Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. Guatemala
  5. Solis Colomer Arquitectos
  6. 2012
  7. Escola em Nebaj / Solis Colomer Arquitectos

Escola em Nebaj / Solis Colomer Arquitectos

Escola em Nebaj / Solis Colomer Arquitectos
Cortesía de Solis Colomer arquitectos
Cortesía de Solis Colomer arquitectos

Cortesía de Solis Colomer arquitectos Cortesía de Solis Colomer arquitectos Cortesía de Solis Colomer arquitectos Cortesía de Solis Colomer arquitectos + 23

Cortesía de Solis Colomer arquitectos
Cortesía de Solis Colomer arquitectos
Cortesía de Solis Colomer arquitectos
Cortesía de Solis Colomer arquitectos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola San Felipe Chenla é uma entre sete escolas integrantes do Programa "Escuelas de Nebaj", em Quiché. Este projeto foi doado pela Agência de Cooperação Internacional da Coreia do Sul (KOICA), que busca a melhoria das instalações escolares em áreas carente no altiplano guatemalteco e outras localidades.

Cortesía de Solis Colomer arquitectos
Cortesía de Solis Colomer arquitectos

O projeto consistia em inserir um novo módulo de classes dentro de um equipamento educativo existente, cujas salas encontravam-se deterioradas. Esta intervenção propõe uma nova perspectiva à educação em áreas onde a maioria dos equipamentos é elaborada com níveis mínimos de qualidade. 

Cortesía de Solis Colomer arquitectos
Cortesía de Solis Colomer arquitectos

A região de Quiché distingue-se pelo seu legado maia, perceptível nos tecidos das vestimentas usadas pelos habitantes, o corte e o huipil, que possuem cores características que variam de acordo com a origem. Da mesma forma a topografia do altiplano é única, apreciável nos distintos perfis que se formam à medida que a serra dos Cuchumatanes se desvela de norte a sul por todo o território.

Estes foram os pontos de partida da escola, que busca uma composição a partir de três linguagens: a tectônica, o huipil e a topografia.

Cortesía de Solis Colomer arquitectos
Cortesía de Solis Colomer arquitectos

A construção se resume a vários planos verticais de concreto aparente, modulados a cada 6,25m, os quais delimitam o espaço que contém as salas. A escolha do sistema construtivo considerou a rapidez e a relação com o contexto de Nebaj: uma construção de aparência fria que se destacaria do verde e das residências dos arredores. Entretanto o clima frio e nebuloso faz com que o módulo mimetize e constitua o ambiente.

Cortesía de Solis Colomer arquitectos
Cortesía de Solis Colomer arquitectos
Cortesía de Solis Colomer arquitectos
Cortesía de Solis Colomer arquitectos

O huipil é traduzido nos fechamentos do esqueleto de concreto, animando-o e criando uma relação cromática com a vestimenta típica dos habitantes e com a vegetação. Esse sistema de fechamentos possui dupla função: consolida o edifício e o integra contundentemente à paisagem dos Cuchumatanes. Assim como os fechamentos, o mobiliário escolhido conforma cada diferente sala. 

Cortesía de Solis Colomer arquitectos
Cortesía de Solis Colomer arquitectos

Por último, buscou-se uma relação com a topografia. Modificando o segundo pavimento, criaram-se desníveis na laje que dão ao usuário uma experiência de transitar por um terreno irregular.

Almejando relacionar topografia, cultura e experiência, o projeto eleva a percepção dos equipamentos educativos em uma área carente.

Cortesía de Solis Colomer arquitectos
Cortesía de Solis Colomer arquitectos

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola em Nebaj / Solis Colomer Arquitectos" [Escuela en Nebaj / Solis Colomer Arquitectos] 19 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/128327/escola-em-nebaj-slash-solis-colomer-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.