O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Outras Estruturas
  4. Portugal
  5. João Quintela
  6. 2012
  7. KAIROS / João Quintela + Tim Simon

KAIROS / João Quintela + Tim Simon

KAIROS / João Quintela + Tim Simon
KAIROS / João Quintela + Tim Simon, © Diana Quintela
© Diana Quintela

© Diana Quintela © Diana Quintela © Diana Quintela © Diana Quintela + 15

  • Arquitetos

    João Quintela, Tim Simon
  • Localização

    Lisboa, Portugal
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

© Diana Quintela
© Diana Quintela

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para "CHRONOS", o tempo linear e cronológico opõe "KAIROS", um tempo indefinido e simbólico que não pode ser medido, exceto por sua qualidade. Este edifício coloca os dois, aparentemente irreconciliáveis, em diálogo. Desde os antigos períodos, edifícios aspiram a idéia do "eterno" através de uma espacialidade e materialidade capaz de resistir ao tempo. Os grandes templos e catedrais, completamente feitas de pedras naturais, continuam a coexistir com a contemporaneidade. Construções de concreto representam, sem dúvida, o legado da modernidade e recuperam bem esta idéia simbólica da eternidade. 

© Diana Quintela
© Diana Quintela

Este confronto entre o temporário e o eterno é algo que vale a pena pesquisar através de uma visão geral das possibilidades que nosso tempo pode nos oferecer. Esta solução pré-fabricada é capaz de lidar simultaneamente com estes dois aspectos, pois nos permite trabalhar com o diálogo entre o material durável e resistente, com o tempo contínuo, através de uma construção modular e de fácil montagem e desmontagem.

© Diana Quintela
© Diana Quintela

KAIROS, criado por João Quintela e Tim Simon, aparece como um resultado de uma pesquisa espacialmente referenciada na história através do uso da matéria, a luz e o tempo. A matéria do concreto, a luz do Sol e o tempo construído pelos dois juntos. É uma investigação sobre as proporções e as relações entre a pequena escala do módulo isolado e a grande escala de todo o edifício em si em relação ao contexto.

© Diana Quintela
© Diana Quintela

O espaço é construído por um sistema construtivo muito fácil e primitivo de sobreposição e junta de peças, aproveitando-se de seu próprio peso, sem uso de cola ou parafusos. É um edifício de planta quadrada com um pátio interno. Assim, existe todo um perímetro que consiste em um caminho desenvolvido, tanto para o nível inferior quanto para o superior, gerando dois espaços semelhantes com ambientes completamente antagônicos. Uma é coberta e preta, enquanto o outro é externa e brilhante.

© Diana Quintela
© Diana Quintela

O pátio interno é definido pelo espelho d´agua criado interior da casa, que reflete o céu e duplica o espaço. Este se torna o elemento central, inacessível e contemplativo, capaz de congelar o tempo e construir um momento íntimo, um diálogo com o passado. Torna-se o espaço mais significativo e adquire simbolismo devido à sua impossível conquista.

Planta do Térreo
Planta do Térreo

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
João Quintela
Escritório
Tim Simon
Escritório
Cita: "KAIROS / João Quintela + Tim Simon" [KAIROS / João Quintela + Tim Simon] 15 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Vada, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/127074/kairos-slash-joao-quintela-plus-tim-simon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.