Reabilitação de Graham’s 1890 Lodge / Luis Loureiro + P-06 – Nuno Gusmão

© Fernando Guerra | FG+SG

Reabilitação de Graham’s 1890 Lodge / Luis Loureiro + P-06 – Nuno Gusmão - Mais Imagens+ 27

  • Designer Gráfico Ambiental: P-06 - Nuno Gusmão
  • Arquitetos Colaboradores: António Figuereido, Filipa Santos, Luís Caldeira, Vitor Pinho, Txema Retana, Gemma Salas
  • Designers Colaboradores: Giuseppe Greco, Joana Proserpio
  • Architecture: Luis Loureiro
  • Equipa De Desenho: Nuno Gusmão (Director Creativo), Giuseppe Greco and Joana Proserpio (Desenhadores)
  • Cidade: Oporto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A pousada renovada é chamada de "1890 Lodge". Este foi o ano em que os então proprietários (a família escocesa Graham) construíram uma estalagem muito maior para substituir o antigo edifício que sua expansão bem sucedida tinha sobrepujado, desde a fundação de sua empresa 70 anos antes.

© Fernando Guerra | FG+SG

O Graham's Lodge é aberto a visitantes desde 1993, contando com uma área de degustação onde os visitantes podem desfrutar do Porto, uma loja contígua e um bar de vinhos. Ao chegar a pousada, os visitantes recebem uma visita guiada ao pavilhão de produção, onde 3,5 mil barris ('pipes', na linguagem do Porto) de Port em maturação são armazenados. A visita também incluía as frias e escuras adegas de vinho onde os Graham's Vintage Ports mais velhos eram mantidos (alguns, como o de 1868 ainda estão lá).

© Fernando Guerra | FG+SG

No início de 2011, com o crescente número de visitantes devido a maior popularidade do Lodge como destino turístico, a família Symington decidiu investir na renovação da pousada, não apenas para acomodar a quantidade de visitantes, mas também para aprimorar sua experiência do local.

© Fernando Guerra | FG+SG

Após a renovação os visitantes entram por uma nova área de recepção que os leva até um auditório onde é exibido um curta-metragem sobre Graham's. Em seguida, visitam o Museu Graham's, um espaço contíguo a recepção onde é narrada a história da família Symington e seu longo envolvimento com a produção do Port, assim como a história da familia Graham. O museu, relativamente pequeno, apresenta artefatos, documentos e objetos atraentes tanto para os admiradores da bebida quanto para a própria historia do comércio de Porto.

© Fernando Guerra | FG+SG

No nível inferior do museu, os maiores objetos são expostos. Através dos grandes arcos, os milhares de 'pipes' de Vinho do Porto em maturação são visíveis para os visitantes.

© Fernando Guerra | FG+SG

Neste nível, os visitantes adentram a produção propriamente dita. A infraestrutura danificada original do século XIX foi restaurada, reintroduzindo a pavimentação arenosa e a reconstruindo toda infraestrutura. Estes pavimentos eram tradicionalmente deixados cobertos somente por terra para que nos meses de verão fosse possível jogar água ali e assim manter a temperatura do ambiente amena.

© Fernando Guerra | FG+SG

Após a visita guiada através do Lodge, os visitantes chegam a sala de degustação, onde podem apreciar uma grande variedade de Graham's Port, além de descansarem. A renovação desta área esta em curso e instalações temporárias estão atendendo os visitantes neste ínterim.

© Fernando Guerra | FG+SG

O "Vintage Room" é uma sala especial, mais tranquila e confortável, para que os visitantes mais exigentes possam degustar os mais exclusivos Port. 

© Fernando Guerra | FG+SG

Estando na "Vintage Room" ou na sala de degustação, o visitante é guiado à nova loja. A loja está alocada no mais antigo dos edifícios, e assimila a fachada principal de pedras, cujas grandes janelas fornecem luz natural e vistas para as cidades de Porto e Gaia, e do Rio Douro. O projeto deste ambiente é bastante interativo e 'hands-on', não há balcões separando os clientes e as garrafas, como acontecia antigamente.

© Fernando Guerra | FG+SG

Ao sair da loja, o visitante é apresentado ao novo restaurante, cuja ambiência é dada pelo próprio Lodge: de um lado, são dispostas mesas, de onde é possível visualizar as intermináveis fileiras de 'pipes' (separadas do restaurante por uma discreta tela de metal e vidro).

© Fernando Guerra | FG+SG

Do lado oposto, a corpulência das paredes de granito do Lodge. Grandes colunas de aço originais suportam as vigas e a cobertura feita de madeira Riga. O restaurante ainda dispõe de uma área externa: o terraço da fachada principal do Lodge. Dali se pode ter uma das melhores vistas de Porto e Gaia, aproveitando-se da posição privilegiada de Graham's Lodge (diferente de outros Port Lodge, que são construídos ao longo de rios).

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Rei Ramiro 514, Vila Nova de Gaia, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reabilitação de Graham’s 1890 Lodge / Luis Loureiro + P-06 – Nuno Gusmão" [Graham’s 1890 Lodge Rehabilitation / Luis Loureiro + P-06 – Nuno Gusmão] 13 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-127477/reabilitacao-de-grahams-1890-lodge-slash-luis-loureiro-plus-p-06-nil-nuno-gusmao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.