O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Holanda
  5. Casanova & Hernández Architecten
  6. 2012
  7. 29 apartamentos em Blaricum / Casanova & Hernández Architecten

29 apartamentos em Blaricum / Casanova & Hernández Architecten

29 apartamentos em Blaricum / Casanova & Hernández Architecten
29 apartamentos em Blaricum / Casanova & Hernández Architecten

29 apartamentos em Blaricum / Casanova & Hernández Architecten 29 apartamentos em Blaricum / Casanova & Hernández Architecten 29 apartamentos em Blaricum / Casanova & Hernández Architecten 29 apartamentos em Blaricum / Casanova & Hernández Architecten + 15

  • Arquitectos

  • Localização

    1261 Blaricum, Holanda
  • Equipe de Projeto

    Helena Casanova, Jesús Hernández
  • Desenvolvimento

    Thomas Been
  • Colaboradores

    Robert Taapken, Rutger Huiberts
  • Superficie Total

    3440 m2
  • Orçamento

    € 290,- /cbm
  • Año Proyecto

    2012

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto “Black & white Twins” experimenta com a integração espacial e visual das compactas soluções de habitação coletiva na nova área urbana de Blaricummermeent, formada principalmente por habitações unifamiliares. Os edifícios geminados oferecem apartamentos acessíveis dentro de pequenos blocos de quatro níveis de altura, minimizando o impacto da intervenção dentro de uma zona residencial. Os dois blocos dividem-se conceitualmente em duas partes: uma camada externa preta, perfurada com janelas e espaços ao ar livre de cor branca.

O contraste cromático entre as duas partes enfatiza a autonomia conceitual da camada externa do edifício, como o dispositivo de arquitetura responsável por integrar visualmente o edifício na escala de seu contexto urbano; o interior, ao contrário, funciona como uma interface que enquadra de diferentes formas as vistas para o exterior, variando em cada apartamento.

A variedade de dimensões das perfurações das fachadas conseguem minimizar o impacto visual dos edifícios e os integram a escala doméstica de seu entorno. Janelas maiores geradas pela soma de quatro janelas diferentes em um mesmo quadro combinam-se com janelas pequenas e médias. As perfurações das esquinas dos edifícios combinam duas sacadas ou geram vazios de altura dupla, permitindo perceber o edifício com um objeto menor, comparável aos edifícios de baixa altura do contexto.

O jogo de posicionamento – aparentemente ao acaso – das perfurações na fachada foi criado pela alternância e variação das diferentes plantas. Cada planta é única e apesar dos apartamentos dividirem princípios comuns, apresentam diferenças em relação a tamanho e organização dos espaços para promover a diversidade tipológica.

Os tamanhos das janelas e a variedade de posições produzem uma grande variedade de espaços internos, o torno impossível encontrar dois apartamentos idênticos dentro do edifício. Cada unidade tem uma sacada que finciona como uma extensão da sala de estar. As sacadas se encontram entre a camada externa do edifício e o espaço interno.

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "29 apartamentos em Blaricum / Casanova & Hernández Architecten" [29 Departamentos en Blaricum / Casanova & Hernández Architecten] 04 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/126317/29-apartamentos-em-blaricum-slash-casanova-and-hernandez-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.