O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Espanha
  5. Studio Af6
  6. 2010
  7. Intervenção em Áreas Comuns de Edifícios de Interesse Social / Studio Af6

Intervenção em Áreas Comuns de Edifícios de Interesse Social / Studio Af6

Intervenção em Áreas Comuns de Edifícios de Interesse Social / Studio Af6
Intervenção em Áreas Comuns de Edifícios de Interesse Social / Studio Af6, © Javier Orive
© Javier Orive

© Javier Orive © Javier Orive © Javier Orive © Javier Orive + 16

  • Arquitetos

  • Localização

    Barriada Antonio Machado, 41740 Lebrija, Sevilla, Espanha
  • Arquitetos Responáveis

    Miguel Hernández Valencia, Esther López Martín, Juliane Potter, Francico José Domínguez Saborido
  • Ano do Projeto

    2010
  • Fotografias

  • Colaboradores

    Reyes López Martín, Angélica Cortés Sanguino
  • Promotor

    Iniciativa Municipal Para la Vivienda S.A., Empresa Pública de Suelo de Andalucía S.A.
  • Construtora

    Lesea Construcciones, S.L.L.
  • Mais informações Menos informações
© Javier Orive
© Javier Orive

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto abordar o problema da acessibilidade em dois edifícios multi-familiares de três andares de altura, compostos por 100 apartamentos de promoção pública em regime de aluguel construídas nos anos 90. O acesso aos apartamentos estava resolvido exclusivamente com escadas. Os edifícios possuem aproximadamente 100 metros de largura, separados por uma rua interna que vence um forte desnível. A proposta inicial previa a instalação de 8 elevadores, um para cada portão de acesso.

A possibilidade de intervenção sobre a totalidade do conjunto fez os arquitetos reconsiderarem o planejamento inicial, propondo a instalação de três estruturas-ponte que contém um elevador em cada uma delas, e que resolvem os problemas de acessibilidade da totalidade dos apartamentos, através das galerias existentes que percorrem longitudinalmente os dois edifícios.

© Javier Orive
© Javier Orive

A proposta se organiza a partir de um critério de intervenção mínima, incorporando os recursos que a arquitetura existente oferece. Deste modo, são construídos novos espaços de relação entre os vizinhos, e por sua vez, são reduzidos os custos de instalação e manutenção posterior. 

Além disto, a intervenção resolve outros problemas na rede de esgoto e nos revestimentos do edifício.

© Javier Orive
© Javier Orive

CIRCULAÇÃO INTERNA. ITINERÁRIOS

Desta opção mediadora entre dois edifícios separados, construída a partir da simplicidade na escolha das soluções construtivas e dos materiais, a rua interna que separa os blocos foi reconfigurada, melhorando suas condições de acessibilidade e favorecendo o trânsito através dela como espaço público, antes contornado e agora frequentemente utilizado.

Os novos núcleos de comunicação vertical dão acesso às galerias longitudinais que comunicam os apartamentos, utilizando o menor número possível de elevadores. Cada núcleo se diferencia com uma cor diferente para uma melhor identificação por parte dos usuários, caracterizando o espaço público resultante.

© Javier Orive
© Javier Orive

ESTRUTURA

As três estruturas-ponte que contém os elevadores são feitas de pórticos de estruturas metálicas que vencem a distância entre os edifícios existentes. Os pisos são resolvidos com uma seção mista uma chapa de aço galvanizado e da laje de concreto armado. O processo construtivo permitiu que a totalidade dos apartamentos pudesse ser utilizada durante a obra.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Intervenção em Áreas Comuns de Edifícios de Interesse Social / Studio Af6" [Intervención en Espacios Comunes de Edificios Plurifamiliares de Promoción Pública / Studio Af6] 16 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/127228/intervencao-em-areas-comuns-de-edificios-multifamiliares-de-promocao-publica-slash-studio-af6> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.