Albergue Sa Vinyeta / Ripolltizon

Albergue Sa Vinyeta / Ripolltizon

© Jaime Sicilia © Jaime Sicilia © Jaime Sicilia © Jaime Sicilia + 12

  • Arquitetos: Ripolltizon
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1125
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008
  • Fotógrafo Fotógrafo:  Jaime Sicilia
  • Aparelhador:Jose Capó
  • Cálculo Estrutural:Jorge Martín
  • Cálculo De Instalações:Esteve Bagur
  • Promotor:Turisme Jove de les Illes Balears
  • Construtora:Antonio Gomila S.A.
  • Arquitetos Responsáveis:Pep Ripoll, Juan Miguel Tizón
  • Colaboradores:Fabio Ferone, Katja Brand Lassen
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Jaime Sicilia
© Jaime Sicilia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O local conhecido como "Sa Vinyeta" está localizado perto dos limites da cidade de Ciutadella, um lugar de extensões planas de terrenos salpicados de volumetrias isoladas, geralmente casas, algumas das quais até recentemente ligadas a pequenas fazendas ou ranchos.

© Jaime Sicilia
© Jaime Sicilia

A propriedade de "Sa Vinyeta" possuía pequenas edificações de apoio, degradadas e de pouco valor, como armazéns e estábulos. Além de um edifício registrado no Inventário de Proteção do Patrimônio Arquitetônico com grau máximo de proteção - o que afeta tanto as fachadas e volumes exteriores como a disposição dos espaços interiores como entradas, escadas e salas nobres. Este edifício protegido atinge uma altura muito superior à atualmente permitida pelos regulamentos que regem o terreno onde está localizado, o que, juntamente com a sua geometria única e nivelamento do terreno, fazem do local uma referência clara. Além do edifício existente, destaca-se um sistema de muros de pedra, que definem, setorizam e organizam a fazenda e antigos pomares.

© Jaime Sicilia
© Jaime Sicilia

O programa solicitado consiste, por um lado, em reabilitar o edifício existente e, por outro, em expandir a área construída para o uso como um albergue. Além disso, a excelente localização do "Sa Vinyeta", perto do centro da cidade e do porto de Ciutadella, fazem com que este lugar também possa ser usado pelo município para desenvolver outras atividades, como exposições, conferências, etc ...

© Jaime Sicilia
© Jaime Sicilia

Além do edifício existente, outros dois elementos oferecidos pelo local são tomados como itens iniciais de trabalho: o solo (plano horizontal) e os muros de "pedra seca". A primeira ação consistiu em sobrepor, espalhar um tapete, marcar território, definindo uma área para se mover, onde pisar. Um tapete que recebe na chegada, que se expande pela casa, que se funde com o solo existente, acusa as pisadas: uma topografia sobreposta, o espaço público.

© Jaime Sicilia
© Jaime Sicilia

Será nos interstícios entre a topografia sobreposta (tapete) e os elementos existentes: solo e paredes de pedra, onde se encontram os dormitórios, refeitórios, cozinha e outras amenidades.

© Jaime Sicilia
© Jaime Sicilia

O projeto propõe uma nova forma de ler o local e de se relacionar com a casa existente - através do fluxo contínuo, de pequenos espaços públicos, locais onde descansar, conversar ou continuar seguindo em frente e subindo. O último dos cômodos é uma sala ao ar livre, no ponto mais alto da nova topografia, um lugar privilegiado para apreciar a paisagem plana, o horizonte, o lugar de onde se veio, e o mar.

Planta Baixa
Planta Baixa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Menorca, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Albergue Sa Vinyeta / Ripolltizon" [Albergue Sa Vinyeta / RIPOLLTIZON] 15 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-127710/albergue-sa-vinyeta-slash-ripolltizon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.