O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Portugal
  5. NOARQ
  6. 2013
  7. Casa NP / NoArq

Casa NP / NoArq

  • 15:00 - 12 Julho, 2013
  • Traduzido por Isabela Costa
Casa NP / NoArq
© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira
  • Arquitetos

  • Localização

    Vila Nova de Famalicão, Portugal
  • Autor

    José Carlos Nunes de Oliveira
  • Área

    490.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Arménio Teixeira © Arménio Teixeira © Arménio Teixeira © Arménio Teixeira + 32

  • Colaboradores

    Rui Cardoso, Ana Coelho, Joana Pinto, Gonçalo Ferreira
  • Projeto Estrutural

    Francisco Bernardo
  • Projeto Hidráulico

    Francisco Bernardo
Corte
Corte

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto visa ajustar uma antiga casa com 262,09 m² para os padrões atuais de conforto para uma família de 4 pessoas e adequá-lo às normas de construção em vigor. A antiga casa surge em meio a uma grande massa de árvores, como um ponto de referência. A construção é dividida em dois andares. O piso térreo dedicado a funções de serviço e garagem, e no piso superior dedicado exclusivamente às funções sociais.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

O projeto começou sem questionar o valor arquitetônico da pré-existência - mantê-lo era uma exigência. A proposta mantém o volume atual, oferecendo os serviços e os espaços sociais para a família. A ampliação desenvolve-se no sentido do declive (oeste), onde abre-se um vão para um pátio central. Contido no topo oeste da casa - área dos quartos e seus corredores - e a sala de estar, o pátio costura ambas as áreas.

Casa NP / NoArq, © Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

Na parte de trás da casa, outro pátio resolve o difícil contato entre a construção e o solo. O pátio ilumina e ventila os espaços interiores. Ligado à casa no nível do piso térreo, assentados na parte de trás da colina, a garagem está escondida sob uma cobertura de teto-verde. O telhado vegetal tem área bruta total de 469,11 metros quadrados. A paisagem foi motivo de grande preocupação. O novo edifício emerge organicamente a partir do antigo. O edifício surge como uma raiz que cresce e rompe o solo, como uma âncora para a vida na Terra.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

A proposta do projeto é baseada no elemento mais importante do edifício pré-existente - o teto - O projeto usa a sua elevação bastante característica para reformular a própria casa e relacioná-la com a marcante topografia. A casa é construída através de um sistema estrutural de paredes, muros de arrimo e placas de concreto armado intercaladas com faces de alvenarias. A pavimentação interna é de madeira, excetuando-se nas áreas de serviço que levam pedras naturais. A garagem e os andares de armazenamento são pavimentados com epóxi e os ambientes externos com deck de madeira. Todo o edifício é coberto pelo sistema de isolamento ETCIS. O telhado é de zinco e as paredes internas e tetos são rebocados e pintados de gesso, dependendo do necessidade espacial e funcional do cômodo.

Planta 1° Pavimento
Planta 1° Pavimento

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
NOARQ
Escritório
Cita: "Casa NP / NoArq" [NP House / NoArq] 12 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/127425/casa-np-slash-noarq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.