O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Brasil
  5. David Guerra
  6. 2013
  7. Apartamento LA / David Guerra

Apartamento LA / David Guerra

  • 09:35 - 19 Julho, 2013
Apartamento LA / David Guerra
Apartamento LA / David Guerra, © Jomar Bragança
© Jomar Bragança

© Jomar Bragança © Jomar Bragança © Jomar Bragança © Jomar Bragança + 22

  • Arquitetos

  • Localização

    Belvedere
  • Arquitetura

    David Guerra
  • Equipe

    Arquiteto David Guerra, Nínive Resende e Laís Machado
  • Área

    350.0 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

Quando o primeiro filho chegou à idade escolar, o casal resolveu adquirir um apartamento na cidade, deixando a casa onde moravam, situada em uma reserva ecológica para finais de semana.

A nova morada tinha de conciliar as características acolhedoras de uma casa no campo, com o estilo urbano e prático da cidade.

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

O apartamento adquirido passou por uma grande reforma para atender a demanda desse casal, já com dois filhos. Abriram-se todas as salas e as varandas tornando os ambientes muito maiores, fluídos e confortáveis. Na varanda, surge a cozinha/bar gourmet que atende desde o vinho à conversa a quatro, e cafés da manhã com vista para a serra. 

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

No estar da varanda, sofá e poltronas com capa de linho e poltrona vintage, configura-se como a hora após os almoços e jantares, a hora do café, do licor ou mesmo da conversa informal. A pequena lareira de canto transformou-se em um grande elemento de composição da parede da sala. Dois pequenos closets e banheiros do casal deram lugar a um closet confortável e uma sala de banho. O novo ambiente acolhedor mistura cores e materiais rústicos e naturais com modernos e tecnológicos, lã, linhos naturais, em tons crus, couros em tons que vão do mel, whisky e chocolate, lâminas de madeiras, a madeira de  demolição, Mister Cryll cinza, pedra silestone, aço inox , metal amarelo, bronze, espelho, vidro e acrílico.

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

Nas escolhas do mobiliário, se observa a preocupação de criar um ambiente que privilegiasse o conforto, o aconchego, a elegância e a descontração. Assim surge uma mistura de móveis brasileiros que vão de Sérgio Rodrigues, Pedro Useche, Frederico Cruze a móveis de marcas internacionais como De Padova, Minotti da B&Bitalia, Maxalto, Muuto e Mooi.

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

Na sala de estar o grande sofá com chaise ganhou revestimento da JRJ em linho whased e almofadas da Entreposto, a poltrona em coro Jensen da Minotti, e as LouIsina da Depadova  comprovam a busca do conforto e elegância. As mesas baixas Sullivan da Minotti (redonda em vidro cinza e triangular em madeira)  juntamente com a mesa Still também da Minotti e Lens de Patricia Urquiola dão um toque de descontração ao ambiente.

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

A mesa de jantar ganhou lâmina de carvalho americano tonalizado, com composição transversal dos veios, destaque para a beleza, leveza, design e conforto das cadeiras em couro Tombly da Minotti, e também dos lustres da Mooi.

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

Na cozinha gourmet da varanda, um bloco de Silestone grafite sustenta a mesa de peroba do campo, desenho do arquiteto, cadeiras do Sérgio Rodrigues indicam a forma descontraída e confortável de receber, seja para um drink ou um jantar entre amigos.

Todo o piso do apartamento, exceto áreas molhadas, fora substituído por tábuas largas de peroba do campo retiradas de uma fazenda mineira. Esse piso passou por um processo de clareamento, mantendo  a identidade e rusticidade da madeira e conferindo um  ar mais leve e moderno ao espaço. Nas paredes, Mistrer Cryll cinza prata, que traz aos ambientes um ar de acolhimento, além dos painéis de réguas  de madeira peroba do campo, peroba rosa, cedro e canela que além da cor aquecem o ambiente com paredes de cimento cinza.

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

Na cozinha também confere um mix de materiais, a tecnologia dos vidros italianos Panna  e vidro reflexivo, cadeiras italianas Papiro da B&Bitalia, silestone grafite do piso e prata das bancadas, com paredes em ladrilhos preto e cinza , portas em réguas de madeira de demolição e mesa de peroba do campo desenho do arquiteto. A cozinha se torna com a mistura acolhedora e contemporânea ao mesmo tempo. Essa tônica de mistura se vê também no lavabo com o Silestone cristal do piso e bancadas, Mister Cryll vinho tinto, metais Hansgrohe contrastam com parede em ladrilho  e o espelho indiano.

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

No banho do casal, o apelo era pela elegância. Dada pelo Limestone perciano, armários com vidros italianos, porta Rimadesio e box com estrutura em aço inox.

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

No quarto do casal, destaque para a cabeceira em réguas de peroba com perfil de aço inox, abajur Glam da Prandina (Iluminar), cômoda francesa, cama Selene da Maxalto em linho e banco Filemone da Maxalto em couro, cadeira em madeira Pantosh. Os tons crus e caramelos e os materiais naturais, linhos, couros e madeiras, proporcionam um ambiente acolhedor que facilitasse o relaxamento.

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

No quarto do menino o design de móveis coloridos e lúdicos denota um estilo descolado e atemporal.

Planta
Planta

Texto fornecido pelo arquiteto.

Cita: "Apartamento LA / David Guerra" 19 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/128650/apartamento-la-slash-david-guerra> ISSN 0719-8906