Casa Revillagigedo / Sobrado + Ugalde

Casa Revillagigedo / Sobrado + Ugalde
  • Arquitetos: Sobrado + Ugalde Arquitectos
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo Fotógrafo:  Marco Ramirez Castro

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Revillagigedo foi projetada com um estilo clássico dos anos 50 inspirada pela obra de Mies van der Rohe frente a um contexto atual e moderno.

© Marco Ramirez Castro
© Marco Ramirez Castro

A arquitetura se baseia na simplicidade dos elementos estruturais, na composição geométrica e na ausência total de elementos ornamentais, baseando-se nas proporções e ressaltando a leveza da casa, assim como sua transparência e sua estrutura elevada criadora do espaço habitável com dormitórios, salão de jogos, estúdio e espaço aberto com vista para o jardim interior.

© Marco Ramirez Castro
© Marco Ramirez Castro

Conseguir uma estrutura que possibilitasse diferentes jogos de luz foi um dos desafios ao desenhar a casa, sendo muito importante que os elementos não apenas funcionassem como também agregassem ao projeto.

© Marco Ramirez Castro
© Marco Ramirez Castro

Composta por dois grandes blocos, o frontal distinguindo-se pelos espaços abertos e grandes aberturas, como uma grande vitrine.

Corte BB
Corte BB

O segundo bloco contém as áreas privadas que se voltam ao bosque presente no fundo do lote, criando um ambiente de privacidade garantida pelas árvores ao redor. O dormitório principal possui duas faces abertas, sendo uma vitrine suspensa entre as árvores.

Planta Baixa
Planta Baixa

Um dos aspectos importantes é a perda de referencial da proporção da casa desde o vestíbulo pela vedação com lambris de madeira que esconde armários e constituem um cubo de madeira dentro de um cubo de vidro. Somente a partir do primeiro lance de degraus surgem as aberturas envidraçadas e o espaço se abre completamente, contrastando com a chaminé de mármore.

Para atribuir um toque moderno aos interiores, estes foram revestidos com distintos tipos de pedra, granitos e mármores, na maioria em tons neutros.

Pedras, aço e vidro são empregados em sua mais absoluta pureza e o concreto trabalho em todas suas possibilidades, como elemento estrutural e como acabamento exterior. A casa se caracteriza pela simplicidade, abstração de elementos e busca de espaços racionais que formem um todo contínuo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Revillagigedo / Sobrado + Ugalde" [Revillagigedo / Sobrado + Ugalde] 13 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-126594/casa-revillagigedo-slash-sobrado-plus-ugalde> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.