onde discorrem as instalações. A transparência entre ambas camadas funciona como um véu, peneirando o excesso de luz solar e, também, ventilando a fachada e atenuando-a do vento intenso da região.

Fachada + Corte
Fachada + Corte

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Pública de Ceuta / Paredes Pedrosa" [Biblioteca Pública de Ceuta / Paredes Pedrosa] 22 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/129046/biblioteca-publica-de-ceuta-slash-paredes-pedrosa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.