Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Escola e Jardim de Infância DPS / Khosla Associates

Escola e Jardim de Infância DPS / Khosla Associates

© Shamanth Patil © Shamanth Patil © Shamanth Patil © Shamanth Patil + 21

Bangalore, Índia
  • Arquitetos: Khosla Associates
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 3250.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2013
  • Engenharia Estrutural: S&S Associates
  • Empreiteira: Gomini Constructions Pvt. Ltd.
  • Gerência De Projeto: Kris Cooper Pvt. Ltd.
  • Paisagismo: Garden World Pvt. Ltd.
Mais informações Menos informações
© Shamanth Patil
© Shamanth Patil

Descrição enviada pela equipe de projeto. O trabalho era o de projetar uma franquia de uma tradicional rede de escolas do norte da índia, chamada Delhi Public School. Como o modelo era para ser potencialmente replicado em várias escolas do sul da Índia, tivemos que criar uma linguagem simples e financeiramente acessível, que pudesse ser adaptada facilmente a diferentes condições dos locais e ligeiras variações programáticas.

© Shamanth Patil
© Shamanth Patil

O plano geral de construção compreendia um jardim de infância, escola júnior, escola média e um bloco de escola secundária que, eventualmente, atende a 4.000 crianças. O jardim de infância atual possui 25 salas de aula, com 40 crianças em cada turma, num total de 1000.

© Shamanth Patil
© Shamanth Patil

O principal desafio foi projetar e concluir a construção dos primeiros 3.250 m². Conseguiu-se construir o bloco do jardim de infância em um intervalo de  6 meses a um custo de Rs.1200/m² (USD $ 200/m²). A eficiência do projeto e construção de um edifício tão rápido precisava ser equilibrado com o que acreditávamos, que era criar um ambiente confortável, lúdico e acolhedor para essas crianças, preenchido com luz e ventilação natural.

© Shamanth Patil
© Shamanth Patil

Propusemo-nos a atingir o objetivo de criar um sistema modular eficiente que pudessem ser usados como blocos de construção. Olhamos para o módulo básico de uma sala de aula 65 m² (10,6 metros x 6 metros), que poderia ser repetido na horizontal, ou empilhados uns sobre os outros. As salas de aula em ambos lados ladeiam um amplo corredor, de 2,5 metros, que abre-se a um pátio central descoberto. 

© Shamanth Patil
© Shamanth Patil

A simplicidade da estrutura repetitiva de concreto aparente é o que acabou por ditar a aparência do projeto, já que adicionamos camadas flexíveis no mesmo. Em todos os corredores, adicionaram-se paredes de metal corrugado, que servem a dois propósitos; facilitar a velocidade de construção e ser durável para o desgaste que corredores de escolas normalmente sofrem. As chapas corrugadas também nos deram a oportunidade de jogar com um padrão e utilizar cores tropicais típicas da arquitetura vernacular da região.

Implantação
Implantação
© Shamanth Patil
© Shamanth Patil

Outra referência contextual está no jaali (elemento vernacular de terracota usado tradicionalmente na Índia, que compõe-se de telas que fornecem ventilação e sobreamento) que envolvem partes do edifício e estão incluídos em ambos os lados de cada sala de aula para facilitar a ventilação cruzada adequada, de nordeste para sudoeste. Os jaalis diminuem a incidência solar, especialmente na face leste, onde temos efetivamente utilizá-los em áreas de fuga. Julgando a trajetória solar, brincamos com uma série de dispositivos: pérgulas horizontais e verticais e uma combinação de dois padrões diferentes de Jaali no exterior que criam texturas interessantes sobre o edifício em diferentes momentos do dia.

© Shamanth Patil
© Shamanth Patil

O pátio linear central a céu aberto que percorre toda a extensão do prédio é a alma da escola e facilita a aprendizagem fora da sala de aula. O clima temperado de Bangalore permite que algumas discussões sejam feitas a céu aberto, em bancos ao redor das árvores do pátio ou nos degraus dos corredores.

© Shamanth Patil
© Shamanth Patil

Em uma época que as escolas com ar condicionado tornam-se cada vez mais populares, tentamos uma abordagem econômica que utiliza carga elétrica mínima durante o dia, através do aproveitamento eficaz das brisas e da luz natural adequada durante o dia. É nossa esperança, como arquitetos, que sejamos capazes de aproveitar esta tipologia simples, mas eficaz, para outras franquias da região.

© Shamanth Patil
© Shamanth Patil

Originalmente publicado em 9 Julho, 2013. 

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Bangalore, Índia

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola e Jardim de Infância DPS / Khosla Associates" [DPS Kindergarten School / Khosla Associates] 28 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/125821/escola-e-jardim-de-infancia-dps-slash-khosla-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.