Intervenção em Áreas Comuns de Edifícios de Interesse Social / Studio Af6

Intervenção em Áreas Comuns de Edifícios de Interesse Social / Studio Af6 - Mais Imagens+ 11

  • Colaboradores: Reyes López Martín, Angélica Cortés Sanguino
  • Promotor: Iniciativa Municipal Para la Vivienda S.A., Empresa Pública de Suelo de Andalucía S.A.
  • Construtora: Lesea Construcciones, S.L.L.
  • Arquitetos Responáveis: Miguel Hernández Valencia, Esther López Martín, Juliane Potter, Francico José Domínguez Saborido
  • Cidade: Sevilha
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Javier Orive

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto abordar o problema da acessibilidade em dois edifícios multi-familiares de três andares de altura, compostos por 100 apartamentos de promoção pública em regime de aluguel construídas nos anos 90. O acesso aos apartamentos estava resolvido exclusivamente com escadas. Os edifícios possuem aproximadamente 100 metros de largura, separados por uma rua interna que vence um forte desnível. A proposta inicial previa a instalação de 8 elevadores, um para cada portão de acesso.

A possibilidade de intervenção sobre a totalidade do conjunto fez os arquitetos reconsiderarem o planejamento inicial, propondo a instalação de três estruturas-ponte que contém um elevador em cada uma delas, e que resolvem os problemas de acessibilidade da totalidade dos apartamentos, através das galerias existentes que percorrem longitudinalmente os dois edifícios.

© Javier Orive

A proposta se organiza a partir de um critério de intervenção mínima, incorporando os recursos que a arquitetura existente oferece. Deste modo, são construídos novos espaços de relação entre os vizinhos, e por sua vez, são reduzidos os custos de instalação e manutenção posterior. 

Além disto, a intervenção resolve outros problemas na rede de esgoto e nos revestimentos do edifício.

© Javier Orive

CIRCULAÇÃO INTERNA. ITINERÁRIOS

Desta opção mediadora entre dois edifícios separados, construída a partir da simplicidade na escolha das soluções construtivas e dos materiais, a rua interna que separa os blocos foi reconfigurada, melhorando suas condições de acessibilidade e favorecendo o trânsito através dela como espaço público, antes contornado e agora frequentemente utilizado.

Os novos núcleos de comunicação vertical dão acesso às galerias longitudinais que comunicam os apartamentos, utilizando o menor número possível de elevadores. Cada núcleo se diferencia com uma cor diferente para uma melhor identificação por parte dos usuários, caracterizando o espaço público resultante.

© Javier Orive

ESTRUTURA

As três estruturas-ponte que contém os elevadores são feitas de pórticos de estruturas metálicas que vencem a distância entre os edifícios existentes. Os pisos são resolvidos com uma seção mista uma chapa de aço galvanizado e da laje de concreto armado. O processo construtivo permitiu que a totalidade dos apartamentos pudesse ser utilizada durante a obra.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sevilha, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Intervenção em Áreas Comuns de Edifícios de Interesse Social / Studio Af6" [Intervención en Espacios Comunes de Edificios Plurifamiliares de Promoción Pública / Studio Af6] 16 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-127228/intervencao-em-areas-comuns-de-edificios-multifamiliares-de-promocao-publica-slash-studio-af6> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.