Pasarón Stadium / ACXT Arquitectos

Pasarón Stadium / ACXT Arquitectos
© Héctor Santos-Díez
© Héctor Santos-Díez
  • Arquitetos: IDOM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  19975
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo Fotografias:  Héctor Santos-Díez

© Héctor Santos-Díez© Héctor Santos-Díez© Héctor Santos-Díez© Héctor Santos-Díez+ 33

© Héctor Santos-Díez
© Héctor Santos-Díez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Diante de Pontevedra, do outro lado do rio Lerez, foi produzido um cenário urbano desordenado com uso misto de habitações e serviços. É um ambiente que exige ações firmes para regenerar o entorno urbano. A renovação do antigo estádio Pasaron tenta liberar espaço no seu perímetro para criar um novas praças urbanas e áreas verdes para a fruição da vizinhança e para permitir acesso mais fácil ao estádio.

© Héctor Santos-Díez
© Héctor Santos-Díez

A arquibancada é o cerne da proposta. Sua geometria define que todo o conjunto possa abrigar os cerca de 11.000 espectadores. A impossibilidade de promover partidas em qualquer outro local da cidade significava que o trabalho de renovação tinha que coincidir com a utilização habitual do estádio. A intervenção foi realizada em fases, sucessivamente demolindo e reconstruindo as arquibancadas, as coberturas e os serviços existentes de cada um dos lados. O novo recinto tem duas arquibancadas perimetrais sobrepostas, concentrando todos os serviços em um corredor perimetral que pode ser acessado a partir do interior e do exterior do estádio.

© Héctor Santos-Díez
© Héctor Santos-Díez

A primeira arquibancada voltada para fora é transformada em uma espécie de base, de pedestal, que se abre para a cidade e configura um anel perimetral fornecendo uma clara rota de acesso a todas as outras arquibancadas. Uma segunda arquibancada parece flutuar acima da anterior. O espaço externo continua para dentro formando uma via com dois níveis. Os serviços planejados estão localizados no perímetro, abertos em direção ao exterior e a arquibancada. Sua existência permite o uso ininterrupto do edifício e do entorno urbano imediato. Eles formam um anel vítreo que adapta a escala do edificio aos seus arredores.

© Héctor Santos-Díez
© Héctor Santos-Díez

Depois de uma economia de meios, a estrutura do estádio é formada por frames de concreto que repousam sobre uma grande viga-vagão que define o revestimento do edifício e configura uma imagem enfática, com perfurações aleatórias e grandes projeções que cobrem as áreas externas e abrigam as entradas do estádio. A cobertura translucida permite iluminação interna uniforme e desvanecida.

Planta Pavimento Térreo
Planta Pavimento Térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pontevedra

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Pasarón Stadium / ACXT Arquitectos" [Pasarón Stadium / ACXT] 05 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-125334/pasaron-stadium-slash-acxt-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.