O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. Guatemala
  5. Solis Colomer Arquitectos
  6. 2012
  7. Escola em Nebaj / Solis Colomer Arquitectos

Escola em Nebaj / Solis Colomer Arquitectos

Escola em Nebaj / Solis Colomer Arquitectos
Cortesia de Solis Colomer arquitectos
Cortesia de Solis Colomer arquitectos

Cortesia de Solis Colomer arquitectos Cortesia de Solis Colomer arquitectos Cortesia de Solis Colomer arquitectos Cortesia de Solis Colomer arquitectos + 14

Cortesia de Solis Colomer arquitectos
Cortesia de Solis Colomer arquitectos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola San Felipe Chenla é uma entre sete escolas integrantes do Programa "Escuelas de Nebaj", em Quiché. Este projeto foi doado pela Agência de Cooperação Internacional da Coreia do Sul (KOICA), que busca a melhoria das instalações escolares em áreas carente no altiplano guatemalteco e outras localidades.

O projeto consistia em inserir um novo módulo de classes dentro de um equipamento educativo existente, cujas salas encontravam-se deterioradas. Esta intervenção propõe uma nova perspectiva à educação em áreas onde a maioria dos equipamentos é elaborada com níveis mínimos de qualidade. 

Cortesia de Solis Colomer arquitectos
Cortesia de Solis Colomer arquitectos

A região de Quiché distingue-se pelo seu legado maia, perceptível nos tecidos das vestimentas usadas pelos habitantes, o corte e o huipil, que possuem cores características que variam de acordo com a origem. Da mesma forma a topografia do altiplano é única, apreciável nos distintos perfis que se formam à medida que a serra dos Cuchumatanes se desvela de norte a sul por todo o território.

Estes foram os pontos de partida da escola, que busca uma composição a partir de três linguagens: a tectônica, o huipil e a topografia.

Cortesia de Solis Colomer arquitectos
Cortesia de Solis Colomer arquitectos

A construção se resume a vários planos verticais de concreto aparente, modulados a cada 6,25m, os quais delimitam o espaço que contém as salas. A escolha do sistema construtivo considerou a rapidez e a relação com o contexto de Nebaj: uma construção de aparência fria que se destacaria do verde e das residências dos arredores. Entretanto o clima frio e nebuloso faz com que o módulo mimetize e constitua o ambiente.

Cortesia de Solis Colomer arquitectos
Cortesia de Solis Colomer arquitectos

O huipil é traduzido nos fechamentos do esqueleto de concreto, animando-o e criando uma relação cromática com a vestimenta típica dos habitantes e com a vegetação. Esse sistema de fechamentos possui dupla função: consolida o edifício e o integra contundentemente à paisagem dos Cuchumatanes. Assim como os fechamentos, o mobiliário escolhido conforma cada diferente sala. 

Cortesia de Solis Colomer arquitectos
Cortesia de Solis Colomer arquitectos

Por último, buscou-se uma relação com a topografia. Modificando o segundo pavimento, criaram-se desníveis na laje que dão ao usuário uma experiência de transitar por um terreno irregular.

Almejando relacionar topografia, cultura e experiência, o projeto eleva a percepção dos equipamentos educativos em uma área carente.

Cortesia de Solis Colomer arquitectos
Cortesia de Solis Colomer arquitectos

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Solis Colomer Arquitectos
Escritório
Cita: "Escola em Nebaj / Solis Colomer Arquitectos" [Escuela en Nebaj / Solis Colomer Arquitectos] 19 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/128327/escola-em-nebaj-slash-solis-colomer-arquitectos> ISSN 0719-8906